Seis fogos habitacionais vão ser construídos de raiz no terreno do antigo edifício do Jardim de Infância de Campos, em Vila Nova de Cerveira, num investimento de cerca de 700 mil euros, comparticipado na totalidade pelo Plano de Recuperação e Resiliência.
A medida enquadra-se na Estratégia Local de Habitação delineada pelo executivo liderado por Rui Teixeira que também já viu garantidos 5.5ME do PRR para a reabilitação do Bairro Social da Mata Velha, e que vai beneficiar 53 agregados familiares.
A revisão do diagnóstico global das necessidades habitacionais realizada, em 2022, pela Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira contemplou a identificação de edifícios e frações devolutos e propriedades de várias entidades, que passaram a integrar a Estratégia Local de Habitação que, de um modo geral, prevê dar resposta à situação de carência habitacional de 129 agregados familiares.
Desta forma, e após aprovada a candidatura ao PRR, o terreno do antigo edifício onde funcionou o Jardim de Infância de Campos vai acolher seis habitações a custos controlados, das quais quatro são de tipologia T2 e duas de tipologia T1. O financiamento está garantido – aproximadamente 700 mil euros – com um prazo de conclusão estimado até 30 de junho de 2026.
A aposta do executivo cerveirense na política de habitação reflete-se nos vários mecanismos públicos que vão surgindo em parceria com entidades promotoras, bem como na atração de investimento privado nesta área, o que, neste momento, já é visível a construção de 27 habitações na Praça Alto Minho e de 35 fogos habitacionais em frente ao Fórum Cultura de Cerveira.
De salientar que nesta mesma zona ainda está prevista a construção de 91 habitações em mais três lotes.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.
O distrito de Viana do Castelo está esta sexta-feira sob aviso laranja do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), passando a aviso vermelho a partir das 21h00 e até às 03h00 de sábado, devido à forte agitação marítima.
A Festa da Dança regressa a Viana do Castelo nos dias 28 de fevereiro e 28 de março, afirmando-se como um dos eventos dedicados às Danças Tradicionais e do Mundo mais relevantes do concelho. A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo (CMVC), pela Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) e pelo Casino Afifense.
Vila Nova de Cerveira volta a encher as ruas de cor, criatividade e alegria com o tradicional Desfile de Carnaval das Escolas, que se realiza na sexta-feira, 13 de fevereiro, a partir das 14h30. Este ano, a iniciativa é dedicada ao tema “Culturas pelo Mundo” e envolve cerca de 1000 participantes, entre crianças, jovens e seniores dos estabelecimentos de ensino do concelho.
A tradição do vira minhoto volta a animar Paredes de Coura já no próximo domingo, 1 de fevereiro, a partir das 15h00, no Largo Visconde de Mozelos. A iniciativa, organizada pelo Município, convida todos os interessados a dançar, cantar, tocar concertina ou simplesmente assistir a esta manifestação cultural genuína do folclore minhoto.
Viana do Castelo recebe esta sexta-feira, no Pavilhão José Natário, um duelo entre vizinhos que pode ter fortes impactos na classificação da Liga Feminina Placard. O Santa Luzia FC defronta a Casa do Povo de Freixo, em jogo da 15.ª jornada, marcado para as 20h30, com transmissão televisiva no Canal 11.
O troço da Ecopista do Rio Minho que liga Moutorros, na União de Freguesias de Campos e Vila Meã, a Valença encontra-se temporariamente intransitável, na sequência dos danos provocados pelo mau tempo nos últimos dias.