Incidentes e problemas mecânicos marcaram a prova da dupla formada por Nelson Silva e Paulo Silva, que conquistaram um Top 7 na geral do Campeonato Promo de Ralis.
Organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande, a prova decorreu pelo centro nevrálgico na Marinha Grande e passou ainda pelos concelhos de Pombal e de Alcobaça.
Nelson Silva e a estrutura da JC Motorsport tinham os objetivos definidos para a competição do Toyota Yaris Proto.
Ainda o cronómetro não estava a contar quando surgiu o primeiro percalço.
“Na segunda passagem da Sessão de Treinos Livres, dei um toque e já não deu para ir ao qualifying, perdendo sessão e meia de trabalho com o carro”, revelou o piloto.
Apesar do sucedido, Nelson Silva e Paulo Silva, registaram o 5º melhor tempo entre os Promo na 1ª classificativa, sendo que no arranque da Super Especial noturna na Marinha Grande, que encerrava o primeiro dia de prova, uma transmissão do Yaris cedeu e a dupla foi forçada a fazer os 1500 metros do traçado urbano em ritmo lento, passando para a 14ª posição, onde a dupla encontrou “troços muito sujos” assim como problemas na embraiagem, que os levaram a ter “uma saída de estrada”.
“Ficamos sem travões na segunda passagem pela especial de Pombal e tivemos outra saída de estrada. Ficamos com bastantes danos na traseira esquerda do Yaris, partimos um disco dos travões e uma manga de eixo, mas, felizmente, conseguimos chegar à nossa assistência. Aí, A JCMOTORSPORT fez um trabalho extraordinário e conseguimos voltar para os dois últimos troços”, destaca Nelson Silva, que se sente “satisfeito por termos conseguido terminar e por, mesmo com todos estes problemas, ainda termos recuperado até ao 7º lugar”.
O piloto de Viana do Castelo” vira agora todas as atenções para o 11º Rali De Viana Do Castelo, Cidade Europeia Do Desporto, que se realizará nos dias 10 e 11 de novembro e onde Nelson Silva quer “fazer um rali sem percalços e, porque estamos em casa, terminar e tudo fazer para andar rápido”.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.
Integrado na programação do evento “Músicas à Senhora”, que marca a Romaria de Nossa Senhora da Peneda, o concerto de Áurea promete ser um dos momentos altos das celebrações em Arcos de Valdevez. A artista sobe ao palco no dia 5 de setembro, num cenário único: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, recentemente classificado como Monumento Nacional.
O Darque Kayak Clube anunciou o fim do seu projeto de paracanoagem, uma iniciativa pioneira que, durante oito anos, integrou atletas com deficiência motora e intelectual na alta competição. A decisão, comunicada esta semana, foi motivada pela falta de recursos técnicos, humanos e financeiros que inviabilizam a continuidade do acompanhamento exigido por esta vertente do desporto adaptado.
A freguesia de Vila Praia de Âncora prepara-se para receber, entre os dias 10 e 14 de setembro, as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, uma das celebrações religiosas e culturais mais emblemáticas do concelho de Caminha e da região do Alto Minho.
O Município de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa –, que decorre até domingo no Algarve. A participação insere-se na iniciativa “Região Europeia de Gastronomia e Vinho”, com o objetivo de promover os produtos regionais e as potencialidades turísticas do concelho.
O Largo de Santa Catarina, na Ribeira de Viana do Castelo, volta a receber a Mostra Gastronómica este fim de semana, num evento que alia gastronomia, cultura popular e música ao vivo. Integrada na programação de Viana do Castelo – Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025, a iniciativa decorre entre as 18h00 e as 24h00, com entrada livre.