Logo
Desporto

Viana Granfondo a 19 de março com três percursos de diferentes graus de dificuldade

23 Dezembro, 2022 | 0:12
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

No dia 19 de março de 2023, o concelho é palco da prova Viana Granfondo, com três percursos de diferentes graus de dificuldade, mas todos eles capazes de deixar belas recordações. Assim, a prova sob o mote “Vem conquistar o coração do Minho” integra o Granfondo, com 131 km; o Mediofondo, com 84 km; e o Minifondo, com 62 km.

Associando-se à celebração de Viana do Castelo como Cidade Europeia do Desporto 2023, a Bikeservice organiza este grande evento que integra três percursos com partida e chegada à cidade de Viana do Castelo, passando por Ponte de Lima, Paredes de Coura e Caminha, oferecendo paisagens únicas de mar e serra, assim como um riquíssimo património cultural de onde há a destacar o Templo do Sagrado Coração de Jesus, no topo do Monte de Santa Luzia. 

O Viana Granfondo visa aliar o desporto, a cultura e a gastronomia com a arte de bem receber das gentes minhotas, combinando a tradição e a cultura da bicicleta. Esta 1ª edição Viana Granfondo promete ser única, explorando vários pontos de interesse naturais e culturais da região, pretendendo ainda ser diferenciador, integrador e promotor da região.

Na apresentação da prova, o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, afirmou que, no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023, “muito mais do que o desporto formal, queremos apoiar o desporto amador e não formal, porque também nos traz muito retorno económico e muita notoriedade”.

Já Manuel Zeferino, diretor da prova, considerou que este é um “evento de ciclismo para todos” que conta já com 1.000 inscritos confirmados, aspirando conquistar 2.000 inscrições. “Certamente será um êxito enorme a nível desportivo e para a economia local. O percurso foi idealizado com a colaboração de ciclistas vianenses no ativo”, revelou ainda.

Marco Chagas, antigo ciclista e diretor desportivo, também colocou elevadas expetativas neste Viana Granfondo, afirmando que “será, com certeza, mais um grande evento”. 

O antigo ciclista Rui Sousa defendeu igualmente que, “para a nossa cidade, vai ser um marco, como comprova o número de inscrições já registadas”, elogiando a “riqueza” dos percursos.

A prova vai incluir ainda uma “Viana do Castelo Granfondo Kids”, já que, de acordo com a organização, “a brincar também se descobrem grandes paixões e se revelam campeões”, pelo que a versão para os mais pequenos será constituída por uma prova de ciclismo para escalões etários entre o 5 e os 12 anos, aberta a todos os que queiram participar.

O evento integra ainda uma Caminhada Solidária Viana do Castelo Granfondo, aberta aos acompanhantes dos ciclistas e ao público em geral, para angariação de fundos para uma instituição do concelho.

Esta prova é um dos grandes eventos que Viana do Castelo se prepara para acolher no âmbito da Cidade Europeia do Desporto 2023. O concelho conta atualmente com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem regularmente 50 modalidades. 

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Maio, 2024

Vila Nova de Cerveira: Catarina Furtado apresenta espetáculo triplo no Palco das Artes

Como já tem sido habitual, a Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira de forma a assinalar o Dia Mundial da Criança (1 de junho), tem vindo a desenvolver atividades lúdicas de vertente pedagógica, culminando num dia de convívio marcado com algumas surpresas.  Este ano, não é exceção, e o município diz ter colocado "a cereja no topo do bolo" com "Doce Gotinha - Uma Grande Viagem" que traz, no dia 28 de maio, a reconhecida apresentadora Catarina Furtado ao Palco das Artes.

Nacional 21 Maio, 2024

Negociações entre o Governo e os professores terminam hoje

O Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI) recebe hoje as organizações sindicais para a última reunião negocial com vista à definição dos termos para a recuperação do tempo de serviço dos professores.

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.