O Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira, um investimento de 3,9 milhões de euros, vai ser inaugurado no dia 24 e o auditório de 403 lugares está preparado para “eventos de dimensão nacional”, revelou hoje a autarquia.
Em comunicado, aquela câmara do distrito de Viana do Castelo destaca que a atuação da Orquestra do Alto Minho (24 de abril), e o espetáculo Liberdade com a fadista Sara Correia (25 de abril), “permitem ilustrar que, pela sua capacidade, versatilidade e inovação, este palco serve não apenas o Alto Minho, mas também eventos de dimensão nacional”.
O “novo auditório polivalente”, com capacidade para 403 lugares, é apresentado como “tecnológico, digital e inovador” e com “condições acústicas e de conforto de elevada exigência”.
De acordo com a câmara, o espaço está “na vanguarda da promoção de atividades multiculturais como música, teatro, dança, cinema, bem como conferências, palestras e reuniões profissionais de âmbito nacional e internacional”.
Localizado na praça superior do Mercado Municipal, confrontando com o edifício do Palácio da Justiça e a Praça da Galiza, o Palco das Artes de Vila Nova de Cerveira resulta de um investimento global de 3,9 milhões de euros e é considerado pelo município como “um dos maiores investimentos de sempre” no concelho.
O investimento foi cofinanciado em 2,45 milhões de euros pelo Programa Operacional Regional do Norte 2020 através do fundo FEDER.
Para o município, a inauguração do espaço representa “um momento refundacional da vivência democrática”.
Citado no comunicado, o presidente da câmara manifesta-se satisfeito pelo “cumprimento de promessa eleitoral” e por “promover uma nova era na programação cultural do concelho, do Alto Minho e da Galiza-Norte de Portugal”.
Rui Teixeira afirma que, “para a Democracia e a prevenção de populismos de diversas geometrias, é imperioso que exista uma correspondência entre as promessas eleitorais e a prática subsequente”.
“Por essa razão, este ato inaugural é, acima de tudo, uma festa da Democracia”, diz.
A inauguração do Palco das Artes (18:30) integra as comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, – ‘Cerveira Celebra Abril’ –, data que, segundo o autarca, “foi propositadamente escolhida por forma a vincar a imprescindibilidade do poder local Democrático na construção de uma sociedade livre, justa e plural”.
A autarquia lembra que “Vila Nova de Cerveira revolucionou a descentralização cultural em 1978, imediatamente após a Revolução dos Cravos, com a organização da I Bienal de Arte”.
“E agora, com a edificação do Palco das Artes, assume a ousadia e singularidade de uma decisão que concretiza uma promessa aos cerveirenses. Cerveira assume-se como um espaço de liberdade de expressão, onde a arte, nas suas mais diferentes vertentes, se continuará a afirmar”, observou.
O presidente da câmara indicou ainda que, com o novo auditório, “é possível implementar uma estratégia consistente de captação de turismo e de programação cultural para todo o ano, e não só durante a época de verão, contribuindo para uma maior atratividade”.
Em setembro de 2022, a autarquia anunciou o início da construção de um auditório com 408 lugares orçado em 2,7 milhões de euros, com conclusão prevista até ao final do verão de 2023.

O distrito de Viana do Castelo está a promover uma campanha de recolha de bens para apoiar as vítimas afetadas pela tempestade Kristin, que causou vários estragos na região de Leiria. A iniciativa é promovida pelo OLYMPICS4ALL – Desporto/Solidariedade, com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Federação Distrital de Bombeiros de Viana do Castelo.
Paredes de Coura prepara-se para um fevereiro recheado de cultura, tradições e programação para todos os públicos. O mês começa com o já tradicional Entrudo Sopeiro, mas traz também propostas de teatro, dança, cinema e atividades para famílias e bebés.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo realiza, esta terça-feira 3 de fevereiro, mais uma reunião ordinária do executivo, com uma ordem de trabalhos composta por 21 pontos que abrangem áreas como gestão financeira, apoios sociais e associativos, mobilidade, saúde e desenvolvimento local.
O Festival Viana Jazz foi distinguido como um dos 10 finalistas da 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, um prestigiado certame que reconhece os melhores festivais de música da Península Ibérica.
Valença celebra, uma vez mais, o mês do amor com a iniciativa “Valença – Onde o Amor Acontece”, um concurso de fotografia que convida os casais a registar momentos especiais nos cenários mais emblemáticos do concelho.
A Região Escutista de Viana do Castelo mobilizou uma equipa de dirigentes para apoiar as populações afetadas pela passagem da depressão Kristin, que provocou elevados prejuízos em várias zonas do país, sobretudo no centro de Portugal.
A Sandokan, empresa portuguesa sediada em Viana do Castelo, esteve envolvida na resposta às falhas no fornecimento elétrico registadas no concelho de Leiria, na sequência das tempestades que afetaram a região Centro no passado fim de semana.