A psicóloga escolar do Agrupamento de Escolas da Abelheira, Paula Lima, acaba de publicar o seu primeiro livro infantil intitulado "Na Escola de Héstia". Trata-se de uma edição da Cordel D’Prata, dedicada ao público infanto juvenil.
A apresentação publica do livro, que contou com dramatização de alguns momentos da história, decorreu na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e esteve a cargo da educadora e escritora, Sílvia Mota Lopes.
Paula Lima, autora do livro “Na Escola de Héstia” nasceu em Viana do Castelo, é Mestre em Psicologia da Educação e psicóloga escolar no Agrupamento de Escolas da Abelheira, na capital do Alto Minho.
A Direção da Associação de Pais e EE do Agrupamento de Escolas da Abelheira felicitou a autora pelo lançamento desta obra.
Conheça aqui um pouco da história:
Em Héstia, uma pequena aldeia do Polo Norte, existe uma escola muito especial para onde todas as crianças querem ir. Aqui, todos os dias, acontece o maior evento das suas vidas: aprender!
O Pedro, um aluno muito curioso, sentiu que algo de diferente e misterioso se passa e decide contar as suas suspeitas aos melhores amigos.
Em conjunto, com a ajuda da professora Laura, o grupo constrói um plano para descobrir qual o mistério que faz com que todas as crianças se tornem verdadeiros sábios e aprendizes para toda a vida.
A cumplicidade e persistência do grupo, com a mestria da professora, faz os alunos entrarem numa aventura ousada e envolvente, que os levarão a uma descoberta surpreendente.
Uma história inesperada, na qual todas as crianças vão querer entrar, levará à criação da mais bela obra de arte!
Da editora Cordel D’ Prata, com ilustração de Milena Caetano, o livro já está disponível nas plataformas da Wook, Bertrand, Fnac e nas livrarias locais de Viana do Castelo, Braga e Porto.


Fotos: Paula Lima
O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.