Aquele que é o último grande evento da Cidade Europeia do Desporto – o 12.º Viana Volley Clube – foi apresentado em conferência de imprensa. O evento contará com 1336 atletas de 25 clubes com 95 equipas femininas e masculinas, que vão defrontar-se em 12 campos diferentes de 7 pavilhões do concelho.
O evento desportivo, organizado pelo Voleibol Clube de Viana em parceria com o município, tem o apoio de diversas entidades e vai já na sua 12.º edição, destinando-se exclusivamente aos escalões de formação. Homologado pela Federação Portuguesa de Voleibol, é já o mais torneio de voleibol da época do ano, sendo “uma referência nacional”, de acordo com o responsável do clube, Paulo Alves.
Vindas de diversos locais do país e da vizinha Galiza, as equipas vão jogar 261 jogos no total, nos doze campos disponíveis, sendo que a cerimónia de abertura está marcada para as 22 horas de dia 26, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
Segundo Paulo Alves, este é um recorde no número de atletas, sendo que a maior incidência é no voleibol feminino. “Este é um evento importante e sem a parceria do município não seria possível”, assegurou o responsável.
Já o Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, este é o resultado “de um trabalho determinante na capacitação humana”, destacando a importância da formação. “Estamos a falar de um trabalho diário que cumpre os princípios elementares de integração e inclusão”, salientou o autarca, classificando ainda o evento como sendo “de excelência, consolidação e crescimento”.
“Vamos trabalhar para colocar à disposição mais condições para que o evento possa crescer”, reiterou, acrescentando que “este tipo de eventos promove a cidade, o concelho, a modalidade e o desporto, sobretudo no ano em que Viana do Castelo é Cidade Europeia do Desporto”.
O torneio realiza-se de 26 a 29 de dezembro.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR) realizou, entre os dias 2 e 8 de fevereiro, um conjunto de operações em todo o distrito, com o objetivo de prevenir e combater a criminalidade violenta, reforçar a fiscalização rodoviária e promover ações de sensibilização junto da população.
Trinta e quatro pessoas, entre as quais 18 crianças, foram realojadas preventivamente na zona ribeirinha de Valença devido ao risco de cheia do rio Minho, informou a Proteção Civil. A medida deverá manter-se pelo menos até esta terça-feira, dependendo das descargas da barragem da Frieira, em Espanha.
Portugal continental está hoje, terça-feira, sob forte instabilidade meteorológica, com previsão de chuva persistente e por vezes intensa, sobretudo nas regiões Norte e Centro, onde vigoram avisos laranja devido ao risco de acumulados elevados de precipitação.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR emitiu um aviso à população devido à continuidade de condições meteorológicas adversas, alertando para a possibilidade de cheias, inundações urbanas, vento forte e instabilidade de taludes em várias zonas do distrito.
O Elevador de Santa Luzia, uma das principais atrações turísticas de Viana do Castelo, encontra-se temporariamente encerrado após uma avaria provocada pela trovoada registada na passada sexta-feira.
O espírito folião regressa a Monção com o Carnaval na Praça 2026, que decorre nos dias 12, 14, 15 e 16 de fevereiro. Sob o mote “Dá Corda à Tua Festa!”, o evento promete transformar o centro da vila num espaço repleto de cor, música e alegria.
A Câmara Municipal de Caminha abriu um concurso público no valor de 295 mil euros para a valorização e conservação do património museológico do concelho.