O XXV Festival de Folclore Internacional - Alto Minho está de regresso de 17 a 23 de julho a Viana do Castelo, contando com a participação de grupos da Bolívia, Bulgária, Índia, Quénia, Polónia, Sérvia e Portugal.
Na comemoração dos seus 25 anos, em 2023, ascende a 64 o número de nações que já participaram neste festival de folclore internacional.
O programa inclui um evento que junta vianenses e grupos visitantes, mas também migrantes residentes em Viana do Castelo que nos darão a provar comida do seu país de origem (Brasil, Síria, Arménia, Ucrânia, Venezuela e Afeganistão).
Na festa “Abraço de Música e Dança”, todos se juntarão e o público passará a ser também protagonista, aprendendo as danças e as músicas dos países que nos visitam, podendo dançar com eles, já sem trajes, fazendo da Praça da República um gigante terreiro.
Este festival proporcionará aos elementos dos grupos estrangeiros uma tarde cultural, onde será possível visitar locais de interesse histórico e cultural de Viana do Castelo, como o Navio-hospital Gil Eannes, o Museu do Traje, e/ou subir o monte de Santa Luzia no centenário funicular.
Para além das galas em que se podem apreciar os seis grupos visitantes, tanto no centro da cidade como em Barroselas, duas galas terão o propósito de permitir que o público conheça mais aprofundadamente a cultura dos seus países (quinta e sexta- feira).
Recorde-se que o festival existe desde 1997 e comemora, na presente edição, 25 anos, tendo apenas sido interrompido durante os dois anos de restrições devido à COVID-19. Na sua comissão organizadora, este festival incluiu nove grupos de folclore associados da AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, o que aumenta o número de pessoas/comunidades envolvidas, ou seja, cerca de 200 viverão o Festival em pleno e mais de 300 darão o seu contributo, seja ajudando na sua organização, seja sendo protagonista em algum evento.
Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães, Grupo Danças e Cantares de Vila Nova de Anha, Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico São Paulo de Barroselas, Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca são os grupos envolvidos.
Contribuem ainda para o sucesso deste Festival um grupo de voluntários que integram a comissão organizadora que inclui elementos fundadores do festival há 25 anos, músicos e bailarinos profissionais, representantes da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da AGFAM, da VianaFestas, da Associação Empresarial de Viana do Castelo e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
A todos os grupos visitantes será ofertado o troféu "Vira", uma obra criada pelo Arquiteto Ermanno Aparo, que a presenteou ao Festival de Folclore Internacional Alto Minho em 2004.

Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).