Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira promoveu workshop de apresentação do micro-ondas “amigo” dos idosos

28 Novembro, 2023 | 15:19
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Município de Vila Nova de Cerveira promoveu, na passada quinta-feira, um workshop de apresentação e debate em torno do micro-ondas ‘amigo’ dos idosos que está a ser implementado no concelho, em resultado do projeto europeu PREPARIO.

Os representantes de 15 entidades públicas e privadas, de âmbito distrital, foram unânimes ao enaltecer o contributo deste equipamento na preparação conectada e automatizada de alimentos, salientando a tecnologia facilitadora que conjuga mais saúde, mais segurança e maior autonomia.

“Concluída a primeira fase de testes com 25 seniores do concelho de Vila Nova de Cerveira, e antes de se avançar para uma segunda fase prevista para março de 2024, o Município de Vila Nova de Cerveira e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa auscultaram diversas entidades intervenientes na comunidade, de forma a recolher opiniões, preocupações e expectativas, com o objetivo de aprimorar o dispositivo em investigação”, explicou a autarquia numa nota de imprensa.

“A alimentação de muitos idosos europeus depende da entrega de refeições ao domicílio, através de instituições de solidariedade social ou de empresas privadas. No entanto, muitas vezes o aquecimento da comida é inadequado, sendo insuficiente ou sobreaquecido, prejudicando a experiência alimentar, mas também aumentando os riscos de desnutrição e outras doenças graves”, completou.

As limitações, os perigos e as dificuldades da população idosa foram escrutinadas pelos diferentes técnicos presentes neste workshop, que identificaram este equipamento como uma “mais-valia na prevenção de acidentes em casa, assim como uma ajuda fundamental no apoio dos serviços prestadores de cuidados, não havendo necessidade de reajustamento de recursos humanos, otimizando tempo para serem assegurados outros cuidados aos seniores”, lê-se.

O projeto PREPARIO tem como objetivo desenvolver um micro-ondas inovador com controle de temperatura sem fios, que permite o aquecimento totalmente automatizado de refeições à temperatura ideal, garantindo a qualidade dos alimentos.

Com um investimento de 1.2 milhões de euros, cofinanciado pela Comissão Europeia e pela Fundação de Ciência e Tecnologia, o projeto europeu PREPARIO – Connected and Automated Food Preparation Platform, enquadrado no Programa AAL – Active Assisted Living Programme, conta com coordenação de Senserna (Dinamarca), e como parceiros Exthex GmbH (Áustria), Joanneum Research. (Áustria), Det Danske Madhus A/S (Dinamarca), o Município de Vila Nova de Cerveira (Portugal) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Portugal).

As entidades presentes no workshop PREPARIO foram os municípios de Vila Nova de Cerveira, de Valença e de Viana do Castelo, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Reboreda, a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, a GNR Vila Nova de Cerveira, as empresas Uniself, Sioslife, SONIA (Serviços otimizados nas idades avançadas) e CPLAS, a Unidade de Cuidados Continuados de Vila Nova de Cerveira, e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 2 Março, 2024

Eleições: Viana TV transmite último debate com candidatos pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo

Os cabeça de lista dos partidos com representação parlamentar, candidatos às Eleições Legislativas do próximo dia 10 de março, pelo circulo eleitoral de Viana do Castelo, fazem esta segunda-feira um último debate.

Desporto 2 Março, 2024

Voleibol Clube de Viana perdeu em casa com o Vitória SC

Em jogo da 11ª jornada da fase final do campeonato nacional da 1ª divisão de Voleibol, realizado, este sábado à tarde, a equipa sénior masculina do Voleibol Clube Viana perdeu (2-3) no Pavilhão de Santa Maria Maior com o Vitória SC, com parciais de 25-22, 25-18, 17-25, 22-25 e 13-15.

Regional 2 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima

Sete distritos do continente, incluindo Viana do Castelo, vão estar este sábado sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, segundo o IPMA.

Regional 2 Março, 2024

“Concertos nas Freguesias” voltam à Igreja de Santa Maria da Silva Valença

O ciclo 'Concertos nas Freguesias' regressa a Valença, este sábado, 2 de março, mais precisamente à Igreja Paroquial de Santa Maria da Silva, às 21h30, com um espetáculo de Manuel Araújo ao piano, acompanhado, como sempre, pelo Maestro Victorino d'Almeida e Miguel Leite.

Desporto 2 Março, 2024

Canal 11 transmite jogo do Santa Luzia em Fafe

A Liga Feminina Placard regressa este sábado, com seis jogos imperdíveis agendados para o final da tarde, e a contarem para a jornada 20.

Desporto 2 Março, 2024

Juventude Viana recebe hoje Académica de Espinho

A Juventude Viana recebe, este sábado às 21h00, no Pavilhão José Natário a Associação Académica de Espinho, em jogo referente à 17ª jornada do campeonato nacional de 2ª divisão de hóquei em patins.

Nacional 2 Março, 2024

Eleições: Mais de 200 mil inscritos para voto antecipado em mobilidade

Mais de 200 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade no domingo, uma semana antes das eleições legislativas, anunciou o Ministério da Administração Interna (MAI).