A psicóloga escolar do Agrupamento de Escolas da Abelheira, Paula Lima, acaba de publicar o seu primeiro livro infantil intitulado "Na Escola de Héstia". Trata-se de uma edição da Cordel D’Prata, dedicada ao público infanto juvenil.
A apresentação publica do livro, que contou com dramatização de alguns momentos da história, decorreu na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e esteve a cargo da educadora e escritora, Sílvia Mota Lopes.
Paula Lima, autora do livro “Na Escola de Héstia” nasceu em Viana do Castelo, é Mestre em Psicologia da Educação e psicóloga escolar no Agrupamento de Escolas da Abelheira, na capital do Alto Minho.
A Direção da Associação de Pais e EE do Agrupamento de Escolas da Abelheira felicitou a autora pelo lançamento desta obra.
Conheça aqui um pouco da história:
Em Héstia, uma pequena aldeia do Polo Norte, existe uma escola muito especial para onde todas as crianças querem ir. Aqui, todos os dias, acontece o maior evento das suas vidas: aprender!
O Pedro, um aluno muito curioso, sentiu que algo de diferente e misterioso se passa e decide contar as suas suspeitas aos melhores amigos.
Em conjunto, com a ajuda da professora Laura, o grupo constrói um plano para descobrir qual o mistério que faz com que todas as crianças se tornem verdadeiros sábios e aprendizes para toda a vida.
A cumplicidade e persistência do grupo, com a mestria da professora, faz os alunos entrarem numa aventura ousada e envolvente, que os levarão a uma descoberta surpreendente.
Uma história inesperada, na qual todas as crianças vão querer entrar, levará à criação da mais bela obra de arte!
Da editora Cordel D’ Prata, com ilustração de Milena Caetano, o livro já está disponível nas plataformas da Wook, Bertrand, Fnac e nas livrarias locais de Viana do Castelo, Braga e Porto.


Fotos: Paula Lima
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.