Logo
Regional

Viana do Castelo promoveu 2º MEETUP para profissionais do setor do turismo

23 Novembro, 2022 | 11:05
Partilhar
Eduarda Alves
3 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu o segundo MEETUP - Encontro para profissionais do setor turístico, dedicado ao tema “Viana Um Olhar para o Futuro – Meetup final de época alta 2022”. O evento, realizado em parceria com a Associação Fórum Turismo, aconteceu no âmbito da Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo e reuniu profissionais de cerca de 35 empresas na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo.

O encontro arrancou com uma intervenção do Vice-Presidente da Câmara Municipal, Manuel Vitorino, que apresentou um balanço do setor do turismo no concelho durante a época alta de 2022, numa comparação com o período homólogo de 2019, considerado o melhor ano de sempre nos registos turísticos. Os dados apresentados mostram que há sinais de que o setor está numa fase de retoma. De maio a agosto deste ano, segundo indicadores disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), em Viana do Castelo o número total de dormidas e hóspedes aumentou, respetivamente, 17% e 16%. 

Nesse período, os proveitos totais tiveram um acréscimo de 20% relativamente a 2019. Neste período de pós-pandemia, Viana do Castelo registou 58% de estrangeiros e 42% de nacionais. Registou-se um aumento generalizado de hóspedes, sobretudo de Portugal (20%), Espanha (21%), Alemanha (16%) e EUA (42%). 

Quanto ao número de peregrinos no Caminho Português da Costa, foi assinalado um acréscimo de 37%. Verificou-se ainda um aumento do investimento da iniciativa privada, representando um crescimento da oferta turística do Município (novos Alojamento Locais, Empreendimentos Turísticos, Restaurantes, Empresas de Animação turística, Operadores Marítimo Turísticos e Agentes de Viagens e Turismo).

Neste MEETUP marcou também presença o Vice-Presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, Inácio Ribeiro, que abordou o desempenho da região na retoma turística, comparando os números de janeiro a setembro de 2022 com o período homólogo de 2019, posicionando-se a região Norte na terceira posição do ranking, com +6,1% no total de dormidas (8.9 milhões), sendo que de Residentes registaram-se +10,6% (3,7 milhões) e de Não-residentes +3,2 % (5.2 milhões). 

No que se refere a Hóspedes, a região Norte está na segunda posição, com +2,4% (4,6 milhões). Em termos de Proveitos Totais registou-se um acréscimo de 18,8% (correspondente a 596,1 milhões €). Os mercados que apresentaram sinais de crescimento no período indicado são: Espanha (22%), França (13%), E.U.A. (9,9%), Alemanha (7,9%), Reino Unido (6,8%), Brasil (6,7%), Itália (4,5%), Países Baixos (3,5) e Bélgica (2,1%). 

Para o representante da ETPN, estes números são demonstrativos da grande atratividade do destino Porto e Norte e da boa imagem internacional da região. Referiu, no entanto, o problema da falta de mão de obra no turismo, uma das principais dificuldades assumidas pelos empresários do setor.

Marcando presença online, o Presidente do IPDT – Instituto de Planeamento e desenvolvimento turístico, António Jorge Costa, fez uma abordagem alargada sobre o balanço turístico no território nacional, destacando os grandes desafios a enfrentar no turismo, como as questões relacionadas com a sustentabilidade; a importância dos Recursos Humanos, da sua capacitação e valorização; a importância da promoção internacional do destino; e a importância da forte aposta na Transição Digital e Inovação Tecnológica. 

Terminou com a referência às três grandes tendências do turismo: aumento da procura por transportes alternativos, nomeadamente a ferrovia; a componente da “reenergização” das pessoas (viagens para sair da rotina, recuperar forças e energias, o bem-estar pessoal); o Turismo Interno, que foi muito importante no período de pandemia. 

A sessão terminou com uma apresentação do administrador da Grupo Valor do Tempo, Tiago Quaresma, sobre “O que posso fazer diferente com os mesmos recursos”, que defendeu a importância da profissionalização dos colaboradores, a aposta no monoproduto, em produtos únicos e especiais, a importância de trabalhar com produtos certificados que dão garantia de qualidade e confiança ao cliente, a importância da localização dos estabelecimentos, da sua decoração, a relevância da história que é contada associada aos produtos (storytelling), a importância do efeito instagramer instantâneo através da aposta nas redes sociais.

Em 2023, a Rede Municipal de Turismo em 2023 vai promover diversas iniciativas, que integram a participação em Feiras de Turismo; organização de Fam Trips e Press Trips; ações de promoção nas Comunidades Portuguesas no Mundo; aposta na qualificação de profissionais com o programa Formação + Próxima | Selo Destino de Qualidade e maior investimento na comunicação digital.

A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo foi constituída a 19 de fevereiro de 2020, tendo por base um acordo de cooperação interinstitucional celebrado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação Fórum Turismo, para a dinamização do setor.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.