Logo
Música

Vianense Mário Costa nomeado com o álbum “Chromosome” para os prémios Play

3 Abril, 2024 | 10:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O álbum "Chromosome", do músico vianense Mário Costa, está nomeado para a 6ª edição dos Prémios de Música Portuguesa (Play), na categoria de "Melhor Álbum Jazz". 

“Chromosome” surge no início de 2023  e é o projeto mais pessoal do artista vianense.  “O novo álbum intitula-se Chromosome, nome que deriva da escrita rigorosa e personalizada de Costa, tendo em conta o ADN de cada um dos músicos que escolheu cuidadosamente para o projeto: Cuong VU, Benoît Delbecq e Bruno Chevillon”, lê-se no site do artista.

Vianense de gema, Mário Costa nasceu a 7 de janeiro de 1986, começou as aulas de bateria aos oito anos, mas aos seis já dominava as baquetas. Estudou percussão clássica na Escola Profissional de Música de Viana, onde conheceu compositores contemporâneos do século XX como John Cage, Steve Reich, Iannis Xenakis, entre outros.

Em 2018, estreou o seu primeiro trabalho “Oxy Patina”, que além de inúmeras críticas internacionais, recebeu as cinco estrelas da revista “Jazz.pt” que lhe atribuiu os títulos de “melhor álbum do ano” e “músico de jazz nacional do ano”.

Os Play visam premiar as músicas e os artistas que mais se destacaram na Música Portuguesa anualmente, contribuindo também para elevar e promover a música nacional enquanto parte do património cultural do país. A 6ª edição acontece no dia 16 de maio, no Coliseu dos Recreios de Lisboa e com transmissão em direto na RTP1, RTP Internacional, RTP África e RTP Play.

Além de Mário Costa, estão ainda nomeados para os prémios play o grupo vianense “Sons do Minho” com o tema “Recomeçar”, na categoria de “Prémio Música Ligeira e Popular”.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 12 Novembro, 2025

Programa da PSP reforça segurança de pessoas vulneráveis na via pública

O Programa “Estou Aqui Adultos”, promovido pela Polícia de Segurança Pública (PSP), destina-se a pessoas que, devido à idade ou a uma patologia, possam ficar desorientadas ou inconscientes na via pública, mesmo que de forma momentânea.

Regional 11 Novembro, 2025

Camarinhas da Mata do Camarido reforçadas com plantação de milhares de plantas

A Mata Nacional do Camarido, em Caminha, recebeu um reforço significativo na proteção de uma das suas espécies endémicas mais emblemáticas: a camarinha. Cerca de 3 000 plantas, incluindo machos e fêmeas, foram reintroduzidas no local através de uma ação promovida pela Associação COREMA e pelo Projeto EMC² (Explorar Matos de Camarinhas da Costa, MARE-ARNET).

Regional 11 Novembro, 2025

Jovens de Viana do Castelo criam jogos inovadores na grande final do Games Hackathon

Mais de 300 jovens participaram na grande final do Games Hackathon – Tour STARTS Juvenil, realizada no Centro Cultural de Viana do Castelo, durante a VianaCon – Convenção de Jogos de Tabuleiro Modernos.

Regional 11 Novembro, 2025

GNR de Viana do Castelo detém 13 pessoas e regista centenas de infrações

O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR realizou, entre 3 e 9 de novembro, uma série de operações focadas na prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança comunitária, com resultados expressivos.

Internacional 11 Novembro, 2025

Luís Nobre tranquilo com segurança dos autocarros Yutong em Viana do Castelo

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou estar tranquilo quanto à segurança e proteção de dados dos autocarros elétricos da fabricante chinesa Yutong, que desde setembro asseguram o transporte urbano na cidade.

Cultura 11 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe 9.ª edição do Festival de Teatro com programação nacional e internacional

Viana do Castelo prepara-se para acolher, de 15 a 22 de novembro, a 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento terá como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reunindo espetáculos de destaque nacional e internacional.

Internacional 11 Novembro, 2025

Chineses garantem segurança dos dados e negam controlo remoto dos autocarros

O fabricante chinês de autocarros Yutong assegura que não existe qualquer risco de acesso remoto ou manipulação à distância dos veículos que circulam em Portugal, incluindo Viana do Castelo, e que todos os dados recolhidos estão protegidos e armazenados na União Europeia.