Viana do Castelo vai contar, entre os dias 8 e 23 de dezembro, com um Mercado de Natal que se divide entre a Praça da República, a Praça da Liberdade e o Jardim Público.
No total, serão 40 os expositores que se vão dividir, nas duas semanas, pelas duas principais praças da cidade, com propostas para todos os gostos. Também o Jardim Público contará com expositores, dinamizando esta área e integrando a animação musical e infantil programada para o Coreto.
O Mercado de Natal é promovido no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, em parceria com a Vianafestas, e funcionará das 16h00 às 22h00 de segunda-feira a quinta-feira e aos domingos, e das 12h00 às 00h00 às sextas-feiras e sábados.
A Praça da República vai contar com 19 expositores, entre 9 de gastronomia e 10 de artesanato. Já na Praça da Liberdade estarão presentes 20 expositores, entre 9 de gastronomia e 11 de artesanato.
Assim, entre as variadas propostas, na Praça da República poderão ser encontradas bancas de coroas, presépios, porta-velas, arranjos, gessos, sabonetes, almofadas, figuras em cerâmica, jogos de tabuleiro em madeira, joalharia artística, bonecos de pano e tricô, lanternas, entre muito mais. Na gastronomia, haverá lugar a bolachas, bolos à fatia, cupcakes, vinho quente, rabanadas, brownies, compotas e licores, chocolates e derivados, doces tradicionais de Natal, crepes, enchidos, entre outros.
Na Praça da Liberdade, no artesanato vão poder encontrar-se também pinturas em tela, anjos, gnomos de Natal, grinaldas, bonecos artesanais em papel, jogos tradicionais. Na gastronomia, mel e compotas, doces variados, marmeladas, bombocas, mini caixas de salgadinhas, entre muito mais.
Para o Jardim Público, haverá expositores de pão com chouriços, crepes e castanhas assadas. A novidade deste ano são os “Postais de Natal”, no Coreto do Jardim, onde serão instalados baloiços e estarão disponíveis adereços natalícios, acompanhando o programa definido para o público infantil (15h30 às 16h30), jovem (18h00 às 20h00) e grupos (karaoke das 22h00 à 00h00).

Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.
O presidente do Conselho Intermunicipal da CIM do Alto Minho, António Barbosa, assinou, em Lisboa, um protocolo de colaboração técnica e financeira com o Fundo Ambiental, no valor de 747.729,95€, para apoiar a implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos no âmbito do programa RecolhaBio 2025.
Viana do Castelo vai receber hoje a apresentação do Roteiro Naval Carbono Zero (RNCZ), que traça metas de descarbonização da indústria de construção, reparação e manutenção naval em Portugal até 2050. O evento decorre no Auditório da APDL, entre as 14h00 e as 17h30, em formato híbrido, com transmissão online.