A psicóloga escolar do Agrupamento de Escolas da Abelheira, Paula Lima, acaba de publicar o seu primeiro livro infantil intitulado "Na Escola de Héstia". Trata-se de uma edição da Cordel D’Prata, dedicada ao público infanto juvenil.
A apresentação publica do livro, que contou com dramatização de alguns momentos da história, decorreu na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e esteve a cargo da educadora e escritora, Sílvia Mota Lopes.
Paula Lima, autora do livro “Na Escola de Héstia” nasceu em Viana do Castelo, é Mestre em Psicologia da Educação e psicóloga escolar no Agrupamento de Escolas da Abelheira, na capital do Alto Minho.
A Direção da Associação de Pais e EE do Agrupamento de Escolas da Abelheira felicitou a autora pelo lançamento desta obra.
Conheça aqui um pouco da história:
Em Héstia, uma pequena aldeia do Polo Norte, existe uma escola muito especial para onde todas as crianças querem ir. Aqui, todos os dias, acontece o maior evento das suas vidas: aprender!
O Pedro, um aluno muito curioso, sentiu que algo de diferente e misterioso se passa e decide contar as suas suspeitas aos melhores amigos.
Em conjunto, com a ajuda da professora Laura, o grupo constrói um plano para descobrir qual o mistério que faz com que todas as crianças se tornem verdadeiros sábios e aprendizes para toda a vida.
A cumplicidade e persistência do grupo, com a mestria da professora, faz os alunos entrarem numa aventura ousada e envolvente, que os levarão a uma descoberta surpreendente.
Uma história inesperada, na qual todas as crianças vão querer entrar, levará à criação da mais bela obra de arte!
Da editora Cordel D’ Prata, com ilustração de Milena Caetano, o livro já está disponível nas plataformas da Wook, Bertrand, Fnac e nas livrarias locais de Viana do Castelo, Braga e Porto.


Fotos: Paula Lima
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.