Vila Nova de Cerveira vai representar o país na Arte Macau: Bienal Internacional de Arte de Macau 2023. De 1 de agosto a 11 de outubro o “Vila Nova de Cerveira Pavilion” vai apresentar ao público uma seleção de 27 artistas, de 8 países e 4 continentes da coleção da Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC).
Segundo a Agência Lusa, o Instituto Cultural (IC) de Macau indicou que a exposição de Vila Nova de Cerveira, intitulada “A Metafísica da Sorte e a Ciência do Azar”, vai exibir uma seleção de 27 obras da Coleção da FBAC de “artistas de diferentes países e gerações”. O pavilhão comissariado vai mostrar “diferentes visões do mundo e refletir as consonâncias e contradições entre as tradições religiosas, superstições e ciências”, disse também o IC, em comunicado.
Para o presidente da FBAC, Rui Teixeira, “esta é uma internacionalização sem precedentes. A presença da FBAC na Arte Macau e numa região do globo que tanto diz aos portugueses é motivo de orgulho redobrado, por isso a nossa responsabilidade neste evento reveste-se da maior importância”. “Vamos representar Vila Nova de Cerveira e a história de um percurso de sucesso na criação artística e na descentralização cultural”, acrescenta Rui Teixeira.
A exposição da FBAC, apresentada pelo Consulado-Geral de Portugal em Macau e Hong Kong, vai estar patente no Antigo Estábulo Municipal de Gado Bovino de Macau. A diretora do IC, Leong Wai Man, disse à Agência Lusa que a escolha surgiu de “uma negociação mútua” com o consulado de Portugal e sublinhou que a Bienal Internacional de Arte de Cerveira, realizada pela primeira vez em 1978, “é muito significativa”.
Nas palavras das curadoras da exposição Helena Mendes Pereira e Mafalda Santos, “dentro da temática da Arte de Macau 2023 fizemos uma seleção de obras representativas de mais de 40 anos de criação artística contemporânea, que, de forma objetiva, subjetiva ou simbólica, cruzam os binómios sorte & azar, espiritualidade & ciência, ordem & caos, conflito & compatibilidade, solidão & comunhão, intenção & acaso”.
De referir que a “Bienal Internacional de Arte de Macau 2023” é um evento cultural e artístico de grande escala e de nível internacional que tem como curador chefe Qiu Zhijie. Com base no tema “A Estatística da Fortuna”, esta edição visa explorar a correlação entre ciência e religião, por meio de obras artísticas e contará com obras de mais de 200 artistas de 20 países e territórios, em 30 mostras espalhadas pela cidade.
O Governo anunciou hoje que a situação de calamidade em Portugal continental vai ser prolongada por mais sete dias, estendendo-se de domingo até 15 de fevereiro, devido à continuação do mau tempo. A informação foi transmitida pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, na residência oficial em São Bento, Lisboa.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a manutenção de caudais elevados nos rios nos próximos dias, na sequência da precipitação intensa registada recentemente e da previsão de continuação de chuva.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira emitir parecer favorável à atribuição do estatuto de utilidade pública à Associação Casino Afifense, instituição com mais de 140 anos de história, fundada em 15 de fevereiro de 1885.
O Município de Vila Nova de Cerveira cortou a circulação na Avenida dos Pescadores, entre a entrada da Piscina Municipal e o Cais do Rio Minho, devido ao risco de cheias.
O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira recebe, no próximo dia 19 de abril, às 15h00, o espetáculo “As Guerreiras do K-POP Em Concerto (Tributo)”, um dos fenómenos musicais e visuais mais populares da atualidade. Os bilhetes já estão à venda em www.bol.pt.
Menos de 24 horas depois de se sagrar campeão europeu de Omnium, o ciclista vianense Iúri Leitão voltou a brilhar nos Campeonatos da Europa de Pista, em Konya, na Turquia.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou esta semana o lançamento de um concurso público para a requalificação da escola EB1/JI de Caminha, num investimento superior a um milhão de euros.