O Consórcio do projeto AOWINDE – Atlantic Off-shore Wind Energy – promoveu, na terça-feira, através da Consellería de Economía e Industria da Junta da Galiza, o debate sobre a energia eólica offshore e a sua integração com setores complementares. Viana do Castelo esteve presente no encontro, “Valorização da energia eólica offshore e a sua complementaridade com outros setores”.
O Edifício de Sessões da Autoridade Portuária de Vigo foi o epicentro de um debate fundamental para o futuro energético: a valorização da energia eólica offshore e a sua compatibilidade com setores complementares. O encontro reuniu especialistas do setor para explorar as oportunidades de desenvolvimento sustentável nesta área estratégica.
O Consórcio do projeto AOWINDE e o Município de Viana do Castelo reforçam assim a sua visão estratégica para a expansão da energia eólica offshore, promovendo a sua integração com outros setores-chave como a pesca e a indústria naval, essenciais para a economia galega.
O projeto AOWINDE, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, no quadro do programa Interreg VI-A España – Portugal (POCTEP) 2021-2027, visa transformar a indústria da energia eólica offshore na Euro-região Galiza – Norte de Portugal.
Este projeto é desenvolvido em resposta ao Plano Industrial do Pacto Verde Europeu e é apoiado pela União Europeia e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O Consórcio AOWINDE está empenhada em impulsionar o desenvolvimento sustentável e a competitividade na região, promovendo a produção de energia limpa e sustentável.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.