Logo
Regional

Viana promove reunião com as Juntas e Uniões de Freguesia para esclarecer questões sobre animais

15 Março, 2023 | 15:30
Partilhar
Isabel Marques
2 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu uma reunião de trabalho com as Juntas e Uniões de Freguesia do concelho para esclarecer e reforçar alguns procedimentos e boas práticas a adotar relativamente a questões associadas a animais, sejam de companhia ou animais selvagens. 

O encontro contou com a presença da vereadora do Ambiente e da Proteção Civil, Fabíola Oliveira, e da vereadora dos Serviços Urbanos, Carlota Borges. A reunião aconteceu num momento em que a autarquia se vê “frequentemente confrontada com questões associadas a animais, sejam de companhia, de pecuária ou animais selvagens. Nesse contexto, embora algumas diligências tenham vindo a ser efetuadas com apoio de diversas entidades, muito em particular com Juntas de Freguesia, foi identificada a necessidade de se reforçar boas práticas e metodologias a adotar”, esclareceu o executivo.

No caso de animais de companhia, “existe regulamentação devidamente estabelecida e que tem vindo a evoluir, no sentido de garantir melhor qualidade de vida possível a este animais, sendo que o mesmo se aplica a animais de pecuária. No caso de espécies selvagens, é cada vez mais frequente a sociedade civil manifestar atenção e preocupação relativamente a questões de biodiversidade, em geral, e a da proteção de espécies animais e vegetais, em particular”, explicou.

Assim, foi esclarecido que, por vezes, “alguns animais selvagens vivos são identificados junto de aglomerados populacionais, mas que os mesmos podem não necessitar da intervenção direta do ser humano para voltar ao seu habitat. Se o animal se encontrar parado e aparentemente inativo, deverá haver um motivo para esse comportamento (descanso, hibernação, etc.) e a remoção do local original poderá ser mais prejudicial à espécie do que deixá-la no local onde sempre se encontra”, exemplificou a autarquia.

Foi ainda indicado “que caso o animal seja uma cria / juvenil, e se considere que se encontra em perigo, poderá ser deslocado para um local que se considere mais seguro e protegido de predadores, preferencialmente utilizando um pano e evitando uma distância relativamente ao local onde o encontrou para que os progenitores o encontrem. Caso o animal se encontre ferido, deverão ser os cidadãos a contactar os serviços do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) ou a linha SOS Ambiente e Território do Serviço Especial de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA)”, completou.

Nos casos em que sejam observados animais selvagens mortos em espaço de uso público, foi coordenado com as Juntas de Freguesia a manutenção de apoio que têm vindo a prestar nesta matéria. “Ainda que estas situações não representem um risco imediato para a saúde pública, algumas recomendações foram partilhadas no sentido de, sempre que possível, integrar o animal no espaço natural para que cumpra o ciclo de vida desse ecossistema. Em última análise e, caso se considere necessário, poderão estes animais ser enterrados cumprindo as normas definidas pela Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV)”, alertou o executivo.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 22 Julho, 2024

Viana do Castelo consolida indústria de produção de válvulas

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou hoje o contrato de investimento com a Valforjado Indústria de Válvulas, Unipessoal Lda, para que a empresa, com sede na freguesia de Chafé, avance com um investimento de 1,847 milhões de euros num novo projeto industrial.

Nacional 22 Julho, 2024

Proteção Civil alerta para risco de incêndio rural com temperaturas nos 40 graus

A Proteção Civil alertou esta segunda-feira para o perigo de incêndio rural muito elevado no interior norte e centro e no Algarve devido ao aumento da temperatura, que pode atingir valores próximos dos 40° e, pontualmente, dos 42º.

Regional 22 Julho, 2024

A partir de 4ª feira e até domingo “Caminha Medieval” comemora os 740 Anos da Outorga do Foral

O Centro Histórico prepara-se para uma viagem de mais de sete séculos, com Caminha Medieval, que abre portas no coração da Vila, já esta quarta-feira e fica até domingo, com um programa diversificado. Nesta edição o evento celebra os 740 anos da Outorga do Foral a Caminha: a 24 de julho de 1284, D. Dinis, Rei de Portugal, outorga a primeira Carta Foral à Vila de Caminha. Caminha pela sua posição marítimo-fluvial privilegiada cedo viu a sua importância estratégico-militar ser reconhecida, sendo a sede agraciada com o seu primeiro foral em 1284. A preocupação régia com o povoamento e a defesa, num território fronteiriço, implicou garantir aos seus habitantes segurança, isenção ou redução tributária, assim como novas formas de governação local. 

Regional 22 Julho, 2024

Viana do Castelo: Suspeita de burlas de milhares de euros com apresentações na PSP

O Tribunal de Viana do Castelo decretou a medida de coação de apresentações semanais na PSP a uma mulher de 30 anos, residente em Mazarefes, por alegada prática de burlas de milhares de euros.

Regional 22 Julho, 2024

Rede Expressos prepara operação especial para o Festival de Paredes de Coura

A Rede Expressos é o parceiro oficial de mobilidade e a única transportadora de longo curso para o festival Vodafone Paredes de Coura que se realiza entre 14 e 17 de agosto, tendo reforçado a sua oferta de serviços para o local a partir de 9 de agosto, abrindo até agora mais de 42 serviços adicionais perante a procura registada embora se espere que o número de serviços adicionais possa ultrapassar os 80.

Desporto 22 Julho, 2024

Luciano Amorim continua a comandar equipas de formação da Escola Desportiva de Viana

Luciano Amorim, ligado à iniciação da patinagem e ao Hóquei em Patins, Sub-11 e sub-13 na época anterior, renova funções para época 2024/2025 na EDV, sendo também o responsável pelos escalões da formação do emblema Auri-negra.

Regional 22 Julho, 2024

Câmara de Monção apoia alunos com 75 euros para material escolar

A Câmara de Monção revelou que estão abertas as candidaturas a um vale de 75 euros para a aquisição de material escolar dos alunos residentes no concelho, do 1.º ao 12.º anos de escolaridade.