De 15 a 21 de julho, Viana do Castelo vai ser palco do XXVI Festival de Folclore Internacional Alto Minho. Este ano, a iniciativa vai decorrer no Centro Cultural.
Para a edição deste ano os grupos que visitam Viana do Castelo, são oriundos da Albania -Folklore Over Generations – Folklori ndër breza, de Belshi, Espanha – Associação Etnográfica Don Sancho, de Zamora, França – Ensemble Arcadanse – Groupe d’Arts et Traditions Populaires, de Saint Marcel, Hungria – Kéve Néptáncegyüttes, de Ráckeve, Paraguai – Elenco Folklórico de San Lorenzo, de San Lorenzo e Quénia – Tarumbeta Africa Cultural Group, de Nairobi.
Em 2024, o cartaz do XXVI Festival de Folclore Internacional – Alto Minho Festival de Folclore Internacional Alto Minho volta a surgir com simbolismo. Com referência ao troféu comemorativo dos 20 anos, há ainda, a imagem de uma das noites mais memoráveis do festival em 2023.
Recorde-se que Viana do Castelo teve o privilégio de assistir a uma dança boliviana representativa da luta entre o bem e o mal, considerada Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
“Estando tantos países do mundo a passar tempos tão conturbados, pareceu-nos de uma enorme expressividade recordar esta dança em que o bem (também representado por personagens míticos) vence o mal, acabando este por retirar a máscara em sinal de conversão. Ainda em tempo de muitas máscaras, desejamos que estas caiam muito brevemente e volte paz, a dança, a música e a possibilidade de promover a harmonia entre os povos através da cultura, é a grande mensagem deste cartaz e deste Festival” afirma a organização.
Os 9 grupos vianenses que coorganizam o Festival são: Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães; Grupo Etnográfico de Areosa; Grupo Folclórico São Paulo, Barroselas; Grupo das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos; Grupo Folclórico Cultural Danças e Cantares de Carreço; Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva; Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima; Grupo Folclórico de Viana do Castelo e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca.
Sérgio Moreira é o fotógrafo e Diana Sofia Leipold é a designer do cartaz, que acompanham o Festival há cerca de 20 anos.
Programa: XXVI Festival de Folclore Internacional Alto Minho
Segunda-feira | 15 de julho
Acolhimento dos 6 grupos visitantes
Terça-feira | 16 de julho
Manhã | Desfile nas ruas da cidade e receção oficial na Porta Mexia Galvão
21h30 | GALA DE BOAS-VINDAS – Centro Cultural de Viana do Castelo
Quarta-feira | 17 de julho
14h30 | GALA FESTA DA VIDA – Escola Frei Bartolomeu dos Mártires
21h30 | GALA GERAZ CANTA E DANÇA COM O MUNDO – Largo da Feira, Santa Maria de Geraz do Lima
Quinta-feira | 18 de julho
Manhã | Atuações em instituições de solidariedade social e empresas
Tarde Cultural | Visitas a locais de interesse histórico, natural e cultural
Sexta-feira | 19 de julho
Manhã | Atuações em instituições de solidariedade social e empresas
Tarde Cultural | Visitas a locais de interesse histórico, natural e cultural
21h30 | GALA ABRAÇO DE CULTURAS – Centro Cultural de Viana do Castelo
Sábado | 20 de julho
11h00 | CONCERTO PELA PAZ – Igreja da Sagrada Família
21h30 | GALA DA DESPEDIDA – Centro Cultural de Viana do Castelo
Domingo | 21 de julho
18h30 | Abertura das TASQUINHAS DA DIVERSIDADE: participação das comunidades migrantes residentes em Viana do Castelo – Centro Cultural de Viana do Castelo.
20h00 | ABRAÇO DA MÚSICA E DA DANÇA – Confraternização e aprendizagem de danças e cantigas tradicionais – Centro Cultural de Viana do Castelo.
Vila Nova de Cerveira é um dos poucos municípios portugueses com crescimento demográfico sustentado e projeções otimistas para as próximas três décadas. Em apenas três anos, a população aumentou cerca de 500 habitantes, além de se assistir a um rejuvenescimento da população em idade ativa e de uma significativa recuperação do índice de potencialidade.
No mês passado, o sol foi muito benéfico para o Navio Gil Eannes. O Museu bateu um novo recorde. Este foi de facto o melhor mês de junho de sempre em termos de visitas e receitas, tendo resultado num excelente contributo para as obras de manutenção que têm decorrido a bordo.
O Pavilhão Municipal de Valença acolheu o futuro do basquetebol português, ao receber os estágios das Selecções Nacionais Sub-15 Feminina e Masculina.
O Município de Ponte da Barca apresentou publicamente o Barca Jovem 2025, numa cerimónia que decorreu na belíssima Praia Fluvial do rio Lima. A iniciativa, que se realiza entre os dias 12 e 16 de agosto, além de um evento de verão é um compromisso do município com uma juventude ativa, criativa e ligada ao território.
Promovido pelo Município de Monção, no âmbito do Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), o projeto “Guardiões da Ecovia do Rio Minho” já está no terreno e prolonga-se, até início de setembro, com a participação de vários jovens do concelho raiano.
As hepatites virais são doenças do fígado causadas por diferentes vírus, sendo as principais designadas pelas letras A, B, C, D e E. Cada uma apresenta modos de transmissão, sintomas, tratamentos e medidas preventivas específicos.
O festival de jazz de Viana do Castelo passa a chamar-se Viana Jazz e a 34.ª edição realiza-se entre 23 e 27 de julho com concertos de Jéssica Pina Trio e Viktor Lazlo.