O XXV Festival de Folclore Internacional - Alto Minho está de regresso de 17 a 23 de julho a Viana do Castelo, contando com a participação de grupos da Bolívia, Bulgária, Índia, Quénia, Polónia, Sérvia e Portugal.
Na comemoração dos seus 25 anos, em 2023, ascende a 64 o número de nações que já participaram neste festival de folclore internacional.
O programa inclui um evento que junta vianenses e grupos visitantes, mas também migrantes residentes em Viana do Castelo que nos darão a provar comida do seu país de origem (Brasil, Síria, Arménia, Ucrânia, Venezuela e Afeganistão).
Na festa “Abraço de Música e Dança”, todos se juntarão e o público passará a ser também protagonista, aprendendo as danças e as músicas dos países que nos visitam, podendo dançar com eles, já sem trajes, fazendo da Praça da República um gigante terreiro.
Este festival proporcionará aos elementos dos grupos estrangeiros uma tarde cultural, onde será possível visitar locais de interesse histórico e cultural de Viana do Castelo, como o Navio-hospital Gil Eannes, o Museu do Traje, e/ou subir o monte de Santa Luzia no centenário funicular.
Para além das galas em que se podem apreciar os seis grupos visitantes, tanto no centro da cidade como em Barroselas, duas galas terão o propósito de permitir que o público conheça mais aprofundadamente a cultura dos seus países (quinta e sexta- feira).
Recorde-se que o festival existe desde 1997 e comemora, na presente edição, 25 anos, tendo apenas sido interrompido durante os dois anos de restrições devido à COVID-19. Na sua comissão organizadora, este festival incluiu nove grupos de folclore associados da AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, o que aumenta o número de pessoas/comunidades envolvidas, ou seja, cerca de 200 viverão o Festival em pleno e mais de 300 darão o seu contributo, seja ajudando na sua organização, seja sendo protagonista em algum evento.
Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães, Grupo Danças e Cantares de Vila Nova de Anha, Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico São Paulo de Barroselas, Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca são os grupos envolvidos.
Contribuem ainda para o sucesso deste Festival um grupo de voluntários que integram a comissão organizadora que inclui elementos fundadores do festival há 25 anos, músicos e bailarinos profissionais, representantes da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da AGFAM, da VianaFestas, da Associação Empresarial de Viana do Castelo e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
A todos os grupos visitantes será ofertado o troféu "Vira", uma obra criada pelo Arquiteto Ermanno Aparo, que a presenteou ao Festival de Folclore Internacional Alto Minho em 2004.

O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.