Logo
Regional

XV edição da “Lampreia do Rio Minho- Um Prato de Excelência” invade os seis municípios do Vale do Minho

16 Fevereiro, 2024 | 16:26
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

De 15 de fevereiro a 15 de abril, quase uma centena de restaurantes de Caminha, Melgaço, Monção, Paredes de Coura, Valença e Vila Nova de Cerveira voltam a disponibilizar nos seus cardápios a ‘rainha’ [lampreia] do rio Minho.

Na apresentação da XV ‘Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência’, que decorreu esta quinta-feira, em Vila Nova de Cerveira, o presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, defendeu uma “persistente e consolidada promoção da lampreia do rio Minho como uma mais-valia para a estratégia turística dos seis municípios do Vale do Minho, mas também para a dinâmica da atividade piscatória”.

Pode ser uma imagem de 9 pessoas, trompete, saxofone, violino, oboé, clarinete e acordeão

Tendo 1914 como o ano de referência para o início dos registos da pesca, a lampreia do rio Minho foi, durante décadas, a única espécie migradora com tendência crescente. No entanto, e após a captura de 56.000 em 2009, assiste-se a uma diminuição contínua e acentuada desde 2018, contabilizando-se, em 2023, a safra de 5.000 lampreias, “provavelmente, o valor mais baixo dos últimos 80 anos”.

Os dados foram lançados pelo diretor do Aquamuseu do Rio Minho, Carlos Antunes que explicou ainda que, apesar da lampreia ter uma história evolutiva de 300 milhões de anos, “nos últimos 100 anos sofreu com a transformação provocada pelo Homem”. “Enfrentamos uma nova ameaça de uma espécie introduzida para a atividade da pesca recreativa: o peixe-gato europeu – que pode atingir os 100 quilos e os dois metros – está a afetar a safra da lampreia em França, e já se encontra no Tejo e no Douro. De 100 lampreias marcadas e libertadas em França, num período de um mês, os trabalhos científicos revelaram que 80% dessas lampreias foram consumidas pelo peixe-gato europeu”, disse o biólogo. No caso concreto do rio Minho, Carlos Antunes alertou para este problema, mas ressalvou que “um dos fatores de pressão são as espécies exóticas como a carpa, o achigã e a perca-sol”.

Dinamizado pela ADRIMINHO – Associação de Desenvolvimento Rural Integrado do Vale do Minho desde 2010, em parceria com a Confraria da Lampreia do Rio Minho e com os seis municípios do Vale do Minho, o evento gastronómico “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” tem como principal objetivo a promoção de um produto/prato, portador de uma forte componente turística para este território.

Pode ser uma imagem de 9 pessoas e casamento

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.