Logo
Regional

Viana do Castelo vai ter centro de apoio para sem-abrigo

25 Setembro, 2025 | 15:04
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, a adjudicação da construção de um centro de apoio para pessoas em situação de sem-abrigo, num investimento de 2,1 milhões de euros, financiado integralmente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A empreitada foi atribuída à empresa Onworks Construções, a única concorrente ao segundo concurso público lançado pela autarquia, depois de o primeiro ter ficado deserto. A minuta do contrato foi igualmente aprovada.

A nova resposta social será instalada na Rua dos Estaleiros Navais, na freguesia de Monserrate, e ocupará o antigo picadeiro do Batalhão de Cavalaria 9 do Exército. O projeto inclui a reabilitação do edifício existente e a construção de uma nova estrutura anexa, com ligação entre ambas.

O centro terá capacidade para acolher até 20 pessoas, distribuídas por 10 quartos, e contará com áreas de receção e triagem, gabinete técnico, sala de espera, zona polivalente para atividades, instalações sanitárias, refeitório em regime de self-service, lavandaria, cozinha, copa, economato, vestiários e áreas de apoio aos funcionários.

A conclusão da obra está prevista para junho de 2026, data-limite imposta pelo financiamento do PRR.

Desde 2021, a resposta social para pessoas em situação de sem-abrigo em Viana do Castelo funciona de forma provisória, em contentores, com capacidade para apenas sete utentes.

Protesto do vereador Eduardo Teixeira

A reunião extraordinária ficou ainda marcada pelo protesto do vereador independente Eduardo Teixeira, que contestou a realização da sessão, alegando tratar-se de “publicidade institucional e eleitoralismo” a menos de um mês das eleições autárquicas.

Teixeira, cabeça de lista do Chega à Câmara de Viana do Castelo nas eleições de 12 de outubro, anunciou que vai remeter o caso à Comissão Nacional de Eleições (CNE).

A maioria socialista rejeitou as acusações, considerando infundadas as críticas do vereador, e deu seguimento à reunião.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 7 Dezembro, 2025

Teresa Guilherme apresenta espetáculo de humor em Viana do Castelo a 31 de janeiro

O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.

Internacional 6 Dezembro, 2025

Vianense Diva Oliveira volta a emocionar Espanha com fado em “La Voz”

A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Portugal defronta o Brasil na final do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal

Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).

Regional 6 Dezembro, 2025

Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos comemoram 25 anos de proteção ambiental

Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.

Regional 6 Dezembro, 2025

Ponte da Barca lança campanha de Natal para incentivar comércio local

Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Juventude Viana recebe Infante de Sagres com objetivo de manter liderança invicta

Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Desporto 6 Dezembro, 2025

Mundial2026: Portugal com Colômbia, Uzbequistão e o vencedor do play-off intercontinental no Grupo K

Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.