Com cerca de 120 alojamentos locais registados no Turismo de Portugal, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai reunir, este sábado, 23 de novembro, com os vários agentes instalados no concelho, para elaborar um diagnóstico da situação presente e para o futuro, propondo soluções de melhoria contínua e harmonizada desta área fundamental para a promoção turística municipal.
Aberto a todos os interessados desta área de negócio, o encontro, que está agendado para aa 14h30, no Palco das Artes, assume-se como um primeiro passo para a criação de uma plataforma permanente de colaboração e diálogo, dada a grande permanência e contributo económico nas freguesias onde se encontram instalados, se âmbito mais rural ou urbano.
Para o Presidente da Câmara Municipal, “esta reunião enquadra-se na estratégia de auscultar os vários setores de negócio do concelho, procurando redes de parceria em prol do desenvolvimento sustentado de Vila Nova de Cerveira”. Rui Teixeira acredita que o alojamento local na ‘Vila das Artes’ tem ajudado “a colmatar a lacuna hoteleira e a dar vida a habitações degradadas, pelo que é necessário perceber as suas preocupações e expectativas, de forma a ter uma política municipal concertada”.
De acordo com o estudo “A Percepção do Valor do Turismo em Portugal”, apresentado, em outubro, no I Congresso Nacional do Alojamento Local em Portugal, o peso do alojamento local nas dormidas nacionais rondou, em 2023, 42% em vez dos 15% reportados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), registando-se mais de 47,7 milhões de dormidas nestas unidades turísticas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.
O Santa Luzia FC garantiu a presença nos Quartos de Final da Taça de Portugal de Futsal Feminino, depois de vencer o GD Árvore por 4-1, em encontro relativo à 4.ª eliminatória da competição.
A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) alertou para a circulação de mensagens de telemóvel fraudulentas, enviadas em nome do fisco, que alegam a existência de impostos em atraso para “evitar penhora”.
A Juventude Viana venceu este sábado a Associação Académica de Espinho por 1-5, em jogo da 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, reforçando a liderança da classificação.
Uma parte do paredão de Moledo aluiu este sábado, levando a Junta da União de Freguesias de Moledo e Cristelo a interditar a área e a apelar à população para que se afaste da zona.
A deslocação do SC Vianense a São Martinho acabou por se revelar amarga este fim de semana. A equipa de Viana do Castelo não conseguiu contrariar a superioridade da AR São Martinho e saiu derrotada por 2-0, apesar de uma reação positiva na segunda parte.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez ativou ontem, sábado, às 21h00, o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil devido ao risco elevado de cheias, inundações e instabilidade de taludes no concelho.