Logo
Regional

Viana investe mais de 16 milhões de euros em construção de habitação em Darque e Alvarães

4 Abril, 2023 | 15:43
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou hoje, por maioria, com votos favoráveis do PS e CDU e abstenção do PSD e do CDS, em reunião ordinária de executivo, o projeto de execução do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação para a construção e remodelação de habitações nas freguesias de Darque e Alvarães, para alojamento de pessoas em situação precária, no âmbito do 1º Direito, num investimento que ascende a quase 16,2 milhões de euros.

O presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, referiu que, “com estas três empreitadas, o valor em execução ou em procedimento no que toca a empreitadas de no âmbito da Estratégia Local da Habitação ascende já a mais de 19,5 milhões de euros, incluindo ainda a Urbanização Municipal da Felgueira, Perre, que irá sofrer obras de requalificação e beneficiação de 1,9 milhões de euros para melhorar 32 frações, e a requalificação da Urbanização Municipal da Costeira, na freguesia de Alvarães, por um valor de 1,482 milhões de euros, beneficiando as 24 habitações”.

A fatia maior corresponde ao Projeto de Execução do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – Urbanização Municipal do Carvalhal – Darque que, com o novo programa, propõe a construção de 60 frações autónomas, sendo 30 T2, 24 T3 e ainda 6 T4, numa estimativa orçamental de 9.498.300 euros.

A abertura de concurso público internacional para a obra em Darque indica ainda que a empreitada deverá ter um prazo de execução de 720 dias.

Já para a freguesia de Alvarães, no âmbito do 1º Direito a autarquia aprovou agora a abertura de concurso público para duas obras: Bairro de S. José e Rua das Telheiras.

O Projeto de Execução do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação – Bairro de S. José – Lote 1 prevê a demolição do existente, face ao seu estado de degradação, e a construção de 22 frações autónomas, sendo 2 T1, 10 T2 e ainda 10 T3, com uma estimativa orçamental de 4.551.770 euros, com um prazo de execução da obra de 540 dias.

Já a empreitada prevista para a Rua das Telheiras – Lote 2 propõe a construção de 10 frações autónomas, correspondendo a 5 T2 e a 5 T3, numa estimativa orçamental de 2.139.440 euros, com prazo de execução da obra de 420 dias.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Viana do Castelo estabeleceu com o IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) um contrato de financiamento para alojamento de pessoas em situação precária, designado por 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 15 Abril, 2024

Município de Ponte de Lima reforça frota de veículos

O Município de Ponte de Lima reforçou a frota de veículos com a aquisição de uma mini-pá carregadora e uma retroescavadora colocadas ao serviço da Divisão de Serviços Urbanos.

Regional 15 Abril, 2024

Alunas do Politécnico de Viana do Castelo conquistam o pódio no Encontro Internacional de Jovens Empreendedores

O Encontro decorreu, na sexta-feira, na Universidade de Santiago de Compostela, tendo sido apresentados perto de 40 projetos desenvolvidos por estudantes de uma dezena de instituições de ensino superior de Portugal e Espanha. As duas estudantes da Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo destacaram-se ao vencer o prémio de Melhor Projeto Português – Categoria Projetos e o Prémio Especial Impacto Social.

Cultura 15 Abril, 2024

Valença: Segundo circuito de arte pública celebra a Revolução dos Cravos

O Município de Valença já está a receber o segundo circuito de arte pública. Esta edição é dedicada à “Liberdade e Participação – 50 Anos do 25 de Abril" e os trabalhos de execução das instalações artísticas prolongam-se até 19 de abril, em três pontos da cidade.

Cultura 15 Abril, 2024

Venda de livros cresceu de janeiro a março com preços a subir face a mesmo período de 2023

Perto de três milhões de livros foram vendidos em Portugal nos primeiros três meses deste ano, o que traduz um aumento de 5,8% face ao mesmo período de 2023, apesar do aumento médio de preços de 1,8%.

Regional 15 Abril, 2024

Ponte da Barca: Maior Bolo de Mel de Portugal atingiu um novo recorde

O Maior Bolo de Mel de Portugal regressou, este domingo, a Ponte da Barca com 216 metros, tendo alcançado um novo recorde. 

Desporto 15 Abril, 2024

Francisco Campos vence Clássica de Viana e Fábio Costa a Taça de Portugal

O português Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) venceu, este domingo, ao sprint a Clássica de Viana em bicicleta, que coroou o compatriota Fábio Costa (ABTF-Feirense) como vencedor da Taça de Portugal.

Regional 15 Abril, 2024

Município de Valença promove ação de fogo controlado em Cerdal

A Câmara Municipal de Valença promoveu uma ação de fogo controlado, nos terrenos baldios de Gondim, em Cerdal, na passada quinta-feira, 11 de abril.