O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, as normas do concurso de criação artística “Coração de Viana”, inserido na programação cultural da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
O concurso será lançado com a finalidade de fomentar a criação de peças de arte pública, a expor em espaços urbanos, que valorizem, celebrem e reinterpretem a tradição de azulejaria e do bordado de Viana do Castelo, certificado e absolutamente singular.
De acordo com a proposta apresentada pelo Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, o concurso “permitirá desenvolver uma convocatória aberta a artistas residentes no território desta rede de cidades do Noroeste Peninsular, dinamizando a arte urbana de Viana do Castelo”.
O concurso tem como objetivos estimular a criatividade artística e a pesquisa sobre o bordado de Viana do Castelo e a azulejaria da cidade; promover a valorização do património cultural local; selecionar as melhores propostas de intervenção artística em espaços urbanos; apoiar projetos de criação integral de obras contemporâneas inscritas nas artes visuais, que dialoguem com as tradições artísticas vianenses.
Destina-se a artistas residentes no território dos municípios do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, sendo admitidas propostas de criação individual ou coletiva, sendo apenas aceite uma proposta por participante ou coletivo.
Para cada temática, o 1º prémio receberá um valor monetário de 6.000 euros, o 2º prémio 3.500 euros, o 3º prémio 2.500 euros, o 4º prémio 1.000 euros, o 5º prémio 500 euros, e as propostas do 6º ao 10º prémio receberão 300 euros.
As propostas devem ser entregues de 20 de janeiro até 14 de fevereiro de 2025, com a divulgação dos resultados prevista para 24 de fevereiro. As propostas selecionadas deverão ser executadas numa 1ª fase (temático bordado de Viana) a 21 de março e a 2ª fase (temática azulejaria) a 5 de maio, permanecendo por um período mínimo de um ano.
O parlamento aprovou na generalidade o projeto de lei apresentado pelo PSD que limita o acesso de menores a redes sociais e plataformas online, com votos favoráveis do PS, PAN e JPP.
A Proteção Civil alertou esta sexta-feira que a recuperação das regiões afetadas pelas cheias será lenta, especialmente em Coimbra e nas áreas ribeirinhas do Rio Tejo e do Rio Mondego, onde os campos agrícolas continuarão inundados nas próximas semanas.
A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, reagiu com duras críticas às recentes declarações de deputados do Partido Socialista sobre o risco de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha.
A Seleção Nacional de Portugal vai encontrar as seleções de Dinamarca, Noruega e País de Gales na Fase de Grupos da Liga das Nações 2026/27.
A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a operação aérea entre Lisboa e Porto, disponibilizando até mais sete voos semanais e aumentando a capacidade em alguns horários, numa medida destinada a mitigar os impactos provocados pelo corte da Autoestrada 1 (A1).
A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.
Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.