Logo
Regional

Viana do Castelo já investiu mais de 74 milhões de euros em coesão territorial

12 Março, 2023 | 14:12
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, revelou, durante a última mesa redonda ”Articulação rural urbano e desenvolvimento regional” das sétimas Conferências P3DT - Planeamento, Políticas Públicas e Desenvolvimento do Território, dedicadas ao tema “Cidades (Inter)médias e encontros urbano-rurais”, que o Município de Viana do Castelo já investiu, em quatro anos, mais de 74 milhões de euros na área da coesão territorial de forma a desenvolver as freguesias e para “fazer crescer todo o território”, defendendo que este investimento tem que ser “acompanhado por investimentos que permitam fixar e atrair para os territórios novos agentes”.

A mesa redonda, onde também participaram Francisco Calheiros da ADRIL (Associação de Desenvolvimento Regional Integrado do Lima) e o Presidente da Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, foi o último momento de um debate de dois dias que juntou especialistas, comunidade científica e políticos como a secretária de estado do Desenvolvimento Regional e o secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

Na sua intervenção, Luís Nobre sublinhou a importância de ser um “bom aluno e interpretar as oportunidades par ao desenvolvimento do território”, nomeadamente dos agentes económicos, dando como exemplo a ferrovia como um “investimento que não pode ser ignorado enquanto fator determinante para o território”. O investimento no Porto de Mar, o cumprimento de um programa para o qual o executivo foi eleito e ainda a coerência no investimento nacional foram outros fatores determinantes apontados pelo autarca, anunciando que a autarquia investiu, entre 2018 e 2022, mais de 74 milhões de euros para a coesão territorial, investimento esse que “deve ser acompanhado de uma estratégia adequada”.

No encerramento da conferência, onde marcou também presença a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, o autarca lembrou ainda que é necessário “fixar e atrair para os territórios novos investidores, de forma a crescer local, nacional e internacionalmente”, tendo a governante sublinhado a importância dos debates como o que decorreu em Viana do Castelo. 

“Consideramos, por defeito profissional, que o conhecimento científico é fundamental para tomar decisões políticas”, vincou Ana Abrunhosa, defendendo que “os políticos, ao fazer escolhas, fazem-no, desta forma, mais fundamentadamente, tomando decisões mais informadas”.

A governante que tutela as autarquias referiu-se ainda à redução das assimetrias e ao desenvolvimento do interior assentes na valorização do conhecimento, sendo necessárias políticas de desenvolvimento regional e terminou garantindo que só estará “satisfeita” quando houver regionalização, que ainda necessita de um largo consenso político que não existe.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Junho, 2024

Executivo de Caminha aprova criação de Taxa Municipal Turística

O Regulamento foi aprovado pelo Executivo Municipal esta quarta-feira, devendo agora ser submetido à apreciação e votação em Assembleia Municipal. Genericamente, a taxa aplica-se a pessoas de idade igual ou superior a 16 anos e até sete noites seguidas, mas estão previstas várias exclusões. Terá um valor diferenciado por épocas: 1,50 € (01 maio a 30 setembro) e 1,00 € (01 outubro a 30 abril).

Regional 23 Junho, 2024

Monção com investimento de 6,2 ME na rede de gás natural

Monção inaugurou a Unidade Autónoma de Gás, um investimento de 6,2 milhões de euros para abastecer indústria, serviços e cerca de três mil clientes domésticos.

Regional 23 Junho, 2024

14 trabalhos de estudantes conquistam Prémio Escolar António Manuel Couto Viana 

Foram este sábado distinguidos pela Câmara Municipal de Viana do Castelo os 14 trabalhos vencedores da 14ª edição do Prémio Escolar António Manuel Couto Viana, distribuídos pelas várias modalidade e anos de escolaridade.

Regional 23 Junho, 2024

Paredes de Coura investe cerca de 1 milhão de euros no Centro de Saúde

Com este investimento de 950 mil euros garantido junto da Administração Central do Sistema de Saúde, previsto no Plano de Recuperação e Resiliência no âmbito do programa designado por "Cuidados de Saúde Primários com mais respostas", vai permitir ao Município de Paredes de Coura requalificar o seu Centro de Saúde ao nível da eficiência energética, bem como assegurar melhor acessibilidade, a segurança e o conforto de utentes e profissionais.

Internacional 23 Junho, 2024

CIM Alto Minho participou na primeira reunião de parceria do projeto europeu para redução de desperdício alimentar

Nos dias 18 e 19 de junho de 2024, na cidade de Sofia, Bulgária, decorreu a primeira reunião técnica do projeto CIBUS - Cutting food loss and waste in Europe, um projeto financiado pelo programa Interreg Europe, que tem como objetivo principal a redução da perda e do desperdício de alimentos em toda a Europa.

Regional 22 Junho, 2024

Coro Sementes de Deus vence concurso para criação do “Hino Jotas de Viana”

Decorreu esta tarde, no Centro Paulo VI em Darque, o concurso para a criação do "Hino Jotas de Viana", lançado pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Juvenil da Diocese de Viana do Castelo. A concurso foram os grupos: As Vozes Brancas de Serreleis e o Coro Sementes de Deus, que foi o vencedor.

Desporto 22 Junho, 2024

Portugal nos ‘oitavos’ do Euro2024 após vitória frente à Turquia

Portugal garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final do Campeonato da Europa de futebol de 2024 e assegurou a vitória no Grupo F, ao bater a Turquia por 3-0, no segundo jogo na prova, em Dortmund.