A Câmara Municipal de Viana do Castelo participa, mais uma vez, na Feira Internacional de Artesanato (FIA), que decorre na FIL - Parque das Nações, em Lisboa, entre 29 de junho e 7 de julho, naquela que é a maior feira internacional de artesanato da Península Ibérica e a segunda maior da Europa.
Promovida pela Fundação AIP em colaboração com o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, a FIA Lisboa realiza-se durante nove dias e vai contar com 30.000 m 2 de exposição de artesanato nacional, internacional e com uma área da gastronomia. A FIA vai já na 36ª edição e conta em 2024 com 500 expositores e 30 países representados.
Viana do Castelo apresenta-se no Pavilhão 1 da FIL, onde vai estar representado o artesanato tradicional e contemporâneo de todo o país, incluindo as ilhas. Esta participação vianense apresenta-se num stand promocional de 18 m 2 que aposta na divulgação turística do concelho, destacando a oferta de alojamento, restauração, serviços de animação turística, património natural e cultural, lazer, entre outros.
Em destaque estará o artesanato tradicional com uma mostra dos Bordados de Viana Certificados e contando com a presença de uma das artesãs certificadas (Conceição Pimenta) a trabalhar ao vivo e a promover no dia 2 de julho um workshop de iniciação à arte de bordar, onde serão ensinados os pontos básicos deste bordado tradicional.
Também nos dias 29 e 30 junho, no stand do Município, serão realizados momentos de degustação de doces tradicionais de Viana do Castelo. Tal como tem sido habitual nestes últimos anos, a presença da Câmara Municipal de Viana do Castelo é também reforçada pela participação neste certame da Vianafestas, entidade promotora das festas do concelho, com um espaço de promoção da Romaria d’Agonia e da Feira de Artesanato de Viana do Castelo, o que dá uma maior visibilidade e notoriedade ao Município, neste evento que, no ano passado, foi visitado por mais de 43.000 pessoas.
A FIA Lisboa é uma plataforma de excelência para a promoção da identidade e desenvolvimento dos territórios nacionais e estrangeiros designadamente ao nível económico, cultural e turístico. Apoia o desenvolvimento regional e as culturas locais, através de várias vertentes do património cultural material e imaterial – artesanato, gastronomia, recursos naturais, atividades culturais e turísticas, entre outras, procurando evidenciar micro, pequenas e médias empresas nacionais, entidades e organismos oficiais ligados a projetos que visam a promoção e divulgação dos territórios, bem como a venda dos produtos regionais.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.
O Centro Cultural de Viana do Castelo prepara-se para receber, entre 30 de janeiro e 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete encher o palco de energia, ritmo e talento. Ao longo de três dias, centenas de alunos das escolas e academias do concelho vão protagonizar uma gala que pretende celebrar a dança nas suas mais variadas formas.
A Câmara de Ponte de Lima lançou um concurso público, no valor base de 820 mil euros mais IVA, para transformar um edifício no centro da vila em oito apartamentos de habitação colaborativa e comunitária. O aviso foi publicado em Diário da República e marca mais um passo no que o município considera ser “um novo modelo de resposta social no concelho”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, um apoio financeiro de 27.350 euros para a Junta de Freguesia de Mazarefes, garantindo a conclusão do projeto de arquitetura e especialidades da futura Creche de Mazarefes, prevista para acolher 42 crianças.