Logo
Regional

Viana do Castelo lança concurso para criação de arte urbana que valorize azulejaria e bordado

21 Janeiro, 2025 | 12:07
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, as normas do concurso de criação artística “Coração de Viana”, inserido na programação cultural da VIII Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2025.

O concurso será lançado com a finalidade de fomentar a criação de peças de arte pública, a expor em espaços urbanos, que valorizem, celebrem e reinterpretem a tradição de azulejaria e do bordado de Viana do Castelo, certificado e absolutamente singular.

De acordo com a proposta apresentada pelo Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, o concurso “permitirá desenvolver uma convocatória aberta a artistas residentes no território desta rede de cidades do Noroeste Peninsular, dinamizando a arte urbana de Viana do Castelo”.

O concurso tem como objetivos estimular a criatividade artística e a pesquisa sobre o bordado de Viana do Castelo e a azulejaria da cidade; promover a valorização do património cultural local; selecionar as melhores propostas de intervenção artística em espaços urbanos; apoiar projetos de criação integral de obras contemporâneas inscritas nas artes visuais, que dialoguem com as tradições artísticas vianenses.

Destina-se a artistas residentes no território dos municípios do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, sendo admitidas propostas de criação individual ou coletiva, sendo apenas aceite uma proposta por participante ou coletivo.

Para cada temática, o 1º prémio receberá um valor monetário de 6.000 euros, o 2º prémio 3.500 euros, o 3º prémio 2.500 euros, o 4º prémio 1.000 euros, o 5º prémio 500 euros, e as propostas do 6º ao 10º prémio receberão 300 euros.

As propostas devem ser entregues de 20 de janeiro até 14 de fevereiro de 2025, com a divulgação dos resultados prevista para 24 de fevereiro. As propostas selecionadas deverão ser executadas numa 1ª fase (temático bordado de Viana) a 21 de março e a 2ª fase (temática azulejaria) a 5 de maio, permanecendo por um período mínimo de um ano.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 20 Janeiro, 2026

Sporting trava campeão europeu PSG e sonha com os oitavos da Liga dos Campeões

O Sporting deu esta noite uma das maiores provas de força da sua campanha europeia ao vencer em Alvalade o Paris Saint-Germain, detentor do cetro europeu, por 2-1, resultado que garante, no mínimo, a presença no play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões.

Desporto 20 Janeiro, 2026

Portugal surpreende a Dinamarca e segue em frente no Europeu de Andebol 2026

A seleção nacional de andebol garantiu esta terça-feira, 20 de janeiro, a qualificação para a Ronda Principal do Campeonato da Europa de 2026, depois de uma vitória histórica frente à anfitriã e tetracampeã mundial Dinamarca, por 31-29, na terceira jornada do Grupo B.

Nacional 20 Janeiro, 2026

Viana do Castelo reforça pedido de investimento no Hospital de Santa Luzia junto da Ministra da Saúde

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhou esta segunda-feira a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, numa visita ao Hospital de Santa Luzia, da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM). A iniciativa contou também com a presença do Presidente do Conselho de Administração da ULSAM, José Cardoso.

Desporto 20 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe em reabilitação e eficiência energética das piscinas municipais

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concursos públicos para obras de beneficiação e promoção da eficiência energética em três piscinas municipais: Atlântico, Barroselas e Frederico Pinheiro.

Regional 20 Janeiro, 2026

Vila Nova de Cerveira investe 320 mil euros em recolha seletiva de resíduos

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira vai investir cerca de 320 mil euros, ainda este ano e em 2027, para implementar investimentos estratégicos na recolha seletiva de resíduos urbanos.

Regional 20 Janeiro, 2026

Caminha cria residências partilhadas para pessoas em isolamento ou vulnerabilidade

A Câmara de Caminha lançou um novo regime de residências partilhadas destinado a pessoas em situação de isolamento, idosos dependentes ou cidadãos sem condições económicas para habitação adequada. A medida foi publicada no Diário da República.

Regional 20 Janeiro, 2026

Obras do novo mercado de Viana do Castelo interrompidas devido a achados arqueológicos

As obras de construção do novo mercado municipal de Viana do Castelo, no local onde existiu o antigo prédio Coutinho, foram temporariamente interrompidas devido ao alargamento da área de escavações após a descoberta de achados arqueológicos.