O Consórcio do projeto AOWINDE – Atlantic Off-shore Wind Energy – promoveu, na terça-feira, através da Consellería de Economía e Industria da Junta da Galiza, o debate sobre a energia eólica offshore e a sua integração com setores complementares. Viana do Castelo esteve presente no encontro, “Valorização da energia eólica offshore e a sua complementaridade com outros setores”.
O Edifício de Sessões da Autoridade Portuária de Vigo foi o epicentro de um debate fundamental para o futuro energético: a valorização da energia eólica offshore e a sua compatibilidade com setores complementares. O encontro reuniu especialistas do setor para explorar as oportunidades de desenvolvimento sustentável nesta área estratégica.
O Consórcio do projeto AOWINDE e o Município de Viana do Castelo reforçam assim a sua visão estratégica para a expansão da energia eólica offshore, promovendo a sua integração com outros setores-chave como a pesca e a indústria naval, essenciais para a economia galega.
O projeto AOWINDE, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, no quadro do programa Interreg VI-A España – Portugal (POCTEP) 2021-2027, visa transformar a indústria da energia eólica offshore na Euro-região Galiza – Norte de Portugal.
Este projeto é desenvolvido em resposta ao Plano Industrial do Pacto Verde Europeu e é apoiado pela União Europeia e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. O Consórcio AOWINDE está empenhada em impulsionar o desenvolvimento sustentável e a competitividade na região, promovendo a produção de energia limpa e sustentável.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.