O XXV Festival de Folclore Internacional - Alto Minho está de regresso de 17 a 23 de julho a Viana do Castelo, contando com a participação de grupos da Bolívia, Bulgária, Índia, Quénia, Polónia, Sérvia e Portugal.
Na comemoração dos seus 25 anos, em 2023, ascende a 64 o número de nações que já participaram neste festival de folclore internacional.
O programa inclui um evento que junta vianenses e grupos visitantes, mas também migrantes residentes em Viana do Castelo que nos darão a provar comida do seu país de origem (Brasil, Síria, Arménia, Ucrânia, Venezuela e Afeganistão).
Na festa “Abraço de Música e Dança”, todos se juntarão e o público passará a ser também protagonista, aprendendo as danças e as músicas dos países que nos visitam, podendo dançar com eles, já sem trajes, fazendo da Praça da República um gigante terreiro.
Este festival proporcionará aos elementos dos grupos estrangeiros uma tarde cultural, onde será possível visitar locais de interesse histórico e cultural de Viana do Castelo, como o Navio-hospital Gil Eannes, o Museu do Traje, e/ou subir o monte de Santa Luzia no centenário funicular.
Para além das galas em que se podem apreciar os seis grupos visitantes, tanto no centro da cidade como em Barroselas, duas galas terão o propósito de permitir que o público conheça mais aprofundadamente a cultura dos seus países (quinta e sexta- feira).
Recorde-se que o festival existe desde 1997 e comemora, na presente edição, 25 anos, tendo apenas sido interrompido durante os dois anos de restrições devido à COVID-19. Na sua comissão organizadora, este festival incluiu nove grupos de folclore associados da AGFAM – Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho, o que aumenta o número de pessoas/comunidades envolvidas, ou seja, cerca de 200 viverão o Festival em pleno e mais de 300 darão o seu contributo, seja ajudando na sua organização, seja sendo protagonista em algum evento.
Grupo Folclórico Danças e Cantares de Alvarães, Grupo Danças e Cantares de Vila Nova de Anha, Grupo Etnográfico de Areosa, Grupo Folclórico São Paulo de Barroselas, Grupo Folclórico das Bordadeiras da Casa do Povo de Cardielos, Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço, Grupo Etnográfico de Castelo do Neiva, Rancho Folclórico das Terras de Geraz do Lima e Rancho Folclórico das Lavradeiras de Vila Franca são os grupos envolvidos.
Contribuem ainda para o sucesso deste Festival um grupo de voluntários que integram a comissão organizadora que inclui elementos fundadores do festival há 25 anos, músicos e bailarinos profissionais, representantes da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da AGFAM, da VianaFestas, da Associação Empresarial de Viana do Castelo e do Turismo do Porto e Norte de Portugal.
A todos os grupos visitantes será ofertado o troféu "Vira", uma obra criada pelo Arquiteto Ermanno Aparo, que a presenteou ao Festival de Folclore Internacional Alto Minho em 2004.

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.