As comemorações do 105.º aniversário da Polícia Marítima realizam-se em Viana do Castelo, entre os dias 18 e 27 de outubro de 2024.
Durante este período vão decorrer diversas atividades alusivas às comemorações do Dia da Polícia Marítima, nomeadamente exposições interativas e estáticas de capacidades, na Praça da República, no Estação Viana Shopping e junto à Biblioteca Municipal, e os tradicionais batismos de mar, no cais da APDL, e de mergulho, na Piscina Municipal do Atlântico. Haverá ainda um concerto da Banda da Armada, no dia 26 de outubro, pelas 18h00, no Teatro Sá de Miranda.
A cerimónia oficial das comemorações ocorrerá no domingo, dia 27 de outubro, pelas 11h30, junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo, onde será dado reconhecimento público a diversos elementos da Polícia Marítima, pela forma como pautaram no exercício das suas funções. Esta cerimónia culminará com uma demonstração de capacidades da Polícia Marítima.
Todas as atividades comemorativas do Dia da Polícia Marítima são gratuitas.
Programa das Comemorações do Dia da Polícia Marítima| 18 a 27 de outubro em Viana do Castelo
Exposição Interativa
Praça da República
18 a 20 de outubro | 10h00 às 18h00
Estação Viana Shopping
18 a 24 de outubro | 10h00 às 22h00
Exposição Estática de Capacidades
Junto à Biblioteca Municipal
25 a 27 de outubro | 10h00 às 18h00
Batismos de Mar
Cais da APDL
26 e 27 de outubro | 14h00 às 17h00
Batismos de Mergulho
Piscina Municipal do Atlântico
26 de outubro | 14h00 às 18h00
Concerto da Banda da Armada (mais informações sobre os bilhetes, serão divulgadas em breve)
Teatro Sá de Miranda
26 de outubro | 18h00
Missa
Igreja de São Domingos
27 de outubro | 10h00
Cerimónia com Desfile das Forças em Paradas
Junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo
27 de outubro | 11h30
Demonstração de Capacidades
Junto ao Centro Cultural de Viana do Castelo
27 de outubro | 13h00
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.
O músico NOBLE sobe ao palco do Festival Viana Bate Forte, com um concerto marcado para a próxima sexta-feira, dia 12 de setembro, às 23h00, no Palco da Erva, na Praça da Erva.
Faz hoje 18 anos que o centro histórico de Viana do Castelo foi abalado por um dos assaltos mais violentos da história recente da cidade. No dia 6 de setembro de 2007, cinco homens armados invadiram o Museu do Ouro e a Ourivesaria Freitas, em plena manhã, e protagonizaram um roubo violento que terminou em tiroteio com a PSP.
A Polícia Judiciária (PJ) confirmou as nacionalidades das 16 vítimas mortais do grave acidente ocorrido no Elevador da Glória, em Lisboa, na passada semana. A identificação científica das vítimas foi realizada com o apoio do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses (INMLCF).