No âmbito do Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI), a Câmara Municipal de Viana do Castelo já atribuiu mais de 150 horas para descanso aos cuidadores do concelho.
Este resultado foi possível graças ao trabalho próximo da equipa do programa, que no 1.º trimestre do ano reuniu com 27 Juntas e Uniões de Freguesia, párocos de 31 paróquia, 11 estruturas de cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alto Minho – ULSAM.
Os cuidadores acompanhados por este programa podem beneficiar de até 56 horas anuais para descanso, sendo substituído no seu domicílio ou em contexto de internamento. Têm ainda acesso a apoio psicológico gratuito, inclusive durante o processo de luto, podendo ainda beneficiar de outras respostas de apoio psicossocial.
De acordo com os dados do programa municipal, a média de idade das cuidadoras informais é de 56 anos e a média de idade das pessoas em situação de dependência é de 74 anos.
Em 63% dos casos, as pessoas em situação de dependência apresentam quadros demenciais como diagnóstico principal. O registo indica ainda que 100% das cuidadoras em acompanhamento são mulheres.
Se precisa de apoio ou conhece alguém que precise, saiba
mais em: https://www.cm-viana-castelo.pt/areas-de-atividade/desporto-e-saude/saude/projetos/programa-municipal-de-apoio-aos-cuidadores-informais ou contate pelo telemóvel 968 489 985.
Recorde-se que o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais pretende apoiar os cuidadores informais através da criação de respostas de capacitação, apoio e fomento de pausas ocasionais do cuidador principal em relação à sua tarefa de cuidar, protegendo e promovendo a sua saúde psicológica e qualidade de vida, concedendo apoios provisórios ou prolongados aos cuidadores, até ao máximo de 48 horas ininterruptas, para poderem descansar.
Tem, pois, como objetivos, capacitar continuamente o cuidador para a prestação de cuidados; facilitar o alívio da sobrecarga emocional e física do cuidador, promovendo o acesso a momentos e atividades de descanso e autocuidado; envolver o cuidador numa rede de apoio integrada, aumentando a sua rede de suporte e potenciado o (re)equilíbrio do sistema familiar, tendo como público alvo os cuidadores informais principais, residentes no concelho de Viana do Castelo, com ou sem Estatuto do Cuidador Informal atribuído.
O Município de Viana do Castelo, no âmbito das suas medidas de promoção da saúde, e em particular de promoção da saúde psicológica, candidatou o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais à 4ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores informais. Esta rede foi criada com o objetivo de distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais e cujo reconhecimento se materializa na atribuição de selos de mérito.
O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais obteve o reconhecimento da RACCI, com a atribuição do selo de mérito – categoria Ouro, para o biénio 2025-2026, de entre um total de 70 autarquias avaliadas.
O Festival Viana Bate Forte está de regresso à cidade nos dias 12 e 13 de setembro, trazendo dois dias de música, cultura e animação ao centro histórico de Viana do Castelo. Um dos destaques da programação é o concerto de Gil do Carmo, que sobe ao Palco da República, na Praça da República, no sábado, dia 13, às 21h30.
A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) anunciou esta semana a nomeação de Carlos Cunha como selecionador da equipa sénior distrital, que vai disputar a 1.ª Fase Nacional da Taça Regiões – UEFA. Esta competição apura a seleção portuguesa que irá representar o país na fase europeia.
Portugal viveu este verão o período mais quente desde 1931, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Com uma temperatura média de 23,51ºC, o país registou um aumento de 1,55ºC face ao normal (período 1991-2020), acompanhado por três ondas de calor que marcaram a estação.
Após o sucesso do colar (2024) e dos brincos (2025), o Município de Vila Nova de Cerveira dá mais um passo na diversificação da coleção única da “Conta de Cerveira – Joia Municipal”. Com o objetivo de aproximar diferentes públicos e reforçar a ligação à história local, foram lançadas duas novas peças: a pulseira e o pin.
Viana do Castelo terminou uma nova etapa do projeto europeu STANDOUT, que decorreu na Suécia, reforçando o papel da cidade como uma das pioneiras na criação de uma rede de cidades certificadas para o desporto ao ar livre. A cidade integra este projeto inovador como cidade piloto, juntamente com Silkeborg, na Dinamarca, que será a outra cidade inaugural da rede.
A Liga Feminina Placard, principal campeonato feminino de futsal em Portugal, inicia-se este sábado, 6 de setembro, com um novo formato que contará com dez equipas, menos duas em relação à temporada anterior, numa tentativa de aumentar a competitividade e o equilíbrio da prova.
A Câmara de Monção lançou um concurso público para o aluguer de instalações provisórias onde irá funcionar o Centro de Saúde durante as obras de requalificação. O contrato, com duração de 16 meses, tem um valor base de cerca de 205 mil euros, segundo anúncio publicado em Diário da República.