Logo
Regional

Viana do Castelo investe 228 mil euros para garantir AEC a alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico

20 Setembro, 2023 | 15:45
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O executivo municipal aprovou um conjunto de propostas de protocolos de colaboração, no valor total estimado de 227.950 euros, para permitir o desenvolvimento das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) junto de 1.521 alunos dos 67 grupos do 1º Ciclo do Ensino Básico das escolas do concelho.

De acordo com as propostas apresentadas pelo Vereador da Educação, Manuel Vitorino, as Atividades de Enriquecimento Curricular “constituem uma oferta relevante para os alunos do 1º CEB, de caráter facultativo para os alunos, com um cariz
formativo, cultural e lúdico, que complementem as componentes do currículo”.

Deste modo, cada estabelecimento de ensino do 1º ciclo garante a oferta de uma diversidade de atividades que considera relevantes para a formação integral dos seus alunos e articula com as famílias uma ocupação adequada dos tempos não letivos.

Para o ano letivo 2023/2024, a Câmara Municipal de Viana do Castelo firma, assim, protocolo com os diversos agrupamentos de escolas do concelho e a Associação Tempos Brilhantes.

As AEC serão implementadas através de uma prática lúdica, privilegiando a utilização de espaços ao ar livre, com incentivo à interação e criatividade, tendo como pilar basilar e primordial as orientações programáticas das Atividades de Enriquecimento Curricular emanadas pelo Ministério da Educação.

Recorde-se que, no Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023 da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a rubrica Educação, Ciência e Conhecimento é a segunda com maior verba.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, refere que a educação se assume como um pilar fulcral para o desenvolvimento humano sustentável do concelho, representando 8,7 M€ (13,7%) nas Grandes Opções do Plano (GOP’s).

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.

Nacional 13 Junho, 2024

Governo vai auditar conselhos de administração dos hospitais

O Governo vai criar uma comissão para auditar os conselhos de administração dos hospitais, anunciou a ministra da Saúde, que considerou esta medida importante para aumentar a eficiência do Serviço Nacional de Saúde.

Regional 13 Junho, 2024

“Rainha das Vindimas” de Ponte da Barca é eleita este domingo

É já no domingo, 16 de junho, às 21h30, no exterior da Casa da Cultura de Ponte da Barca, que se realiza mais uma edição da gala de eleição da "Rainha das Vindimas". Organizado pela Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) este evento visa selecionar a representante do concelho, para a final do prestigiado concurso "Rainha das Vindimas de Portugal".