A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta segunda-feira, por unanimidade, a adjudicação da construção de um centro de apoio para pessoas em situação de sem-abrigo, num investimento de 2,1 milhões de euros, financiado integralmente pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A empreitada foi atribuída à empresa Onworks Construções, a única concorrente ao segundo concurso público lançado pela autarquia, depois de o primeiro ter ficado deserto. A minuta do contrato foi igualmente aprovada.
A nova resposta social será instalada na Rua dos Estaleiros Navais, na freguesia de Monserrate, e ocupará o antigo picadeiro do Batalhão de Cavalaria 9 do Exército. O projeto inclui a reabilitação do edifício existente e a construção de uma nova estrutura anexa, com ligação entre ambas.
O centro terá capacidade para acolher até 20 pessoas, distribuídas por 10 quartos, e contará com áreas de receção e triagem, gabinete técnico, sala de espera, zona polivalente para atividades, instalações sanitárias, refeitório em regime de self-service, lavandaria, cozinha, copa, economato, vestiários e áreas de apoio aos funcionários.
A conclusão da obra está prevista para junho de 2026, data-limite imposta pelo financiamento do PRR.
Desde 2021, a resposta social para pessoas em situação de sem-abrigo em Viana do Castelo funciona de forma provisória, em contentores, com capacidade para apenas sete utentes.
Protesto do vereador Eduardo Teixeira
A reunião extraordinária ficou ainda marcada pelo protesto do vereador independente Eduardo Teixeira, que contestou a realização da sessão, alegando tratar-se de “publicidade institucional e eleitoralismo” a menos de um mês das eleições autárquicas.
Teixeira, cabeça de lista do Chega à Câmara de Viana do Castelo nas eleições de 12 de outubro, anunciou que vai remeter o caso à Comissão Nacional de Eleições (CNE).
A maioria socialista rejeitou as acusações, considerando infundadas as críticas do vereador, e deu seguimento à reunião.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, recebe no dia 31 de janeiro, às 21h30, o espetáculo “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”, a mais recente criação a solo de Teresa Guilherme.
A jovem cantora Diva Oliveira, de 23 anos, natural de Viana do Castelo, continua a fazer brilhar o nome da região além-fronteiras com a sua participação no concurso televisivo “La Voz”, em Espanha.
Portugal garantiu esta sexta-feira um lugar na final da edição inaugural do Campeonato do Mundo Feminino de Futsal, ao vencer a Argentina por 7-1, em Pasig (Manila).
Ponte de Lima celebra, no próximo dia 11 de dezembro, os 25 anos da Área de Paisagem Protegida das Lagoas de Bertiandos e São Pedro d’Arcos, classificada como Área Protegida de Âmbito Regional em 2000.
Ponte da Barca regressa ao espírito natalício com a iniciativa “Neste Natal, Compre no Comércio Local”, que pretende dinamizar o comércio da vila e aproximar consumidores e comerciantes.
Este sábado, a Juventude Viana regressa aos jogos em casa, recebendo o Infante de Sagres no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, a partir das 21h30, em partida referente à 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.