Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
Dos inscritos, 300.839 são do continente, 3.951 da Região Autónoma da Madeira e 3.711 dos Açores. Lisboa (89.689), Porto (50.518) e Setúbal (26.580) lideram o número de inscrições nos distritos.
Devido à depressão Kristin, seis municípios tiveram alteração dos locais de votação: Vieira do Minho, Alvaiázere, Leiria, Torres Vedras, Alcácer do Sal e Silves. Os eleitores devem dirigir-se hoje às mesas de voto indicadas, apresentando documento de identificação civil e indicando a freguesia onde estão recenseados.
Vieira do Minho (Braga): sede da Junta de Freguesia (antiga Casa do Povo)
Alvaiázere (Leiria): quartel dos bombeiros voluntários
Leiria: Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo
Torres Vedras (Lisboa): Edifício da Câmara Municipal
Alcácer do Sal (Setúbal): sede da junta de freguesia (Santiago)
Silves (Faro): edifício das piscinas municipais
Além dos eleitores regulares, 1.118 doentes internados e 3.777 presos também votarão antecipadamente entre 2 e 3 de fevereiro, com supervisão de representantes das câmaras municipais.
Quem não conseguir votar hoje pode exercer o seu direito no dia 8 de fevereiro, na assembleia ou secção de voto correspondente.
A disputa nesta segunda volta será entre António José Seguro e André Ventura, os dois candidatos mais votados na primeira volta.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.
As baixas temperaturas e a elevada humidade características do inverno podem comprometer o bem-estar de cães e gatos, sobretudo dos animais de pequeno porte, de pelo curto e seniores. O alerta é deixado por Elena Díaz, médica veterinária da Kivet, que sublinha a importância de pequenos cuidados diários para prevenir problemas de saúde nesta altura do ano.