Logo
Desporto

Vianense Iúri Leitão foi porta-estandartes na Cerimónia de Encerramento dos Jogos Olímpicos

12 Agosto, 2024 | 9:25
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O ciclista Iúri Leitão, o primeiro português a conquistar duas medalhas na mesma edição dos Jogos Olímpicos, e a judoca Patrícia Sampaio, `responsável` por abrir o medalheiro, foram os porta-estandartes de Portugal na Cerimónia de Encerramento.

Ouro olímpico no madison, ao lado de Rui Oliveira, e vice-campeão olímpico no omnium, o vianense de 26 anos era a escolha `óbvia` para levar a bandeira de Portugal no momento que encerra os Jogos Olímpicos Paris2024, mas o vianense teve também a companhia de Patrícia Sampaio, bronze nos -78 kg.

“É um orgulho enorme. Eu quando vi a Cerimónia de Abertura fiquei muito contente e acho que fomos muito bem representados, mas nunca sonhei sequer que pudesse vir a ser eu o porta-estandarte da Cerimónia de Encerramento”, reconheceu o novo campeão olímpico.

Leitão descreve a distinção como “uma honra indescritível”. “Estou extremamente satisfeito por ter sido convidado a levar o estandarte de Portugal”, completou.

Portugal segue a tradição recente, iniciada em Pequim2008 com Vanessa Fernandes, medalha de prata no triatlo, de entregar a responsabilidade a um medalhado, seguindo-se o canoísta Fernando Pimenta em Londres2012, Telma Monteiro no Rio2016 e do campeão olímpico do triplo salto Pedro Pichardo em Tóquio2020.

Antes, já Fernanda Ribeiro tinha tido a honra de, enquanto campeã olímpica, carregar a bandeira no fecho do evento, em Atlanta1996, onde ganhou os 10.000 metros, e Carlos Lopes levou o estandarte em Montreal1976, quando estava a oito anos de conquistar o primeiro ouro português, em Los Angeles1984.

A missão portuguesa, de 73 atletas, conquistou quatro medalhas em Paris2024: ouro no madison, por Rui Oliveira e Iúri Leitão, prata também no omnium, ambas no ciclismo de pista, a prata de Pichardo no triplo salto e o bronze de Patrícia Sampaio no judo.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Música 19 Dezembro, 2025

Jarojupe atuam hoje em concerto acústico integrado na animação de Natal de Viana do Castelo

A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.

Regional 19 Dezembro, 2025

Viana TV promove Natal em Viana do Castelo com programa em direto da Praça da República

A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.

Regional 18 Dezembro, 2025

Hugo Soares leva novo espetáculo de stand-up às freguesias de Viana do Castelo

O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.

Desporto 18 Dezembro, 2025

Árbitra valenciana promovida à Primeira Categoria da UEFA

A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.

Regional 18 Dezembro, 2025

Freguesia de Miranda celebra tradição da matança do porco com convívio e sabores típicos

A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.

Internacional 18 Dezembro, 2025

Portugal conquista mais 800 toneladas de bacalhau para 2026

Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.

Regional 18 Dezembro, 2025

Ponte de Lima aumenta apoios às freguesias em 25%

A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.