Um empate (1-1) muito suado foi o bastante para a Sanjoanense assegurar a manutenção na Liga 3, mas a derrota (1-0) do Canelas na casa do Anadia deixou o Vianense a depender de si na última jornada. A equipa de Rogério Brito tem que ganhar para garantir a manutenção na Liga 3.
Recorde-se que o Canelas 2010 viu confirmada a subtração de três pontos na Liga 3, devido à utilização irregular do defesa Agostinho Carvalho, no jogo da primeira jornada da fase de manutenção, realizado em Fafe. No entanto, a equipa de Vila Nova de Gaia recorreu do castigo aplicado pelo Conselho de Disciplina da FPF.
Outro qualquer resultado que não a vitória atira o Vianense para o Campeonato de Portugal.
À partida para a última jornada apenas está disponível uma vaga para três equipas. Anadia, com 12 pontos, joga em Viana com o Vianense que tem 10 e o Canelas, também com 10 pontos, joga em casa com o Fafe.
Na partida deste sábado em São João da Madeira, correspondente à 9.ª e penúltima jornada da Série 1 da Fase de Manutenção, a Sanjoanense teve uma boa prestação na primeira parte e conseguiu adiantar-se, com um belo golo de Rui Moreira (26’), rematando de ressaca, com o pé esquerdo, após um alívio de cabeça de Araújo.
Depois do intervalo, Rogério Brito arriscou mais e o Vianense só não igualou mais cedo a partida devido a duas defesas fabulosas de Diogo Almeida (48’ e 50’) e ao ferro da baliza (49’). O golo de David Vinhas (62’), concluindo um cruzamento de Leandro, liberto, ao 2.º poste, ainda fez renascer a esperança, mas, na melhor oportunidade até final (75’), voltou a ser o guarda-redes da Sanjoanense a resolver, com uma mancha preciosa que anulou o perigo lançado por Jordão, isolado.
Apesar de ser o terceiro empate consecutivo, a Sanjoanense prolongou a sua melhor fase da época (não perde há 6 jogos) e, com isso, garantiu a permanência. O Vianense vai no quinto jogo sem vencer mas a depender de si para conseguir atingir o principal objetivo da época
O espírito natalício chegou de forma inesperada ao Jardim D. Fernando, em Viana do Castelo, onde um presépio instalado num local pouco habitual tem despertado a curiosidade e o encanto de quem por ali passa.
O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.