O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira, um investimento de 3,9 milhões de euros, vai ser inaugurado no dia 24 e o auditório de 403 lugares está preparado para “eventos de dimensão nacional”, revelou hoje a autarquia.
Em comunicado, aquela câmara do distrito de Viana do Castelo destaca que a atuação da Orquestra do Alto Minho (24 de abril), e o espetáculo Liberdade com a fadista Sara Correia (25 de abril), “permitem ilustrar que, pela sua capacidade, versatilidade e inovação, este palco serve não apenas o Alto Minho, mas também eventos de dimensão nacional”.
O “novo auditório polivalente”, com capacidade para 403 lugares, é apresentado como “tecnológico, digital e inovador” e com “condições acústicas e de conforto de elevada exigência”.
De acordo com a câmara, o espaço está “na vanguarda da promoção de atividades multiculturais como música, teatro, dança, cinema, bem como conferências, palestras e reuniões profissionais de âmbito nacional e internacional”.
Localizado na praça superior do Mercado Municipal, confrontando com o edifício do Palácio da Justiça e a Praça da Galiza, o Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira resulta de um investimento global de 3,9 milhões de euros e é considerado pelo município como “um dos maiores investimentos de sempre” no concelho.
O investimento foi cofinanciado em 2,45 milhões de euros pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020 através do fundo FEDER.
Para o município, a inauguração do espaço representa “um momento refundacional da vivência democrática”.
Citado no comunicado, o presidente da câmara manifesta-se satisfeito pelo “cumprimento de promessa eleitoral” e por “promover uma nova era na programação cultural do concelho, do Alto Minho e da Galiza-Norte de Portugal”.
Rui Teixeira afirma que, “para a Democracia e a prevenção de populismos de diversas geometrias, é imperioso que exista uma correspondência entre as promessas eleitorais e a prática subsequente”.
“Por essa razão, este ato inaugural é, acima de tudo, uma festa da Democracia”, diz.
A inauguração do Palco das Artes (18:30) integra as comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, – ‘Cerveira Celebra Abril’ –, data que, segundo o autarca, “foi propositadamente escolhida por forma a vincar a imprescindibilidade do poder local Democrático na construção de uma sociedade livre, justa e plural”.
A autarquia lembra que “Vila Nova de Cerveira revolucionou a descentralização cultural em 1978, imediatamente após a Revolução dos Cravos, com a organização da I Bienal de Arte”.
“E agora, com a edificação do Palco das Artes, assume a ousadia e singularidade de uma decisão que concretiza uma promessa aos cerveirenses. Cerveira assume-se como um espaço de liberdade de expressão, onde a arte, nas suas mais diferentes vertentes, se continuará a afirmar”, observou.
O presidente da câmara indicou ainda que, com o novo auditório, “é possível implementar uma estratégia consistente de captação de turismo e de programação cultural para todo o ano, e não só durante a época de verão, contribuindo para uma maior atratividade”.
Em setembro de 2022, a autarquia anunciou o início da construção de um auditório com 408 lugares orçado em 2,7 milhões de euros, com conclusão prevista até ao final do verão de 2023.

O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.
Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.