O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, as normas do concurso de criação artística “Coração de Viana”, inserido na programação cultural da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.
O concurso será lançado com a finalidade de fomentar a criação de peças de arte pública, a expor em espaços urbanos, que valorizem, celebrem e reinterpretem a tradição de azulejaria e do bordado de Viana do Castelo, certificado e absolutamente singular.
De acordo com a proposta apresentada pelo Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, o concurso “permitirá desenvolver uma convocatória aberta a artistas residentes no território desta rede de cidades do Noroeste Peninsular, dinamizando a arte urbana de Viana do Castelo”.
O concurso tem como objetivos estimular a criatividade artística e a pesquisa sobre o bordado de Viana do Castelo e a azulejaria da cidade; promover a valorização do património cultural local; selecionar as melhores propostas de intervenção artística em espaços urbanos; apoiar projetos de criação integral de obras contemporâneas inscritas nas artes visuais, que dialoguem com as tradições artísticas vianenses.
Destina-se a artistas residentes no território dos municípios do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, sendo admitidas propostas de criação individual ou coletiva, sendo apenas aceite uma proposta por participante ou coletivo.
Para cada temática, o 1º prémio receberá um valor monetário de 6.000 euros, o 2º prémio 3.500 euros, o 3º prémio 2.500 euros, o 4º prémio 1.000 euros, o 5º prémio 500 euros, e as propostas do 6º ao 10º prémio receberão 300 euros.
As propostas devem ser entregues de 20 de janeiro até 14 de fevereiro de 2025, com a divulgação dos resultados prevista para 24 de fevereiro. As propostas selecionadas deverão ser executadas numa 1ª fase (temático bordado de Viana) a 21 de março e a 2ª fase (temática azulejaria) a 5 de maio, permanecendo por um período mínimo de um ano.
Tui e Valença vão ser, no final deste mês, o centro de debate sobre os desafios atuais da educação. Nos dias 30 e 31 de janeiro, a Eurocidade acolhe o II Congresso Internacional de Educação da Eurocidade, um evento destinado a professores, educadores, dirigentes escolares e profissionais da área.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca entregou cerca de 2.000 kg de alimento para abelhas aos apicultores das freguesias atingidas pelos incêndios de julho e agosto de 2025. Cada colmeia recebeu 2 kg de suplemento alimentar, numa iniciativa que visa garantir a sobrevivência das colónias afetadas e apoiar a recuperação da atividade apícola no concelho.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou apoios financeiros às Juntas e Uniões de Freguesia no valor total de 334.200 euros. Os investimentos vão abranger mobilidade, segurança rodoviária, equipamentos e requalificação urbana.
A Webincode, parceira certificada do software de gestão Cegid PHC, promoveu uma sessão de formação no FeelViana Sport Hotel, reunindo empresas da região num encontro dedicado à inovação e à transformação digital.
O Santa Luzia FC saiu derrotado por 4-0 na deslocação ao terreno do Leões de Porto Salvo, em jogo da Liga Feminina Placard, num encontro cujo desfecho final acaba por ser excessivo face ao que se passou, sobretudo, na primeira metade.
Viana do Castelo voltou a ser palco, este domingo, de um dos maiores eventos desportivos do Alto Minho, com a realização da 27ª JSC Meia Maratona Manuela Machado - Viana Fica no Coração e da 25ª Caminhada Viana Fica no Coração.
A equipa do SC Vianense não conseguiu prolongar o bom momento das últimas semanas e perdeu (2-3), este domingo, em casa frente ao líder GD Bragança, em jogo da 16ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal, disputado no Estádio Dr. José de Matos.