Logo
Regional

Viana do Castelo já atribuiu mais de 150 horas de descanso a cuidadores informais

20 Junho, 2025 | 17:05
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

No âmbito do Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais (PMACI), a Câmara Municipal de Viana do Castelo já atribuiu mais de 150 horas para descanso aos cuidadores do concelho.

Este resultado foi possível graças ao trabalho próximo da equipa do programa, que no 1.º trimestre do ano reuniu com 27 Juntas e Uniões de Freguesia, párocos de 31 paróquia, 11 estruturas de cuidados de saúde primários da Unidade Local de Saúde do Alto Minho – ULSAM.

Os cuidadores acompanhados por este programa podem beneficiar de até 56 horas anuais para descanso, sendo substituído no seu domicílio ou em contexto de internamento. Têm ainda acesso a apoio psicológico gratuito, inclusive durante o processo de luto, podendo ainda beneficiar de outras respostas de apoio psicossocial.

De acordo com os dados do programa municipal, a média de idade das cuidadoras informais é de 56 anos e a média de idade das pessoas em situação de dependência é de 74 anos.

Em 63% dos casos, as pessoas em situação de dependência apresentam quadros demenciais como diagnóstico principal. O registo indica ainda que 100% das cuidadoras em acompanhamento são mulheres.

Se precisa de apoio ou conhece alguém que precise, saiba
mais em: https://www.cm-viana-castelo.pt/areas-de-atividade/desporto-e-saude/saude/projetos/programa-municipal-de-apoio-aos-cuidadores-informais ou contate pelo telemóvel  968 489 985. 

Recorde-se que o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais pretende apoiar os cuidadores informais através da criação de respostas de capacitação, apoio e fomento de pausas ocasionais do cuidador principal em relação à sua tarefa de cuidar, protegendo e promovendo a sua saúde psicológica e qualidade de vida, concedendo apoios provisórios ou prolongados aos cuidadores, até ao máximo de 48 horas ininterruptas, para poderem descansar.

Tem, pois, como objetivos, capacitar continuamente o cuidador para a prestação de cuidados; facilitar o alívio da sobrecarga emocional e física do cuidador, promovendo o acesso a momentos e atividades de descanso e autocuidado; envolver o cuidador numa rede de apoio integrada, aumentando a sua rede de suporte e potenciado o (re)equilíbrio do sistema familiar, tendo como público alvo os cuidadores informais principais, residentes no concelho de Viana do Castelo, com ou sem Estatuto do Cuidador Informal atribuído. 

O Município de Viana do Castelo, no âmbito das suas medidas de promoção da saúde, e em particular de promoção da saúde psicológica, candidatou o Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais à 4ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), lançada pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores informais. Esta rede foi criada com o objetivo de distinguir, divulgar e amplificar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais e cujo reconhecimento se materializa na atribuição de selos de mérito.

O Programa Municipal de Apoio aos Cuidadores Informais obteve o reconhecimento da RACCI, com a atribuição do selo de mérito – categoria Ouro, para o biénio 2025-2026, de entre um total de 70 autarquias avaliadas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 9 Novembro, 2025

Ballet Contemporâneo encanta Paredes de Coura

Paredes de Coura recebeu na sexta-feira a Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo, que apresentou no Centro Cultural um programa especial composto por três peças: Public Domain, Eurídice e o Instante e almada E TUDO!.

Desporto 9 Novembro, 2025

Atlético dos Arcos assume liderança da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo

A 8.ª jornada da Primeira Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo trouxe emoção e mudanças na liderança da competição. O Atlético dos Arcos venceu este domingo o Âncora Praia FC por 2-1 e assumiu a primeira posição da tabela com 18 pontos, ultrapassando o Atlético de Caminha e o Courense que perderam este fim de semana.

Desporto 9 Novembro, 2025

Távora mantém liderança na Segunda Divisão da AF Viana do Castelo

O Távora continua no comando da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo após a 8ª jornada, realizada este domingo, somando 21 pontos. Lanhelas FC e UD Os Raianos seguem logo atrás, ambos com 19 pontos, mantendo a disputa pelo topo da tabela muito intensa.

Desporto 9 Novembro, 2025

Derrota em Celorico de Basto atira SC Vianense para zona de despromoção

O SC Vianense sofreu mais um revés no Campeonato de Portugal. Este domingo, a equipa deslocou-se a Celorico de Basto para defrontar o CD Celoricense, na 9.ª jornada da Série A, e perdeu por 2-1.

Desporto 9 Novembro, 2025

Rui Costa reeleito presidente do Benfica com votação recorde

O Sport Lisboa e Benfica anunciou este domingo, na sua página oficial, a reeleição de Rui Costa como presidente do clube, após vencer a segunda volta das eleições realizadas no sábado, relativas ao quadriénio 2025-2029.

Nacional 9 Novembro, 2025

BebéVida promove novo ciclo de sessões gratuitas dedicadas à maternidade

A BebéVida volta a promover, durante o mês de novembro, um novo ciclo de sessões gratuitas dirigidas a grávidas e famílias, com o objetivo de apoiar a maternidade de forma informada, saudável e tranquila. As iniciativas, de caráter online e presencial, reúnem especialistas de diferentes áreas, abordando temas como o bem-estar físico e emocional na gravidez, o sono do bebé, os primeiros socorros pediátricos e a criopreservação de células estaminais.

Desporto 9 Novembro, 2025

Juventude Viana vence Marinhense e reforça liderança invicta

A Juventude Viana voltou, este sábado, 8 de novembro, a ganhar no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao bater o SC Marinhense por 6-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo.