Logo
Regional

Viana do Castelo promoveu 2º MEETUP para profissionais do setor do turismo

23 Novembro, 2022 | 11:05
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu o segundo MEETUP - Encontro para profissionais do setor turístico, dedicado ao tema “Viana Um Olhar para o Futuro – Meetup final de época alta 2022”. O evento, realizado em parceria com a Associação Fórum Turismo, aconteceu no âmbito da Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo e reuniu profissionais de cerca de 35 empresas na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

O encontro arrancou com uma intervenção do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino, que apresentou um balanço do setor do turismo no concelho durante a época alta de 2022, numa comparação com o período homólogo de 2019, considerado o melhor ano de sempre nos registos turísticos. Os dados apresentados mostram que há sinais de que o setor está numa fase de retoma. De maio a agosto deste ano, segundo indicadores disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em Viana do Castelo o número total de dormidas e hóspedes aumentou, respetivamente, 17% e 16%. 

Nesse período, os proveitos totais tiveram um acréscimo de 20% relativamente a 2019. Neste período de pós-pandemia, Viana do Castelo registou 58% de estrangeiros e 42% de nacionais. Registou-se um aumento generalizado de hóspedes, sobretudo de Portugal (20%), Espanha (21%), Alemanha (16%) e EUA (42%). 

Quanto ao número de peregrinos no Caminho Português da Costa, foi assinalado um acréscimo de 37%. Verificou-se ainda um aumento do investimento da iniciativa privada, representando um crescimento da oferta turística do Município (novos Alojamento Locais, Empreendimentos Turísticos, Restaurantes, Empresas de Animação turística, Operadores Marítimo Turísticos e Agentes de Viagens e Turismo).

Neste MEETUP marcou também presença o Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Inácio Ribeiro, que abordou o desempenho da região na retoma turística, comparando os números de janeiro a setembro de 2022 com o período homólogo de 2019, posicionando-se a região Norte na terceira posição do ranking, com +6,1% no total de dormidas (8.9 milhões), sendo que de Residentes registaram-se +10,6% (3,7 milhões) e de Não-residentes +3,2 % (5.2 milhões). 

No que se refere a Hóspedes, a região Norte está na segunda posição, com +2,4% (4,6 milhões). Em termos de Proveitos Totais registou-se um acréscimo de 18,8% (correspondente a 596,1 milhões €). Os mercados que apresentaram sinais de crescimento no período indicado são: Espanha (22%), França (13%), E.U.A. (9,9%), Alemanha (7,9%), Reino Unido (6,8%), Brasil (6,7%), Itália (4,5%), Países Baixos (3,5) e Bélgica (2,1%). 

Para o representante da ETPN, estes números são demonstrativos da grande atratividade do destino Porto e Norte e da boa imagem internacional da região. Referiu, no entanto, o problema da falta de mão de obra no turismo, uma das principais dificuldades assumidas pelos empresários do setor.

Marcando presença online, o Presidente do IPDT – Instituto de Planeamento e desenvolvimento turístico, António Jorge Costa, fez uma abordagem alargada sobre o balanço turístico no território nacional, destacando os grandes desafios a enfrentar no turismo, como as questões relacionadas com a sustentabilidade; a importância dos Recursos Humanos, da sua capacitação e valorização; a importância da promoção internacional do destino; e a importância da forte aposta na Transição Digital e Inovação Tecnológica. 

Terminou com a referência às três grandes tendências do turismo: aumento da procura por transportes alternativos, nomeadamente a ferrovia; a componente da “reenergização” das pessoas (viagens para sair da rotina, recuperar forças e energias, o bem-estar pessoal); o Turismo Interno, que foi muito importante no período de pandemia. 

A sessão terminou com uma apresentação do administrador da Grupo Valor do Tempo, Tiago Quaresma, sobre “O que posso fazer diferente com os mesmos recursos”, que defendeu a importância da profissionalização dos colaboradores, a aposta no monoproduto, em produtos únicos e especiais, a importância de trabalhar com produtos certificados que dão garantia de qualidade e confiança ao cliente, a importância da localização dos estabelecimentos, da sua decoração, a relevância da história que é contada associada aos produtos (storytelling), a importância do efeito instagramer instantâneo através da aposta nas redes sociais.

Em 2023, a Rede Municipal de Turismo em 2023 vai promover diversas iniciativas, que integram a participação em Feiras de Turismo; organização de Fam Trips e Press Trips; ações de promoção nas Comunidades Portuguesas no Mundo; aposta na qualificação de profissionais com o programa Formação + Próxima | Selo Destino de Qualidade e maior investimento na comunicação digital.

A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo foi constituída a 19 de fevereiro de 2020, tendo por base um acordo de cooperação interinstitucional celebrado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação Fórum Turismo, para a dinamização do setor.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 15 Julho, 2024

Espanha é a primeira seleção a chegar ao ‘tetra’

A Espanha tornou-se a primeira seleção a chegar aos quatro títulos de campeã da Europa de futebol, ao bater (2-1) a Inglaterra, que continua em 'branco', na final da 17.ª edição, no Estádio Olímpico de Berlim.

Nacional 15 Julho, 2024

Nove mortos em acidentes nas estradas no fim de semana

Nove pessoas morreram e 14 ficaram feridas com gravidade em acidentes rodoviários no sábado e no domingo, segundo dados provisórios da sinistralidade disponíveis na página da internet da Guarda Nacional Republicana (GNR).

Desporto 15 Julho, 2024

Irmãos Maciel com triplo ouro no Campeonato Nacional de Velocidade

Realizou-se este fim-de-semana, no Centro de Alto Rendimento de Montemor-O-Velho, o “Campeonato Nacional de Velocidade”, considerada a prova rainha da Canoagem. Sérgio Maciel e Tiago Maciel, do Viana Garças Clube, conquistaram o ouro na distância Olímpica de 1000 m, em C1 Sénior e C1 Júnior respetivamente.

Regional 15 Julho, 2024

“Funkids” proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos

Funkids proporcionou duas semanas de férias a 300 jovens valencianos, entre 1 e 12 de julho. O ATL – Atividades de Tempos Livres de Verão, proporcionou um amplo leque de atividades como idas à praia, atividades desportivas, cinema e muita diversão no Valença Aqua Parque.

Regional 15 Julho, 2024

Valença com programa de apoio à esterilização de Animais de Companhia

A Câmara Municipal de Valença já está a implementar o Programa de Apoio à Esterilização de Animais de Companhia dirigido aos munícipes com maiores dificuldades económicas.

Regional 15 Julho, 2024

Mensagem de D. João Lavrador face ao acidente que provocou a morte trágica a quatro jovens em Melgaço

A Diocese de Viana viveu, nestes últimos dias, o seu primeiro acampamento juvenil Diocesano. Este momento, reflete a importância e o lugar fundamental que os jovens e as suas famílias têm, não só para nós, como para aquilo que acreditamos ser essencial para um mundo renovado e mais evangélico.

Regional 15 Julho, 2024

Empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram em reunião promovida pela autarquia

Cerca de 20 empresários da Zona Industrial de Vila Nova de Cerveira participaram numa reunião convocada pela Câmara Municipal, em parceria com o CESAE - Centro para o Desenvolvimento de Competências Digitais. A reunião teve como propósito auscultar preocupações e identificar as necessidades de formação sentidas pelas empresas. Foram ainda apresentadas sugestões para melhorar a articulação entre as entidades envolvidas, com vista ao arranque do Centro de Inovação de Cerveira - CIC.