Viana do Castelo vai contar, entre os dias 8 e 23 de dezembro, com um Mercado de Natal que se divide entre a Praça da República, a Praça da Liberdade e o Jardim Público.
No total, serão 40 os expositores que se vão dividir, nas duas semanas, pelas duas principais praças da cidade, com propostas para todos os gostos. Também o Jardim Público contará com expositores, dinamizando esta área e integrando a animação musical e infantil programada para o Coreto.
O Mercado de Natal é promovido no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, em parceria com a Vianafestas, e funcionará das 16h00 às 22h00 de segunda-feira a quinta-feira e aos domingos, e das 12h00 às 00h00 às sextas-feiras e sábados.
A Praça da República vai contar com 19 expositores, entre 9 de gastronomia e 10 de artesanato. Já na Praça da Liberdade estarão presentes 20 expositores, entre 9 de gastronomia e 11 de artesanato.
Assim, entre as variadas propostas, na Praça da República poderão ser encontradas bancas de coroas, presépios, porta-velas, arranjos, gessos, sabonetes, almofadas, figuras em cerâmica, jogos de tabuleiro em madeira, joalharia artística, bonecos de pano e tricô, lanternas, entre muito mais. Na gastronomia, haverá lugar a bolachas, bolos à fatia, cupcakes, vinho quente, rabanadas, brownies, compotas e licores, chocolates e derivados, doces tradicionais de Natal, crepes, enchidos, entre outros.
Na Praça da Liberdade, no artesanato vão poder encontrar-se também pinturas em tela, anjos, gnomos de Natal, grinaldas, bonecos artesanais em papel, jogos tradicionais. Na gastronomia, mel e compotas, doces variados, marmeladas, bombocas, mini caixas de salgadinhas, entre muito mais.
Para o Jardim Público, haverá expositores de pão com chouriços, crepes e castanhas assadas. A novidade deste ano são os “Postais de Natal”, no Coreto do Jardim, onde serão instalados baloiços e estarão disponíveis adereços natalícios, acompanhando o programa definido para o público infantil (15h30 às 16h30), jovem (18h00 às 20h00) e grupos (karaoke das 22h00 à 00h00).

A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.