Logo
Nacional

Viana do Castelo: Iniciada empreitada de requalificação do chafariz da Praça da República

16 Janeiro, 2024 | 18:07
Partilhar
Eduarda Alves
Menos de 1 minuto de leitura

O chafariz da Praça da República, localizado em frente aos antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, esta a ser alvo de requalificação, num investimento de cerca de 150 mil euros.

Em 2021, foi anunciado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo o interesse em requalificar o chafariz.

Em junho de 2022, o município promoveu um projeto de conservação e restauro do monumento, relacionado com a pedra do mesmo,  que afetava o funcionamento do chafariz.

Assim, e após o interesse e estudo para a requalificação do monumento, na página oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo, leu-se que este monumento nacional do século XVI, apresenta “patologias da pedra que afetam o chafariz”, sendo necessária a “substituição da tubagem interior e da consolidação da estrutura”.

A intervenção “obedece a um projeto técnico específico não só de consolidação da estrutura como de tratamento das patologias do granito, com o acompanhamento da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN)”.

Recorde-se que este chafariz renascentista, foi o último projeto monumental, de um conjunto de três, realizados pelo canteiro portuense João Lopes e está classificado como Monumento Nacional desde 1910, tendo sido, durante vários séculos, o ponto de abastecimento de água potável da população de Viana do Castelo.

 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 26 Novembro, 2025

Sporting vence Club Brugge e dá passo importante na Liga dos Campeões

O Sporting voltou a impor a sua força caseira na Liga dos Campeões ao vencer, esta quarta-feira, o Club Brugge por 3-0, em jogo da quinta jornada da fase de liga, realizado no Estádio José Alvalade. A formação leonina mantém assim o pleno de triunfos diante do seu público na presente edição da prova.

Desporto 26 Novembro, 2025

AC Caminha SDQ abandona competições da AF Viana do Castelo em plena luta pelo título

O futebol distrital vive hoje um dos episódios mais inesperados da época: o AC Caminha SDQ formalizou a desistência das competições da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), apesar do seu percurso extremamente positivo no Campeonato Distrital da 1.ª Divisão Sabseg e na Taça AFVC.

Regional 26 Novembro, 2025

“Viana Coração do Natal” quer atrair visitantes e dinamizar comércio local

Viana do Castelo vai transformar-se, entre 5 de dezembro e 5 de janeiro, num grande palco festivo com a nova edição do “Viana Coração do Natal”.

Regional 26 Novembro, 2025

Câmara de Viana reduz dívida municipal em cinco milhões de euros

A Câmara Municipal de Viana do Castelo reduziu, nos últimos quatro anos, a dívida de médio e longo prazo em cinco milhões de euros, passando de 27 para 22 milhões, anunciou o presidente Luís Nobre durante a reunião do executivo realizada na terça-feira.

Regional 26 Novembro, 2025

Valença lança novo concurso para reabilitação do bairro social de Friestas

A Câmara Municipal de Valença lançou um novo concurso público para a reabilitação do bairro social de Friestas, prevendo um investimento mínimo de 1,2 milhões de euros. O anúncio foi publicado no Diário da República e fixa um prazo de execução de 365 dias.

Desporto 26 Novembro, 2025

Viana do Castelo recebe grandes eventos de artes marciais e judo no final de novembro

Viana do Castelo vai ser, no último fim de semana de novembro, o palco de dois dos maiores eventos regionais dedicados às artes marciais e ao Judo. O Pavilhão Municipal José Natário acolhe, nos dias 29 e 30, iniciativas organizadas pelo Sport Clube Vianense em parceria com a Associação de Judo do Distrito de Viana do Castelo (AJDVC), que devem reunir cerca de 550 atletas.

Regional 26 Novembro, 2025

Escola Superior Agrária do IPVC celebra 40 anos e anuncia novos cursos e projetos para o futuro

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC) assinalou 40 anos de atividade, destacando o impacto da instituição na formação de profissionais e no desenvolvimento regional, e apresentando os desafios e prioridades para a próxima década.