A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta segunda-feira, em reunião do executivo, um investimento superior a um milhão de euros, acrescido de IVA, para a realização de obras de saneamento básico em cinco freguesias do concelho.
O investimento, aprovado por unanimidade, será repartido entre este ano e 2026, e insere-se numa candidatura ao programa Norte 2030 – Ciclo Urbano da Água em Baixa. O objetivo é aumentar a cobertura da rede de saneamento no concelho dos atuais 80% para 85%, conforme explicou o presidente da autarquia, Luís Nobre.
As intervenções estão divididas em dois lotes e abrangem as freguesias de Deão, Mujães, Mazarefes, Subportela e Vila Nova de Anha.
No lote 1, o executivo deu luz verde à abertura de concursos públicos para duas empreitadas.
A primeira diz respeito à ampliação da rede de drenagem de águas residuais em Deão, Mujães e Mazarefes, com um valor base de 186.669 euros e prazo de execução de 150 dias. As obras vão permitir a ligação de 45 habitações à rede pública.
A segunda empreitada, orçada em 503.578 euros, visa a ampliação da rede de saneamento e a reabilitação da rede de abastecimento de água na freguesia de Subportela, com um prazo previsto de 210 dias. Serão instalados 1.195 metros de nova rede de saneamento e construídos 33 ramais, abrangendo o mesmo número de habitações. Está ainda prevista a reabilitação da rede de abastecimento de água para 12 casas.
O lote 2 contempla a freguesia de Vila Nova de Anha, onde será realizada a remodelação da rede de drenagem de águas residuais e pluviais, num investimento de 378.852 euros e prazo de execução de 180 dias.
A intervenção inclui a renovação de 515 metros de rede de águas residuais e a requalificação de seis ramais de saneamento. Em simultâneo, será instalada uma nova rede pluvial, tendo em conta que esta zona da margem esquerda do rio Lima é particularmente vulnerável à acumulação de águas pluviais.
Segundo a autarquia, os projetos foram desenvolvidos em articulação com a empresa Águas do Alto Minho (AdAM), tendo por base um levantamento das necessidades mais prementes em freguesias com elevada densidade habitacional e solos com baixa capacidade de drenagem.
É já esta noite, às 22h00, que a Praça da República, no coração de Viana do Castelo, se transforma no palco de estreia do mais recente single dos D.A.M.A: “Ficar Óai”, uma homenagem vibrante à alma minhota, à cidade de Viana e às emblemáticas Festas d’Agonia.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta segunda-feira, em reunião do executivo, um investimento superior a um milhão de euros, acrescido de IVA, para a realização de obras de saneamento básico em cinco freguesias do concelho.
Diana Teixeira, de 31 anos, natural de Felgueiras, é a vencedora da edição de 2025 do Prémio Literário Nortear, promovido pela Eurorregião Galicia – Norte de Portugal. A distinção foi anunciada esta segunda-feira pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta segunda-feira, por unanimidade, a abertura de concursos públicos para a requalificação dos centros de saúde de Darque, Barroselas e da extensão de saúde de Lanheses. O investimento global ultrapassa os 2,1 milhões de euros (acrescido de IVA) e será financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A APPACDM de Viana do Castelo destacou-se no II Campeonato Nacional de BTT da ANDDI, realizado no dia 18 de setembro, durante o II Encontro de BTT Para Todos, que decorreu no Campo da Agonia, em Viana do Castelo.
Caminha prepara-se para acolher no próximo dia 24 de setembro, entre as 16h30 e as 19h30, o I Meetup de Empreendedorismo Sustentável, iniciativa promovida pelo Coworking da Quinta da Quinhas em colaboração com o Município de Caminha.
A velejadora vianense Luísa Peres, integrada na equipa do Clube Naval de Cascais, conquistou o título de tetracampeã nacional na classe olímpica ILCA 6, no XXXVI Campeonato de Portugal de Juniores e Absolutos, realizado em Vilamoura.