O ciclista vianense Iúri Leitão voltou a demonstrar o seu talento e forma excecional ao conquistar duas vitórias no 21.º Troféu Internacional Cidade de Barcelona - XII Memorial Miguel Poblet, uma prestigiada competição de ciclismo de pista.
Depois de ter subido ao lugar mais alto do pódio na sexta-feira, em Madison, ao lado de Ivo Oliveira — seu companheiro de equipa e parceiro de ouro nos Jogos Olímpicos Paris2024 —, Iúri Leitão voltou a destacar-se no sábado, ao vencer o omnium, uma das provas mais exigentes da modalidade.
O vice-campeão olímpico dominou a competição desde a primeira das quatro corridas que compõem o omnium, terminando com um total de 212 pontos. O também português Diogo Narciso garantiu o segundo lugar, com 178 pontos, enquanto o neerlandês Justus Willemsen fechou o pódio com 134.
Também no setor feminino, Portugal esteve em evidência. Maria Martins terminou em segundo lugar no omnium feminino com 129 pontos, atrás da norueguesa Anita Stenberg (166 pontos). Já Daniela Campos, apesar de uma queda na prova de eliminação, conseguiu terminar em oitavo lugar com 88 pontos.
O selecionador nacional, Gabriel Mendes, sublinhou a qualidade das prestações portuguesas: “Tivemos um dia bastante bom. O programa de omnium é sempre exigente e requer bastante dos atletas ao longo de todo o dia. Todos tiveram excelentes desempenhos e desenvolveram um trabalho muito bom, procurando dar sempre o melhor nas diferentes provas.”
Natural de Viana do Castelo, Iúri Leitão continua a afirmar-se como uma das maiores referências do ciclismo de pista a nível mundial, orgulhando a região e todo o país com os seus feitos.
Quatro estudantes do curso de Engenharia Mecatrónica da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo (ESTG-IPVC) transformaram uma ideia inovadora em realidade: a paragem sustentável e interativa “Energia com Propósito”, que conquistou o primeiro lugar no concurso nacional Escola da Energia | Universitários, promovido pela Fundação EDP.
O Monumento Natural Local das Chãs de Santa Luzia, em Viana do Castelo, foi recentemente alvo de uma nova intervenção ecológica no âmbito do Protocolo de Cooperação para a Reabilitação Ecológica das Áreas Classificadas do concelho.
A Biblioteca Municipal de Valença assinalou, no dia 20 de outubro, o 12.º aniversário do Clube de Leitura “Chá com Palavras”, projeto que promove há mais de uma década o gosto pelos livros e o convívio em torno da literatura.
O Salão Nobre da Assembleia da República, em Lisboa, recebe a partir desta quinta-feira a exposição “Porcelana Portuguesa: A Harmonia dos Contrários”, que presta homenagem à tradição e à arte das antigas fábricas de cerâmica e porcelana portuguesas dos séculos XVIII e XIX — entre elas, as de Viana do Castelo, reconhecidas pela qualidade e beleza das suas peças.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) passa a integrar o Digital Education Council (DEC), uma rede internacional que reúne mais de 100 instituições comprometidas com a inovação pedagógica sustentável e o uso responsável da inteligência artificial no ensino superior e na formação contínua.
Valença foi distinguida com a placa distintiva da classificação do Lanço da Cruz como Património Cultural Imaterial de Portugal, numa cerimónia que decorreu em Lisboa, no âmbito das comemorações do Dia Internacional do Património Cultural Imaterial.
A Tuna de Veteranos de Viana do Castelo vai representar Portugal no XXVIII Certame Internacional da Federación Internacional de Cuarentunas, que decorrerá nos dias 24, 25 e 26 de outubro de 2025, em Cartagena, Espanha. A comitiva vianense contará com a presença especial do seu Tuno Honorário, Augusto Canário, um dos nomes mais reconhecidos da música popular portuguesa.