Logo
Regional

Viana do Castelo quer ser município fundador da Rede de Cidades e Vilas que Caminham

10 Outubro, 2022 | 9:23
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

Viana do Castelo vai efetuar o pedido de adesão do município à Rede de Cidades e Vilas que Caminham. Por proposta da Vereadora com o pelouro da Mobilidade, Fabíola Oliveira, Viana do Castelo apresenta proposta de adesão enquanto município fundador da rede portuguesa que, em parceria com a Red de Ciudades que Caminan de Espanha, pretende desenvolver ações conjuntas para aumentar o conhecimento e competências a quem planeia, projeta e toma decisões nas áreas da mobilidade pedonal e no desenho do espaço público.

Esta rede de vilas e cidades tem como objetivos, entre outros, a melhoria da qualidade de vida urbana, a diminuição de gases poluentes, o incremento da intermodalidade, o aumento da segurança da circulação pedonal e viária.

De acordo com a proposta, “nos dias de hoje verifica-se a importância cada vez maior dos modos suaves de deslocação, em particular do modo pedonal, devido aos benefícios que trazem quer para a saúde pública quer para o ambiente promovendo a descarbonização das cidades”.

“O Município de Viana do Castelo comunga destes objetivos e pretende continuar a fomentar a caminhabilidade do concelho, pelo que se propõe a adesão à Rede de Cidades e Vilas que Caminham”, foi referido na proposta.

A Rede Espanhola já conta com 76 cidades de 3 países, como Espanha, Portugal e México. A Rede Portuguesa conta já com 37 pedidos de adesão. Pretende-se que Viana do Castelo seja uma das cidades que façam parte desta rede desde o seu início, de forma a transmitir a necessidade do alinhamento integrado para a sustentabilidade do planeta, partilhando e aprendendo com outros municípios de forma a otimizarmos as experiências que cada um possui nesta área da mobilidade.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Alunos de Itália, Polónia e Turquia em Viana do Castelo para projeto de Erasmus +

O vereador da Educação da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Manuel Vitorino, recebeu esta semana alunos e professores provenientes de Itália, Polónia e Turquia que estão de visita ao concelho no âmbito do projeto Erasmus + “Protect Our Future, Please!”, organizado pelo Agrupamento de Escolas Arga e Lima.

Regional 1 Março, 2024

Valença: Fortaleza, Caminhos de Santiago e Gastronomia em destaque na BTL

O Município de Valença está a marcar presença na maior feira de promoção turística do país. A Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) decorre até este domingo, 3 de março, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações. O evento conta com a participação de 400 expositores e de mais de 1.400 entidades.

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita.