A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta segunda-feira, em reunião do executivo, um investimento superior a um milhão de euros, acrescido de IVA, para a realização de obras de saneamento básico em cinco freguesias do concelho.
O investimento, aprovado por unanimidade, será repartido entre este ano e 2026, e insere-se numa candidatura ao programa Norte 2030 – Ciclo Urbano da Água em Baixa. O objetivo é aumentar a cobertura da rede de saneamento no concelho dos atuais 80% para 85%, conforme explicou o presidente da autarquia, Luís Nobre.
As intervenções estão divididas em dois lotes e abrangem as freguesias de Deão, Mujães, Mazarefes, Subportela e Vila Nova de Anha.
No lote 1, o executivo deu luz verde à abertura de concursos públicos para duas empreitadas.
A primeira diz respeito à ampliação da rede de drenagem de águas residuais em Deão, Mujães e Mazarefes, com um valor base de 186.669 euros e prazo de execução de 150 dias. As obras vão permitir a ligação de 45 habitações à rede pública.
A segunda empreitada, orçada em 503.578 euros, visa a ampliação da rede de saneamento e a reabilitação da rede de abastecimento de água na freguesia de Subportela, com um prazo previsto de 210 dias. Serão instalados 1.195 metros de nova rede de saneamento e construídos 33 ramais, abrangendo o mesmo número de habitações. Está ainda prevista a reabilitação da rede de abastecimento de água para 12 casas.
O lote 2 contempla a freguesia de Vila Nova de Anha, onde será realizada a remodelação da rede de drenagem de águas residuais e pluviais, num investimento de 378.852 euros e prazo de execução de 180 dias.
A intervenção inclui a renovação de 515 metros de rede de águas residuais e a requalificação de seis ramais de saneamento. Em simultâneo, será instalada uma nova rede pluvial, tendo em conta que esta zona da margem esquerda do rio Lima é particularmente vulnerável à acumulação de águas pluviais.
Segundo a autarquia, os projetos foram desenvolvidos em articulação com a empresa Águas do Alto Minho (AdAM), tendo por base um levantamento das necessidades mais prementes em freguesias com elevada densidade habitacional e solos com baixa capacidade de drenagem.
A emblemática Discoteca Galáxia, agora Galáxia Discos, única loja de discos do comércio tradicional de Viana do Castelo, comemora meio século de história este sábado, 8 de novembro de 2025. A celebração dos 50 anos terá lugar na própria loja, situada na Rua da Bandeira, n.º 94, entre as 17h00 e as 19h00, e contará com uma sessão especial intitulada “Recordar com Vítor Coutinho”, dedicada à memória musical e afetiva do espaço.
A companhia de teatro Krisálida, sedeada em Caminha, celebra hoje, 7 de novembro, os seus dez anos de atividade com o lançamento do livro “10 anos de Krisálida”. A apresentação decorreu na Biblioteca Professor Luís Mourão, na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC), integrada no 20.º Encontro Internacional das Artes.
Poucas semanas depois de ter conquistado a medalha de prata no Campeonato Europeu, a atleta vianense Marta Paço voltou a brilhar nos palcos internacionais. A tetracampeã do mundo alcançou agora o vice-campeonato mundial de Parasurfing, na categoria VI2 (invisuais), na prova que decorreu na Califórnia, Estados Unidos da América.
O tradicional Magusto de São Martinho regressa este domingo, 9 de novembro, ao Terreiro de Vila Nova de Cerveira, prometendo uma tarde de convívio, música e sabores de outono.
A Câmara Municipal de Valença prorrogou o prazo do concurso público para a reabilitação do Cineteatro de Valença, um edifício histórico com 149 anos, num investimento de 1,6 milhões de euros.
O Município de Ponte de Lima vai assinalar o Dia Mundial do Enoturismo 2025 com um programa diversificado que convida a uma verdadeira imersão na cultura do Vinho Verde e nas tradições vitivinícolas limianas. As atividades decorrem ao longo do dia e prometem experiências que cruzam o saber, o sabor e a história do concelho.
A cidade de Viana do Castelo conta com um espaço único no país dedicado à preservação da história das motocicletas. O Museu da Moto, criado pela Associação Velhas Bielas de Viana, é o resultado de um projeto iniciado em 2008, com o objetivo de reunir, conservar e divulgar o património ligado ao motociclismo.