Logo
Regional

Vila Nova de Cerveira: “Festa da Leitura’24” associa-se aos 50 anos do 25 de Abril

30 Março, 2024 | 16:20
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Cerveira volta a celebrar a Festa da Leitura’24 ao longo do mês de abril. No total, são 25 sugestões de leitura, poesia, música, teatro, oficinas, encontro com escritores, exposições e duas feiras do livro (20 e 27 de abril), sendo que este ano há um enfoque particular na temática da liberdade, com o evento a associar-se ao 50º aniversário do 25 de Abril.

A abertura da Festa da Leitura’24 acontece no dia 2 de abril, de forma a comemorar o Dia Internacional do Livro Infantil, com a atividade ‘Entardecer com Histórias’, numa sessão de contos tradicionais. Seguem-se dois sábados muito dedicados ao público infantojuvenil e familiar: o dia 6 de abril tem espetáculo para bebés – ‘A Cor do Limão’; Hora do Conto em Família com o “Pequeno Principezinho” de Saint-Exupéry, seguido de uma oficina; e a atividade ‘Dormir com os Livros’. No sábado 13 de abril está programado o Teatro de Fantoches A Meias ‘Maruxa’, de Eva Mejuto, em português e galego.

Para as duas últimas semanas de abril, as propostas são mais abrangentes, desafiando o público em geral a reflexões, a gargalhadas e a comemorar uma efeméride. Assim, o sábado 20 de abril arranca com a habitual Hora do Conto com duas sessões; seguem-se ao longo de todo o dia as ‘Oficinas: Abril Cravos Mil’ com as ações ‘Participa no Mural’, ‘Cria o teu Cravo’ e ‘Dá a Cara pela Liberdade: pinturas faciais’; durante a tarde realiza-se a palestra ‘Celebrar 50 Anos de Abril – Da Fotografia à Leitura’, com os Professores Doutores Luísa Magalhães e Cândido Oliveira Martins da Universidade Católica Portuguesa; culminando o dia com uma atuação musical da Tuna da Unisénior.

Na última semana de abril, no dia 26, recebe-se o humorista e contador de histórias Jorge Serafim, para uma sessão de contos ‘Histórias que regressam’, direcionada para os centros de dia e lares do concelho, e um serão de contos ‘Histórias para rir e pensar’ para o público em geral, ambas no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves. A Festa da Leitura’24 encerra a 27 de abril com mais uma sessão de Jorge Serafim ‘A Contar e a ler é que a gente se entende’; e as apresentações dos livros de Adelaide Graça “Daqui… vê-se o mundo”, e de Nuno Higino “Abril 25 Poemas”. Para as 17h30, dá-se um concerto de encerramento com a Academia de Música Fernandes Fão.

Pela importância da sensibilização e do estímulo para a prática da leitura, o público escolar tem um programa detalhado e adaptado aos diversos graus de ensino. As creches e pré-escolar têm duas sessões do espetáculo ‘A Cor do Limão’ (5 de abril), na Biblioteca Municipal, evocando-se a poesia de Luís de Camões, a música de Joaquim Coelho, a imagem de Mafalda Milhões e apresentação de Cristina Paiva e Fernando Ladeira, numa produção da Andante, Associação Artística; além do projeto ‘Caixa das Histórias’ visitar as creches e o ensino pré-escolar do concelho (16 a 19 de abril).

Privilegiando o contacto com autores, os ‘Encontros com Escritores’ nas Bibliotecas Escolares da Festa da Leitura’24 apresentam a escritora Adélia Carvalho, com sessões dirigidas ao pré-escolar e 1º ano (9 e 10 de abril); o escritor Bruno Matos vai falar com os alunos dos 2º, 3º e 4º anos (22 de abril); e a escritora Margarida Fonseca Santos terá uma sessão on-line para os alunos dos 7º e 8º anos (24 de abril). Já para os alunos do 9º ano e ensino secundário, o Município cerveirense convidou Diogo Piçarra para uma entrevista, performance musical e teatral, no âmbito do projeto “Os TvGas – V Séculos de Camões a Piçarra”, a decorrer no Cineteatro de Cerveira – Marreca Gonçalves.

Para assinalar os ‘50 Anos de Abril’, a Biblioteca Municipal vai ter patente duas exposições muito singulares alusivas à temática da liberdade de expressão/censura. De 20 a 24 de abril, Cerveira acolhe a Exposição Itinerante “25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário 2024”, numa criação do Plano Nacional das Artes, com propriedade da CIM Alto Minho. Mais alargada no tempo, 20 de abril a 31 de maio, vai estar a exposição bibliográfica “Biblioteca da Censura”, com a apresentação de obras apreendidas e proibidas durante o Estado Novo, com edições fac-similes de relatórios de censura, carimbos e selos, numa produção da Edições A Bela e o Monstro e do Jornal Público.

O programa na íntegra pode ser consultado aqui:

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.