O executivo municipal aprovou hoje, por unanimidade, em reunião ordinária, um voto de louvor “a todos quantos contribuíram para o êxito da Romaria d’Agonia e para esta grande manifestação de amor a Viana do Castelo”. A proposta de voto, apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, destaca o esforço conjunto que permitiu o sucesso da festividade que aconteceu de 17 a 21 de agosto.
No voto de louvor pode ler-se que “dois anos depois da interrupção devido às restrições da Pandemia de Covid-19, a Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou a animar Viana do Castelo, as suas gentes e a sua economia e turismo”. “Os vianenses e os forasteiros aderiram em massa ao programa e sentiram e viveram as festas em todo o seu esplendor. Ao longo dos cinco dias de festa, cerca de 1 milhão e 250 mil pessoas passaram pela cidade”, declarou o autarca no documento.
O voto indica que “considerada a Rainha das Romarias, a Festa assumiu, este ano, uma dimensão ainda maior a vários níveis” já que juntou “visitantes de todo o mundo”, contou com figuras como o Presidente da República e reuniu milhares a assistir aos principais quadros do programa de cinco dias.
“Mas todo este sucesso retumbante, que fica marcado pelo número de pessoas presentes, pelo impacto económico direto e indireto nas festas, fica a dever-se ao esforço, trabalho e dedicação de muitos, que importa realçar sobretudo nesta altura de balanço que é o mais positivo possível: Ao Presidente da Comissão de Honra, Dr. Tiago Brandão Rodrigues e toda a Comissão de Honra, ao Presidente da Comissão Executiva das Festas, Eng. Parente da Cruz e a toda a Comissão de Festas, a todo o Executivo da Viana Festas e colaboradores, à Real Irmandade de Nossa Senhora d´Agonia, à Confraria da Sra d´Agonia, à população da Ribeira, às Juntas e Uniões de Freguesia, aos Grupos Folclóricos, às Escolas de Música, às Bandas, e às Associações do concelho e aos muitos voluntários que sentiram e colaboraram na organização deste evento e que garantiram o seu enorme sucesso”, lê-se no voto.
“E, numa edição marcada pelo recorde de presenças que obrigou a medidas excecionais em áreas como a limpeza e a segurança, o voto estende-se também aos funcionários municipais e dos serviços municipalizados envolvidos e às forças de segurança e de proteção civil que, para dar resposta ao significativo aumento de pessoas a Viana do Castelo, criou um Dispositivo de Prevenção Proteção e Socorro e instalou um Posto de Coordenação Conjunto, a ser guarnecido pelos oficiais de ligação dos Agentes de Proteção Civil, e por operadores de Telecomunicações da Companhia de Bombeiros Sapadores e que integrou a Companhia de Bombeiros Sapadores, Bombeiros Voluntários, PSP, INEM, Autoridade Marítima, ULSAM e Cruz Vermelha Portuguesa”, é ainda destacado.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.