De 15 de fevereiro a 15 de abril, quase uma centena de restaurantes de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira voltam a disponibilizar nos seus cardápios a ‘rainha’ [lampreia] do rio Minho.
Na apresentação da XV ‘Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência’, que decorreu esta quinta-feira, em Vila Nova de Cerveira, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, defendeu uma “persistente e consolidada promoção da lampreia do rio Minho como uma mais-valia para a estratégia turística dos seis municípios do Vale do Minho, mas também para a dinâmica da atividade piscatória”.

Tendo 1914 como o ano de referência para o início dos registos da pesca, a lampreia do rio Minho foi, durante décadas, a única espécie migradora com tendência crescente. No entanto, e após a captura de 56.000 em 2009, assiste-se a uma diminuição contínua e acentuada desde 2018, contabilizando-se, em 2023, a safra de 5.000 lampreias, “provavelmente, o valor mais baixo dos últimos 80 anos”.
Os dados foram lançados pelo diretor do Aquamuseu do Rio Minho, Carlos Antunes que explicou ainda que, apesar da lampreia ter uma história evolutiva de 300 milhões de anos, “nos últimos 100 anos sofreu com a transformação provocada pelo Homem”. “Enfrentamos uma nova ameaça de uma espécie introduzida para a atividade da pesca recreativa: o peixe-gato europeu – que pode atingir os 100 quilos e os dois metros – está a afetar a safra da lampreia em França, e já se encontra no Tejo e no Douro. De 100 lampreias marcadas e libertadas em França, num período de um mês, os trabalhos científicos revelaram que 80% dessas lampreias foram consumidas pelo peixe-gato europeu”, disse o biólogo. No caso concreto do rio Minho, Carlos Antunes alertou para este problema, mas ressalvou que “um dos fatores de pressão são as espécies exóticas como a carpa, o achigã e a perca-sol”.
Dinamizado pela ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho desde 2010, em parceria com a Confraria da Lampreia do Rio Minho e com os seis municípios do Vale do Minho, o evento gastronómico “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” tem como principal objetivo a promoção de um produto/prato, portador de uma forte componente turística para este território.

A Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo vai receber, entre 5 de janeiro e 29 de junho de 2026, um novo Curso de Bartender, destinado a todos os interessados em aprofundar conhecimentos na arte da mixologia e na prestação de serviço em bar.
O Politécnico de Viana do Castelo abriu as candidaturas para a 2.ª edição da pós-graduação em Liderança em Economia Azul Sustentável, com inscrições até 14 de dezembro. O curso, totalmente online, destina-se a profissionais e estudantes que querem conciliar liderança e sustentabilidade.
Viana do Castelo está a acelerar a sua aposta na economia azul e nas energias limpas, com o objetivo de transformar o Porto de Viana num polo de competitividade capaz de atrair empresas, investimento e talento.
O presépio da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo, uma tradição que remonta à década de 1950, já está aberto a visitas na sede do Comando Distrital, na Rua de Aveiro.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.
Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.