Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira promoveu workshop de apresentação do micro-ondas “amigo” dos idosos

28 Novembro, 2023 | 15:19
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O Município de Vila Nova de Cerveira promoveu, na passada quinta-feira, um workshop de apresentação e debate em torno do micro-ondas ‘amigo’ dos idosos que está a ser implementado no concelho, em resultado do projeto europeu PREPARIO.

Os representantes de 15 entidades públicas e privadas, de âmbito distrital, foram unânimes ao enaltecer o contributo deste equipamento na preparação conectada e automatizada de alimentos, salientando a tecnologia facilitadora que conjuga mais saúde, mais segurança e maior autonomia.

“Concluída a primeira fase de testes com 25 seniores do concelho de Vila Nova de Cerveira, e antes de se avançar para uma segunda fase prevista para março de 2024, o Município de Vila Nova de Cerveira e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa auscultaram diversas entidades intervenientes na comunidade, de forma a recolher opiniões, preocupações e expectativas, com o objetivo de aprimorar o dispositivo em investigação”, explicou a autarquia numa nota de imprensa.

“A alimentação de muitos idosos europeus depende da entrega de refeições ao domicílio, através de instituições de solidariedade social ou de empresas privadas. No entanto, muitas vezes o aquecimento da comida é inadequado, sendo insuficiente ou sobreaquecido, prejudicando a experiência alimentar, mas também aumentando os riscos de desnutrição e outras doenças graves”, completou.

As limitações, os perigos e as dificuldades da população idosa foram escrutinadas pelos diferentes técnicos presentes neste workshop, que identificaram este equipamento como uma “mais-valia na prevenção de acidentes em casa, assim como uma ajuda fundamental no apoio dos serviços prestadores de cuidados, não havendo necessidade de reajustamento de recursos humanos, otimizando tempo para serem assegurados outros cuidados aos seniores”, lê-se.

O projeto PREPARIO tem como objetivo desenvolver um micro-ondas inovador com controle de temperatura sem fios, que permite o aquecimento totalmente automatizado de refeições à temperatura ideal, garantindo a qualidade dos alimentos.

Com um investimento de 1.2 milhões de euros, cofinanciado pela Comissão Europeia e pela Fundação de Ciência e Tecnologia, o projeto europeu PREPARIO – Connected and Automated Food Preparation Platform, enquadrado no Programa AAL – Active Assisted Living Programme, conta com coordenação de Senserna (Dinamarca), e como parceiros Exthex GmbH (Áustria), Joanneum Research. (Áustria), Det Danske Madhus A/S (Dinamarca), o Município de Vila Nova de Cerveira (Portugal) e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (Portugal).

As entidades presentes no workshop PREPARIO foram os municípios de Vila Nova de Cerveira, de Valença e de Viana do Castelo, Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Reboreda, a Unidade de Saúde Pública do Alto Minho, a GNR Vila Nova de Cerveira, as empresas Uniself, Sioslife, SONIA (Serviços otimizados nas idades avançadas) e CPLAS, a Unidade de Cuidados Continuados de Vila Nova de Cerveira, e a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 13 Julho, 2024

Ministra do Trabalho admite mudanças no subsídio de desemprego

A ministra do Trabalho disse no parlamento, que as mudanças que defende são no subsídio social de desemprego, mas admitiu que também mudanças no subsídio de desemprego poderão acontecer após discussão em concertação social.

Música 13 Julho, 2024

Escola do Rock em Paredes de Coura arranca com mais de 40 alunos de todo o país

Mais de 40 'alunos' de vários pontos do país, de norte a sul, e até da vizinha Galiza participam na Escola do Rock, que tem a primeira chamada no próximo domingo, 14 de julho, em Paredes de Coura, e fecha o período letivo na sexta-feira seguinte com o habitual concerto final de apresentação do resultado da residência intensiva.

Opinião 13 Julho, 2024

OPINIÃO: Benefícios, desafios e impacto na vida dos doentes renais

Várias décadas de evolução na hemodiálise proporcionaram uma mudança radical no acesso ao tratamento e várias evoluções técnicas que permitiram um aumento significativo da qualidade dos tratamentos e da qualidade de vida dos doentes renais crónicos com necessidade de tratamento substitutivo renal. Longe vão os tempos em que apenas um grupo selecionado de doentes tinha acesso à diálise e, mesmo esses, tinham uma qualidade de vida bastante sofrível.

Regional 12 Julho, 2024

Melhor festival de cerveja artesanal da Península Ibérica já está a bombar em Caminha

O Artbeerfest Caminha já está a bombar e promete encher o coração da Vila, até domingo, não apenas de saborosas cervejas, mas também de música, dança, cor e alegria.

Nacional 12 Julho, 2024

DECO PROteste insiste na redução do IVA da eletricidade para todos os consumidores

A DECO PROteste considerou insuficiente o alargamento do IVA da eletricidade a 6% a mais famílias, aprovado em junho, e insistiu que aquela taxa deve ser aplicada na luz e no gás para todos os consumidores.

Regional 12 Julho, 2024

Participação prévia na alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a Área Marginal ao Rio Lima até 1 de agosto

Na sequência da decisão da Câmara Municipal de Viana do Castelo, de 14 de maio do presente ano, de iniciar o procedimento de alteração ao Plano de Urbanização da Cidade de Viana do Castelo e ao Plano de Pormenor para a área marginal ao Rio Lima, entre a Ponte Eiffel e a Ponte do IC 1, em Darque, decorrem, entre 12 de julho e 1 de agosto, os períodos de participação prévia.

Regional 11 Julho, 2024

Notícias de Viana apresenta nova imagem e linha editorial

O jornal Notícias de Viana, que é propriedade da Diocese de Viana do Castelo, promoveu um evento de lançamento da sua nova imagem e linha editorial. A informar desde 1916, o título passa a ser mensal e pretende também apostar no digital.