Com cerca de 120 alojamentos locais registados no Turismo de Portugal, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai reunir, este sábado, 23 de novembro, com os vários agentes instalados no concelho, para elaborar um diagnóstico da situação presente e para o futuro, propondo soluções de melhoria contínua e harmonizada desta área fundamental para a promoção turística municipal.
Aberto a todos os interessados desta área de negócio, o encontro, que está agendado para aa 14h30, no Palco das Artes, assume-se como um primeiro passo para a criação de uma plataforma permanente de colaboração e diálogo, dada a grande permanência e contributo económico nas freguesias onde se encontram instalados, se âmbito mais rural ou urbano.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “esta reunião enquadra-se na estratégia de auscultar os vários setores de negócio do concelho, procurando redes de parceria em prol do desenvolvimento sustentado de Vila Nova de Cerveira”. Rui Teixeira acredita que o alojamento local na ‘Vila das Artes’ tem ajudado “a colmatar a lacuna hoteleira e a dar vida a habitações degradadas, pelo que é necessário perceber as suas preocupações e expectativas, de forma a ter uma política municipal concertada”.
De acordo com o estudo “A Percepção do Valor do Turismo em Portugal”, apresentado, em outubro, no I Congresso Nacional do Alojamento Local em Portugal, o peso do alojamento local nas dormidas nacionais rondou, em 2023, 42% em vez dos 15% reportados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), registando-se mais de 47,7 milhões de dormidas nestas unidades turísticas.
O mês de novembro ficou marcado, em Viana do Castelo e no Alto Minho, por uma forte atividade política, social, ambiental, cultural e desportiva, com destaque para o anúncio da Cidade Desportiva, que prevê a construção de dois novos campos sintéticos e a criação de um Performance Hub da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), afirmando o concelho como polo estratégico do desporto nacional.
Viana do Castelo prepara-se para viver a passagem de ano mais aguardada da região. O New Year 2026, organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, regressa pelo segundo ano consecutivo ao Centro Cultural de Viana do Castelo, prometendo uma noite de música, glamour e experiências exclusivas.
Luís Nobre, candidato do Partido Socialista, garantiu a reeleição para a presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo, alcançando 42,76% dos votos e mantendo cinco lugares no executivo. O resultado assegura a continuidade da equipa do mandato anterior e reforça a presença do PS na governação local.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez está a reutilizar a madeira dos passadiços danificados da ecovia do rio Vez para substituir as casas abrigo das colónias de gatos do concelho, numa iniciativa que cruza sustentabilidade ambiental e bem-estar animal.
Setembro ficou marcado pelo início de dois grandes projetos que vão transformar a cidade: o novo Mercado Municipal, com obras a arrancar no terreno do antigo prédio Coutinho, e o TuViana, o novo sistema de transportes urbanos 100% elétrico que começou a operar, melhorando a mobilidade no centro histórico, periferia e freguesias.
Os pensionistas vão receber, já em janeiro, o aumento das pensões previsto por lei, anunciou o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social. A maioria verá as suas pensões subir 2,8%, com os valores refletidos diretamente no pagamento do mês de janeiro.
Vila Nova de Cerveira e Tomiño, na Galiza, vão receber um investimento de mais de 521 mil euros com o projeto Eurocidade Inteligente, aprovado no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha–Portugal. Do total, 391 mil euros são financiados pelo FEDER.