Logo
Desporto

Viana do Castelo oficializada como Cidade Europeia do Desporto em Bruxelas 

7 Dezembro, 2022 | 10:17
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, marcou presença na gala de prémios anual da ACES EUROPE - Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto, entidade que atribuiu a Viana do Castelo o galardão de Cidade Europeia do Desporto em 2023.

Na gala, que contou com a presença de 360 cidades de todo o mundo, marcou também presença o Vereador do Desporto, Ricardo Rego, e integrou o momento em que o autarca recebeu das mãos do Presidente da ACES Europa, Gian Francesco Lupattelli, e do Presidente da ACES Portugal, Nuno Santos, a bandeira oficial de Viana do Castelo – Cidade Europeia do Desporto 2023. 

O momento simbólico aconteceu durante a gala de prémios anual da ACES EUROPE, que aconteceu no Parlamento Europeu, em Bruxelas, e marca o início de um ano pleno de atividades desportivas em Viana do Castelo.

De lembrar que foi a 9 de fevereiro deste ano que a Comissão de Avaliação da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto escolheu Viana do Castelo como Cidade Europeia do Desporto em 2023. Depois de uma visita de três dias, durante a qual a comitiva conheceu a cultura desportiva do concelho e as infraestruturas existentes, o Presidente da ACES Europa, Gian Francesco Lupattelli, confirmou a distinção, assumindo que “Viana do Castelo tem a fantástica possibilidade de receber desportos de todos os géneros, graças ao mar, ao rio e às infraestruturas existentes”. 

O representante frisou, na altura, que “esta é uma cidade assumidamente de desporto, que ama o desporto”. O Presidente da ACES Europa destacou ainda a grande capacidade organizativa do concelho, a força da massa associativa e do voluntariado, bem como a qualidade das infraestruturas desportivas como fatores decisivos para a atribuição do título a Viana do Castelo. 

O concelho conta atualmente com 4.500 atletas federados e mais de 10.000 não federados, distribuídos por 88 clubes e coletividades que promovem regularmente 50 modalidades. 

A Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa | European Capitals and Cities of Sport Federation), com sede em Bruxelas, não tem fins lucrativos e atribui anualmente, desde 2001, os títulos de Capital, Cidade e Comunidade Europeia do Desporto.

A alocação desses reconhecimentos é feita de acordo com os princípios que determinam que o desporto é um fator de agregação da sociedade, melhoria da qualidade de vida, bem-estar psicofísico e integração completa na comunidade envolvente.

Esta distinção retrata um reconhecimento internacional, mas também o enaltecimento do trabalho desenvolvido no âmbito das políticas desportivas daquelas cidades naquela que é a maior rede de cidades intitulados como “desportivas” na Europa.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 21 Maio, 2024

Operação Nacional “Tiro Seguro” apreende mais de 6 mil munições

Decorrente das ações de fiscalização realizadas, foram apreendidas 6182 munições da classe D, por suspeitas de tráfico de munições em campo de tiro, tendo sido constituído arguido o proprietário.

Regional 21 Maio, 2024

Câmara Municipal de Ponte de Lima distinguida pela sua presença na Internet

A Câmara Municipal de Ponte de Lima foi distinguida no âmbito do Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais (IPIC) 2023, cujos resultados foram apresentados numa sessão pública realizada no dia 23 de abril, nas instalações da UNU Egov, em Guimarães. 

Regional 21 Maio, 2024

Monção: Polidesportivo da Escola da Estrada já abriu as portas

Após um processo de requalificação, que englobou colocação de cobertura e um novo gradeamento, o Polidesportivo da Escola da Estrada, em Mazedo, já está ao serviço da comunidade educativa. Hoje, as portas abriram-se, pela primeira vez, e as crianças manifestaram-se, alegres e entusiasmadas com a nova estrutura.

Regional 20 Maio, 2024

“Bendas de Bagageira” está de regresso a Vila Praia de Âncora

A 2ª edição da "Bendas de Bagageira" da Quinta da Quinhas e Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora acontece este domingo dia 26 de maio.

Nacional 20 Maio, 2024

Fisco alerta para mensagens falsas sobre pagamento de coimas

Alguns contribuintes estão a receber mensagens escritas (SMS) para pagarem determinada quantia a título de coimas ou contraordenações, o que levou a Autoridade Tributária e lançar um alerta avisando de que estas mensagens são falsas.

Regional 20 Maio, 2024

Palco das Artes acolhe abertura do 14º FITAVALE este sábado

Entre 25 de maio e 29 de junho, as Comédias do Minho celebram o seu 20º aniversário com um FITAVALE diferente. Os grupos de teatro amador do Vale do Minho apresentam cinco espetáculos que refletem sobre a ideia de “CASA”, desde a folha em branco à ocupação de um espaço.

Regional 20 Maio, 2024

Praça da Liberdade recebe Wine & Blues Festival este fim-de-semana

É já este fim-de-semana, dias 24 e 25 de maio, que a Praça da Liberdade de Viana do Castelo recebe o Wine & Blues Festival, numa edição que conta com várias novidades.