O chafariz da Praça da República, localizado em frente aos antigos Paços do Concelho de Viana do Castelo, esta a ser alvo de requalificação, num investimento de cerca de 150 mil euros.
Em 2021, foi anunciado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo o interesse em requalificar o chafariz.
Em junho de 2022, o município promoveu um projeto de conservação e restauro do monumento, relacionado com a pedra do mesmo, que afetava o funcionamento do chafariz.
Assim, e após o interesse e estudo para a requalificação do monumento, na página oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo, leu-se que este monumento nacional do século XVI, apresenta “patologias da pedra que afetam o chafariz”, sendo necessária a “substituição da tubagem interior e da consolidação da estrutura”.
A intervenção “obedece a um projeto técnico específico não só de consolidação da estrutura como de tratamento das patologias do granito, com o acompanhamento da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN)”.
Recorde-se que este chafariz renascentista, foi o último projeto monumental, de um conjunto de três, realizados pelo canteiro portuense João Lopes e está classificado como Monumento Nacional desde 1910, tendo sido, durante vários séculos, o ponto de abastecimento de água potável da população de Viana do Castelo.


A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.
O porto de Viana do Castelo vai ser ampliado para apoiar a descarbonização do setor naval até 2050, anunciou João Neves, presidente executivo da Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL).
Caminha, no Alto Minho, e os concelhos galegos de A Guarda e O Rosal receberam aprovação para uma candidatura a fundos transfronteiriços do programa Interreg VI Espanha–Portugal (POCTEP) 2021–2027, no valor de mais de 563 mil euros, destinada à criação formal da eurocidade da Foz do Minho.
A Vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, reuniu-se com os Presidentes das Juntas de Freguesia e das Uniões de Freguesias do concelho, num encontro que teve como objetivo apresentar as respostas sociais existentes e os projetos previstos na área da Coesão Social.
O Governo prepara-se para aprovar hoje, em Conselho de Ministros, o aumento do salário mínimo nacional (SMN) para 920 euros, um acréscimo de 50 euros face aos 870 euros atuais. A medida já foi confirmada pela ministra do Trabalho, Rosário Palma Ramalho.