O álbum "Chromosome", do músico vianense Mário Costa, está nomeado para a 6ª edição dos Prémios de Música Portuguesa (Play), na categoria de "Melhor Álbum Jazz".
“Chromosome” surge no início de 2023 e é o projeto mais pessoal do artista vianense. “O novo álbum intitula-se Chromosome, nome que deriva da escrita rigorosa e personalizada de Costa, tendo em conta o ADN de cada um dos músicos que escolheu cuidadosamente para o projeto: Cuong VU, Benoît Delbecq e Bruno Chevillon”, lê-se no site do artista.
Vianense de gema, Mário Costa nasceu a 7 de janeiro de 1986, começou as aulas de bateria aos oito anos, mas aos seis já dominava as baquetas. Estudou percussão clássica na Escola Profissional de Música de Viana, onde conheceu compositores contemporâneos do século XX como John Cage, Steve Reich, Iannis Xenakis, entre outros.
Em 2018, estreou o seu primeiro trabalho “Oxy Patina”, que além de inúmeras críticas internacionais, recebeu as cinco estrelas da revista “Jazz.pt” que lhe atribuiu os títulos de “melhor álbum do ano” e “músico de jazz nacional do ano”.
Os Play visam premiar as músicas e os artistas que mais se destacaram na Música Portuguesa anualmente, contribuindo também para elevar e promover a música nacional enquanto parte do património cultural do país. A 6ª edição acontece no dia 16 de maio, no Coliseu dos Recreios de Lisboa e com transmissão em direto na RTP1, RTP Internacional, RTP África e RTP Play.
Além de Mário Costa, estão ainda nomeados para os prémios play o grupo vianense “Sons do Minho” com o tema “Recomeçar”, na categoria de “Prémio Música Ligeira e Popular”.
É já esta sexta-feira que o Club Lote 5 recebe o Lote of Christmas, um evento produzido em parceria com a Anémona Sonora.
O Município de Monção volta a promover a iniciativa “Férias Fora de Portas”, destinada a crianças da Educação Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico residentes no concelho. O programa de ocupação de tempos livres decorre durante as férias de Natal, oferecendo atividades lúdicas e educativas.
O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.