Viana do Castelo vai contar, entre os dias 8 e 23 de dezembro, com um Mercado de Natal que se divide entre a Praça da República, a Praça da Liberdade e o Jardim Público.
No total, serão 40 os expositores que se vão dividir, nas duas semanas, pelas duas principais praças da cidade, com propostas para todos os gostos. Também o Jardim Público contará com expositores, dinamizando esta área e integrando a animação musical e infantil programada para o Coreto.
O Mercado de Natal é promovido no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, em parceria com a Vianafestas, e funcionará das 16h00 às 22h00 de segunda-feira a quinta-feira e aos domingos, e das 12h00 às 00h00 às sextas-feiras e sábados.
A Praça da República vai contar com 19 expositores, entre 9 de gastronomia e 10 de artesanato. Já na Praça da Liberdade estarão presentes 20 expositores, entre 9 de gastronomia e 11 de artesanato.
Assim, entre as variadas propostas, na Praça da República poderão ser encontradas bancas de coroas, presépios, porta-velas, arranjos, gessos, sabonetes, almofadas, figuras em cerâmica, jogos de tabuleiro em madeira, joalharia artística, bonecos de pano e tricô, lanternas, entre muito mais. Na gastronomia, haverá lugar a bolachas, bolos à fatia, cupcakes, vinho quente, rabanadas, brownies, compotas e licores, chocolates e derivados, doces tradicionais de Natal, crepes, enchidos, entre outros.
Na Praça da Liberdade, no artesanato vão poder encontrar-se também pinturas em tela, anjos, gnomos de Natal, grinaldas, bonecos artesanais em papel, jogos tradicionais. Na gastronomia, mel e compotas, doces variados, marmeladas, bombocas, mini caixas de salgadinhas, entre muito mais.
Para o Jardim Público, haverá expositores de pão com chouriços, crepes e castanhas assadas. A novidade deste ano são os “Postais de Natal”, no Coreto do Jardim, onde serão instalados baloiços e estarão disponíveis adereços natalícios, acompanhando o programa definido para o público infantil (15h30 às 16h30), jovem (18h00 às 20h00) e grupos (karaoke das 22h00 à 00h00).

O docente da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Politécnico de Viana do Castelo, Acácio Viegas, venceu o Primeiro Prémio da XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico com a obra “Sobre a liberdade de Ser”.
O Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no próximo dia 5 de dezembro o espetáculo “Fados e Baladas de Coimbra – Dario Ribeiro”, um concerto que promete celebrar a música portuguesa através da força e da sensibilidade do fado coimbrão.
A partir de quinta-feira, 4 de dezembro, o Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior de Viana do Castelo inaugura um “Gabinete de Escuta” na Escola Superior de Saúde (ESS) do IPVC, em Viana do Castelo.
O Município de Ponte de Lima abriu as inscrições para a 16.ª edição do Curso Básico de Internet para Adultos, uma iniciativa integrada no Serviço de Infoliteracia que visa promover a literacia digital junto da população adulta do concelho. O programa é gratuito e dirigido a todos os munícipes interessados em adquirir ou reforçar competências essenciais no uso da internet e das novas tecnologias.
Viana do Castelo será o centro das atenções do poder local nos dias 13 e 14 de dezembro, ao receber o congresso eletivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), onde será escolhida a nova liderança da organização. É neste cenário que o presidente da Câmara de Pombal, Pedro Pimpão, avança como candidato à presidência da associação.
Foi aprovada pela Câmara Municipal de Viana do Castelo a declaração de Interesse Municipal para um empreendimento destinado a animais de companhia, a instalar na freguesia de Alvarães, em terreno classificado como solo rural-espaço florestal de proteção.
Os contribuintes que tenham de pagar a última prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) superior a 100 euros podem regularizar a situação até hoje, terça-feira. O prazo inicial terminava a 30 de novembro, mas, por coincidir com um domingo e segunda-feira ter sido feriado, o Ministério das Finanças alargou o período para o primeiro dia útil seguinte.