A psicóloga escolar do Agrupamento de Escolas da Abelheira, Paula Lima, acaba de publicar o seu primeiro livro infantil intitulado "Na Escola de Héstia". Trata-se de uma edição da Cordel D’Prata, dedicada ao público infanto juvenil.
A apresentação publica do livro, que contou com dramatização de alguns momentos da história, decorreu na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo e esteve a cargo da educadora e escritora, Sílvia Mota Lopes.
Paula Lima, autora do livro “Na Escola de Héstia” nasceu em Viana do Castelo, é Mestre em Psicologia da Educação e psicóloga escolar no Agrupamento de Escolas da Abelheira, na capital do Alto Minho.
A Direção da Associação de Pais e EE do Agrupamento de Escolas da Abelheira felicitou a autora pelo lançamento desta obra.
Conheça aqui um pouco da história:
Em Héstia, uma pequena aldeia do Polo Norte, existe uma escola muito especial para onde todas as crianças querem ir. Aqui, todos os dias, acontece o maior evento das suas vidas: aprender!
O Pedro, um aluno muito curioso, sentiu que algo de diferente e misterioso se passa e decide contar as suas suspeitas aos melhores amigos.
Em conjunto, com a ajuda da professora Laura, o grupo constrói um plano para descobrir qual o mistério que faz com que todas as crianças se tornem verdadeiros sábios e aprendizes para toda a vida.
A cumplicidade e persistência do grupo, com a mestria da professora, faz os alunos entrarem numa aventura ousada e envolvente, que os levarão a uma descoberta surpreendente.
Uma história inesperada, na qual todas as crianças vão querer entrar, levará à criação da mais bela obra de arte!
Da editora Cordel D’ Prata, com ilustração de Milena Caetano, o livro já está disponível nas plataformas da Wook, Bertrand, Fnac e nas livrarias locais de Viana do Castelo, Braga e Porto.


Fotos: Paula Lima
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, visitou esta semana 24 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Viana do Castelo, para transmitir votos de Feliz Natal e Boas Festas e entregar mantas aos utentes, proporcionando-lhes mais conforto durante os meses frios.
A Companhia de Teatro do Noroeste assinala, em 2026, 35 anos de atividade artística ininterrupta com a estreia da sua criação número 180. A programação do próximo ano já foi apresentada e promete abranger teatro, música, dança, circo contemporâneo, ópera e cinema, reforçando o Teatro Municipal Sá de Miranda como espaço de criação e debate cultural.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.