O Consórcio do projeto AOWINDE – Atlantic Off-shore Wind Energy – promoveu, na terça-feira, através da Consellería de Economía e Industria da Junta da Galiza, o debate sobre a energia eólica offshore e a sua integração com setores complementares. Viana do Castelo esteve presente no encontro, “Valorização da energia eólica offshore e a sua complementaridade com outros setores”.
O Edifício de Sessões da Autoridade Portuária de Vigo foi o epicentro de um debate fundamental para o futuro energético: a valorização da energia eólica offshore e a sua compatibilidade com setores complementares. O encontro reuniu especialistas do setor para explorar as oportunidades de desenvolvimento sustentável nesta área estratégica.
O Consórcio do projeto AOWINDE e o Município de Viana do Castelo reforçam assim a sua visão estratégica para a expansão da energia eólica offshore, promovendo a sua integração com outros setores-chave como a pesca e a indústria naval, essenciais para a economia galega.
O projeto AOWINDE, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, no quadro do programa Interreg VI-A España – Portugal (POCTEP) 2021-2027, visa transformar a indústria da energia eólica offshore na Euro-região Galiza – Norte de Portugal.
Este projeto é desenvolvido em resposta ao Plano Industrial do Pacto Verde Europeu e é apoiado pela União Europeia e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O Consórcio AOWINDE está empenhada em impulsionar o desenvolvimento sustentável e a competitividade na região, promovendo a produção de energia limpa e sustentável.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.