Viana do Castelo vai contar, entre os dias 8 e 23 de dezembro, com um Mercado de Natal que se divide entre a Praça da República, a Praça da Liberdade e o Jardim Público.
No total, serão 40 os expositores que se vão dividir, nas duas semanas, pelas duas principais praças da cidade, com propostas para todos os gostos. Também o Jardim Público contará com expositores, dinamizando esta área e integrando a animação musical e infantil programada para o Coreto.
O Mercado de Natal é promovido no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, da Câmara Municipal de Viana do Castelo e Associação Empresarial de Viana do Castelo, em parceria com a Vianafestas, e funcionará das 16h00 às 22h00 de segunda-feira a quinta-feira e aos domingos, e das 12h00 às 00h00 às sextas-feiras e sábados.
A Praça da República vai contar com 19 expositores, entre 9 de gastronomia e 10 de artesanato. Já na Praça da Liberdade estarão presentes 20 expositores, entre 9 de gastronomia e 11 de artesanato.
Assim, entre as variadas propostas, na Praça da República poderão ser encontradas bancas de coroas, presépios, porta-velas, arranjos, gessos, sabonetes, almofadas, figuras em cerâmica, jogos de tabuleiro em madeira, joalharia artística, bonecos de pano e tricô, lanternas, entre muito mais. Na gastronomia, haverá lugar a bolachas, bolos à fatia, cupcakes, vinho quente, rabanadas, brownies, compotas e licores, chocolates e derivados, doces tradicionais de Natal, crepes, enchidos, entre outros.
Na Praça da Liberdade, no artesanato vão poder encontrar-se também pinturas em tela, anjos, gnomos de Natal, grinaldas, bonecos artesanais em papel, jogos tradicionais. Na gastronomia, mel e compotas, doces variados, marmeladas, bombocas, mini caixas de salgadinhas, entre muito mais.
Para o Jardim Público, haverá expositores de pão com chouriços, crepes e castanhas assadas. A novidade deste ano são os “Postais de Natal”, no Coreto do Jardim, onde serão instalados baloiços e estarão disponíveis adereços natalícios, acompanhando o programa definido para o público infantil (15h30 às 16h30), jovem (18h00 às 20h00) e grupos (karaoke das 22h00 à 00h00).

O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.
O alto do Monte de São Silvestre, em Cardielos, Viana do Castelo, será novamente palco da secular romaria em honra de S. Silvestre, uma das celebrações religiosas mais emblemáticas do concelho.
A Viana TV faz uma retrospetiva dos acontecimentos mais marcantes de maio, destacando conquistas desportivas, eventos culturais e, especialmente, as comemorações do Dia da Marinha 2025, que reforçaram a tradição marítima da cidade.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) abriu candidaturas para a pós-graduação em Avaliação Gerontológica Multidimensional, com prazo até 20 de janeiro de 2026. O curso decorre entre fevereiro e maio, em regime b-learning e horário pós-laboral, destinado a profissionais que atuam ou pretendem atuar na área do envelhecimento humano.
Abril de 2025 ficou fortemente marcado pelas descidas da Juventude Viana no hóquei em patins e do Voleibol Clube de Viana aos campeonatos nacionais da 2.ª divisão, num mês de grande intensidade informativa que incluiu avanços na indústria naval, decisões políticas, distinções culturais e acontecimentos de forte impacto social.