Logo
Regional

Viana do Castelo integra a 3ª edição da Agenda Nacional “À descoberta do Turismo Industrial”

15 Março, 2024 | 7:50
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

A Câmara Municipal de Viana do Castelo e parceiros integram a terceira edição da Agenda Nacional “À descoberta do Turismo Industrial”, que decorre de 16 a 30 de março e oferece uma oportunidade única de conhecer os locais e experiências associados à indústria viva e ao património industrial em Portugal.

Assim, o concelho vianense integra esta Agenda, destacada com diversas propostas das páginas 166 à 172, com a oferta de experiências únicas proporcionadas pelos parceiros que integram a Rede Portuguesa de Turismo Industrial, designadamente com diversas propostas para conhecer melhor o Navio Hospital Gil Eannes, os Fornos Telheiros de Alvarães, bem como o Moinho de Maré – Azenhas de D. Prior, que em breve fará parte desta Rede.

As propostas do Município de Viana do Castelo e dos parceiros podem ser consultadas através do link:
https://business.turismodeportugal.pt/SiteCollectionDocuments/turismo-industrial/agenda-a-descoberta-turismo-industrial-2024.pdf

Ao longo de duas semanas, o convite é para que vianenses e visitantes conheçam o património industrial que reflete a história e identidade do nosso território.

Na visita livre aos espaços museológicos do Navio Gil Eannes os visitantes podem embarcar numa experiência de conhecimento histórico, cultural e náutico “navegando” pelos espaços museológicos, como: ponte de comando, casa do leme, cozinha, padaria, casa das máquinas, enfermarias, consultório médico, sala de tratamento, bloco operatório, diversos camarotes, capela e entre outros espaços, bem como conhecer o processo de construção do Navio, datado de 1955. Serão igualmente promovidas visitas guiadas ao navio, promovida a visualização de documentário “Campanha São Ruy 1952” e a visita exposições a bordo do navio, bem como a apresentação de um espetáculo com o tema ‘Saudade’.

Na visita aos Fornos Telheiros, os visitantes podem mergulhar em experiências autênticas e originais, e usufruir de um maior contacto com as comunidades e com aspetos identitários da Freguesia de Alvarães. A visita guiada dá a conhecer a produção artesanal de fabrico de telha e de tijolo nos Fornos Telheiros, permitindo aos visitantes “viajar” no tempo.

Já neste período será também promovida a visita guiada ao moinho de maré – antigas Azenhas de D. Prior – onde se encontra atualmente sedeado o Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental e o Parque Ecológico Urbano. Nesta visita dá-se a conhecer a história associada a este espaço, bem como processo industrial de moagem de cereais a partir de uma fonte de energia renovável e inesgotável – as marés.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.

Desporto 20 Julho, 2024

Portugal joga com Azerbaijão nos play-offs de acesso ao Euro2025 feminino

A seleção portuguesa feminina de futebol vai defrontar o Azerbaijão na primeira ronda dos play-offs de acesso ao Campeonato da Europa de 2025, ditou o sorteio realizado na sede da UEFA, em Nyon, na Suíça.

Internacional 20 Julho, 2024

Bienal Internacional de Arte de Cerveira começa hoje a refletir sobre Liberdade

A XXIII Bienal Internacional de Arte de Cerveira realiza-se entre hoje e 30 de dezembro, com um convite para artistas e pensadores refletirem sobre a Liberdade e tem 56 obras de 12 países em concurso, revelou a organização.