O álbum "Chromosome", do músico vianense Mário Costa, está nomeado para a 6ª edição dos Prémios de Música Portuguesa (Play), na categoria de "Melhor Álbum Jazz".
“Chromosome” surge no início de 2023 e é o projeto mais pessoal do artista vianense. “O novo álbum intitula-se Chromosome, nome que deriva da escrita rigorosa e personalizada de Costa, tendo em conta o ADN de cada um dos músicos que escolheu cuidadosamente para o projeto: Cuong VU, Benoît Delbecq e Bruno Chevillon”, lê-se no site do artista.
Vianense de gema, Mário Costa nasceu a 7 de janeiro de 1986, começou as aulas de bateria aos oito anos, mas aos seis já dominava as baquetas. Estudou percussão clássica na Escola Profissional de Música de Viana, onde conheceu compositores contemporâneos do século XX como John Cage, Steve Reich, Iannis Xenakis, entre outros.
Em 2018, estreou o seu primeiro trabalho “Oxy Patina”, que além de inúmeras críticas internacionais, recebeu as cinco estrelas da revista “Jazz.pt” que lhe atribuiu os títulos de “melhor álbum do ano” e “músico de jazz nacional do ano”.
Os Play visam premiar as músicas e os artistas que mais se destacaram na Música Portuguesa anualmente, contribuindo também para elevar e promover a música nacional enquanto parte do património cultural do país. A 6ª edição acontece no dia 16 de maio, no Coliseu dos Recreios de Lisboa e com transmissão em direto na RTP1, RTP Internacional, RTP África e RTP Play.
Além de Mário Costa, estão ainda nomeados para os prémios play o grupo vianense “Sons do Minho” com o tema “Recomeçar”, na categoria de “Prémio Música Ligeira e Popular”.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.