Logo
Nacional

Vinho de talha inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial

7 Dezembro, 2023 | 8:45
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A produção de vinho de talha, processo característico do Alentejo que remonta ao tempo dos romanos, está oficialmente inscrito no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI). A decisão foi anunciada pela Direção-Geral do Património Cultural (DGPC).

Em comunicado, a DGPC divulgou que a inscrição deste tipo de produção vinícola no INPCI consta de despacho assinado, a 28 de novembro, pela subdiretora-geral do Património Cultural, Rita Jerónimo, O despacho, “em breve, será publicado em Diário da República”, indicou a direção-geral.

O vinho de talha, próprio do Alentejo (ao nível nacional), é produzido graças a “um processo de vinificação natural que remonta à época romana”. “As uvas, depois de esmagadas com recurso a um moinho ou uma mesa de ripanço, transformam-se no mosto que se deposita em talhas de barro para fermentação e cozedura por um período aproximado de 40 dias, até o vinho ficar pronto a ser bebido”, explicou a DGPC.

Trata-se de um processo que é “sobretudo levado a cabo pelos homens e que tem resistido com base na transmissão oral, num saber-fazer experimentado, na partilha do conhecimento de geração em geração, em respeito por tradições antigas”.

“Esta transmissão e saber-fazer têm permitido a preservação das adegas de construção tradicional, das talhas de barro, dos recipientes e utensílios, assim como dos processos culturais que, atualmente, se constituem como património cultural e identitário daquelas comunidades”, notou a direção-geral.

Esta prática de vinificação mantém-se ativa “nos concelhos de Aljustrel, Beja, Campo Maior, Cuba, Elvas, Estremoz, Marvão, Mora, Moura, Serpa e Vidigueira” e conta com “134 produtores identificados”, precisou a DGPC, aludindo a dados de 2018-2019.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 12 Janeiro, 2025

Juventude Viana sofre nos Carvalhos mas segue em frente na Taça de Portugal

Dos jogos referentes aos 16 avos de final da Taça de Portugal de seniores masculinos, em hóquei em patins, o destaque vai para a vitória (6-7) da Juventude Viana nos Carvalhos, frente ao líder da Zona Norte da 2ª divisão nacional.

Desporto 12 Janeiro, 2025

Voleibol Clube de Viana ganhou ao CA Madalena na negra

Em jogo da 15.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado este sábado no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana derrotou (3-2) na negra, o Clube Atlântico da Madalena, com parciais de 25-22, 18-25, 22-25, 25-20 e 15-7.

Desporto 12 Janeiro, 2025

Benfica conquista Taça da Liga nos penáltis

O Benfica conquistou a Taça da Liga de futebol pela oitava vez, ao vencer na final o Sporting por 7-6 no desempate por grandes penalidades, depois do 1-1 no final do tempo regulamentar.

Regional 12 Janeiro, 2025

Ponte da Barca recria “Sopa dos Pobres” a 18 de janeiro no Auditório Municipal

No próximo dia 18 de janeiro, às 21h30, o Auditório Municipal de Ponte da Barca será palco da recriação histórica da "Sopa dos Pobres", assinalando o centenário desta tradição local.

Regional 12 Janeiro, 2025

Acelerar o Norte tem mais de 4 500 empresas interessadas em participar no projeto

Volvido um ano sobre o lançamento do Acelerar o Norte (apresentado, na Exponor, em outubro de 2023 e no terreno desde março de 2024, com o primeiro Roadshow para a Digitalização do Norte, em Braga), o balanço que as quatro associações promotoras do projeto - CCP, AEP, AHRESP e ACEPI – fazem é bastante positivo.

Desporto 11 Janeiro, 2025

Meia Maratona Manuela Machado volta a contar com 5 mil atletas

No dia 19 de janeiro, realizam-se a JSC 26ª Meia Maratona Manuela Machado – Viana Fica no Coração e a 24ª Caminhada Viana Fica no Coração, eventos de promoção da prática desportiva que vão contar com a participação de perto de 5.000 atletas, entre federados ou não-federados, amadores ou profissionais, e que pretendem também homenagear a atleta vianense Manuela Machado, campeã mundial da maratona em 1995, nos Campeonatos do Mundo, em Gotemburgo.

Desporto 11 Janeiro, 2025

Cerveira: Estádio Municipal Rafael Pedreira com iluminação mais eficiente

O Estádio Municipal Rafael Pedreira foi, recentemente, alvo de uma importante beneficiação ao nível da eficiência energética. Num investimento municipal de 32 mil euros, a Câmara de Vila Nova de Cerveira instalou 12 projetores Led nas torres de iluminação existentes, conferindo melhores condições aos treinos e jogos disputados, além de uma considerável redução dos custos com a energia na ordem dos 35%.