Logo
Regional

Viana do Castelo promove III Eco Maratona na freguesia de Afife

17 Novembro, 2023 | 11:32
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove a III Eco Maratona, dia 23 de novembro, como forma de comemorar o Dia Nacional da Floresta Autóctone. Após as duas primeiras edições, realizadas em Montedor, na freguesia de Carreço, este ano a iniciativa irá decorrer em Afife, na Praia do Caracol.

A freguesia de Afife foi o local escolhido para a realização desta terceira edição por representar elevado valor natural e por necessitar de intervenção para a propagação das espécies vegetais consideradas exóticas invasoras, destacando-se a Carpobrotus edulis, conhecida pelo nome comum de chorão-das-praias, e a Acacia longifólia, conhecida por acácia de espigas. Estas espécies devem ser controladas, para assim, garantir melhores condições para o desenvolvimento das espécies nativas e da biodiversidade.

Para esta iniciativa, de cariz solidário que tem inicio marcado  às 9h30, estão destacados 120 alunos da Escola Básica 2,3 Dr. Pedro Barbosa. A entrega de prémios aos três primeiros classificados é às 11h30.

Os participantes vão ser divididos em grupos para que no menor tempo possível, consigam arrancar as invasoras instaladas em áreas previamente delimitadas e procederem à arborização dessas mesmas áreas com espécies autóctones.

Dadas as condições edáficas do local, com predominância de areias, e à proximidade do mar, a escolha da espécie é Pinus pinea (Pinheiro-manso) para arborização, visto que se encontra melhor adaptada a estas condições.

A Eco Maratona corresponde a um evento criado pela Divisão de Ambiente e Alterações Climáticas da Câmara Municipal de Viana do Castelo em 2021 que tem como principal objetivo sensibilizar a comunidade acerca da importância da preservação do património natural local, através do controle de espécies exóticas invasoras e da restauração dos ecossistemas naturais.

A ação visa também destacar a importância das espécies autóctones, incentivando a predominância destas no território de Viana do Castelo e aumentar o conhecimento sobre as espécies exóticas invasoras. Além disso, estimula a participação ativa da comunidade no registo das espécies na plataforma BioRegisto do município e sensibiliza para o tema das alterações climáticas.

A iniciativa da Eco Maratona desempenha também um papel preponderante na implementação de vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidas, tais como: ODS13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima; ODS15 – Vida Terrestre; ODS4 – Educação de Qualidade; ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

Viana do Castelo recebe três prémios cinco estrelas

Viana do Castelo volta a estar em destaque na 7ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões – 2024 ao vencer com três ícones do Município: na categoria Festas / Feiras / Romarias foi vencedora a Romaria Sra. d’Agonia, na categoria Museus venceu o Museu do Traje e na categoria Monumentos o destaque vai para o Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Regional 14 Junho, 2024

Equipas do Politécnico de Viana do Castelo conquistam o pódio em Projetos de Inovação Pedagógica

O Politécnico de Viana do Castelo venceu o primeiro e o terceiro lugares pelos projetos inovadores e empreendedores, desenvolvidos por estudantes da Escola Superior Agrária e da Escola Superior de Ciências Empresariais, no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, que junta o IPVC e o IPB.

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.