Com cerca de 120 alojamentos locais registados no Turismo de Portugal, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai reunir, este sábado, 23 de novembro, com os vários agentes instalados no concelho, para elaborar um diagnóstico da situação presente e para o futuro, propondo soluções de melhoria contínua e harmonizada desta área fundamental para a promoção turística municipal.
Aberto a todos os interessados desta área de negócio, o encontro, que está agendado para aa 14h30, no Palco das Artes, assume-se como um primeiro passo para a criação de uma plataforma permanente de colaboração e diálogo, dada a grande permanência e contributo económico nas freguesias onde se encontram instalados, se âmbito mais rural ou urbano.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “esta reunião enquadra-se na estratégia de auscultar os vários setores de negócio do concelho, procurando redes de parceria em prol do desenvolvimento sustentado de Vila Nova de Cerveira”. Rui Teixeira acredita que o alojamento local na ‘Vila das Artes’ tem ajudado “a colmatar a lacuna hoteleira e a dar vida a habitações degradadas, pelo que é necessário perceber as suas preocupações e expectativas, de forma a ter uma política municipal concertada”.
De acordo com o estudo “A Percepção do Valor do Turismo em Portugal”, apresentado, em outubro, no I Congresso Nacional do Alojamento Local em Portugal, o peso do alojamento local nas dormidas nacionais rondou, em 2023, 42% em vez dos 15% reportados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), registando-se mais de 47,7 milhões de dormidas nestas unidades turísticas.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.
A Cabo Eva Santos entrou para a história do Comando Territorial de Viana do Castelo ao tornar-se a primeira mulher a alcançar o posto de Cabo-Mor, o nível mais elevado da categoria de Guardas da GNR neste distrito.
A Associação Sócio Cultural de Moradores do Núcleo Habitacional da Abelheira esteve na Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde deu voz à tradição das janeiras, levando música, alegria e votos de um Feliz 2026 ao executivo municipal.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo abriu um concurso para a atribuição de 32 habitações sociais, em regime de arrendamento apoiado, distribuídas pelas freguesias de Alvarães, Areosa, Barroselas e Darque. O período de apresentação de candidaturas decorre entre 2 e 27 de fevereiro de 2026.
A Juventude Viana manifestou publicamente a sua total solidariedade e apoio ao Sporting Clube Marinhense, na sequência da destruição do Pavilhão da Embra, na Marinha Grande, provocada pela passagem da Depressão Kristin.
O Comando Territorial da GNR em Viana do Castelo acolheu uma apresentação dedicada à prevenção do suicídio e à promoção da saúde mental, organizada pelo Centro Clínico da GNR.