O Município de Vila Nova de Cerveira vai arrancar com o projeto de descentralização das reuniões de Câmara, que percorrerão as 11 freguesias/uniões de freguesia do concelho. Com a primeira sessão agendada para o dia 28 de fevereiro, o roteiro está a ser ultimado entre a autarquia e os presidentes de junta, pelo que será divulgado oportunamente.
Na proposta apresentada em reunião de câmara desta quinta-feira, e aprovada por unanimidade, o Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira assegura que a descentralização promove a proximidade dos eleitos para com os seus cidadãos e “dá a todos os cerveirenses a oportunidade de conhecerem a autarquia e de manifestarem a sua opinião e preocupações, bem como partilhar, em cada freguesia, o que tem sido feito e o que se prevê executar”. Com esta medida, Rui Teixeira quer prestar “um serviço público de qualidade, pelo que havia a necessidade de criar escalas de partilha de decisão política, envolvendo as populações na gestão do território”.
Assim, uma vez por mês, o Presidente da Câmara Municipal e os respetivos vereadores vão estar numa das freguesias do concelho, auscultando o público durante o período de intervenção previsto.
A primeira reunião ordinária mensal, não aberta ao público, decorre na segunda quinta-feira do mês, pelas 14h30, na Sala de Reuniões do edifício dos Paços do Concelho; e as reuniões ordinárias públicas passam a realizar-se na última terça-feira de cada mês, pelas 18h00, com início no próximo mês de fevereiro, e de acordo com o calendário a aprovar oportunamente.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.
O ano de 2026 arranca em Viana do Castelo com energia e espírito desportivo graças à já tradicional Free Running da “Ressaca”, marcada para as 10h00 do dia 1 de janeiro.
Assinala-se hoje o quarto aniversário da morte de Francisco José Torres Sampaio (1937–2021), personalidade incontornável da vida cultural e turística do Alto Minho, amplamente reconhecido como o “Senhor Turismo” da região.
A Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia voltou, em agosto de 2025, a colocar Viana do Castelo no centro das maiores manifestações religiosas e culturais do país, reunindo milhares de fiéis, visitantes e turistas numa celebração que cruzou fé, identidade e tradição popular.
O centro histórico de Viana do Castelo é hoje palco de uma edição especial de fim de ano do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que promete animar vianenses e visitantes ao longo de todo o dia, na Praça da República, entre as 10h00 e as 20h00.