A lagarta do pinheiro, designada cientificamente como Thaumetopea pityocampa, é uma espécie de inseto, amplamente conhecida pelo seu comportamento peculiar, que lhe valeu o nome comum de processionária, devido ao hábito das larvas de se deslocarem em longas fileiras ou "procissões".
Esta praga tem um impacto significativo nas florestas de pinheiros, afetando várias espécies, como o Pinus pinaster (pinheiro-bravo) e o Pinus pinea (pinheiro-manso).
A proliferação da processionária constitui um problema, quer em termos de saúde pública, quer para a conservação dos ecossistemas florestais. Consciente desta realidade, o Município de Viana do Castelo contratou, serviços especializados para a aplicação da técnica – endoterapia vegetal para controlo de Thaumetopoea pityocampa. A intervenção abrangeu 116 árvores distribuídas pelas escolas do concelho e pelo Parque Ecológico Urbano.
Este sistema de proteção fitossanitária visa prevenir o agravamento da situação e proteger a comunidade escolar e os visitantes do parque, ao mesmo tempo que promove a conservação dos recursos florestais e da biodiversidade local. Esta iniciativa reforça o compromisso do Município com a saúde pública e a sustentabilidade ambiental.
Bárbara Bandeira lança esta sexta-feira, dia 9, o single “Marcha”, tema que assinala o início do seu novo EP, “Lusa: Ato II”. A canção fica disponível em todas as plataformas digitais e marca uma nova etapa no percurso artístico da cantora.
A Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo e o Clube de Vela de Viana do Castelo assinaram esta quinta-feira, dia 8 de janeiro, um protocolo de colaboração entre ambas.
O primeiro dos 22 novos comboios regionais encomendados pela CP – Comboios de Portugal à fabricante suíça Stadler já chegou ao país, assinalando um passo decisivo na modernização da frota ferroviária nacional.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai investir mais de 416 mil euros na aquisição de cerca de 4.500 contentores, com o objetivo de reforçar a recolha seletiva e melhorar a gestão de resíduos no concelho.
O Encontro Nacional da Imprensa Regional, promovido pela ANIR, debateu a revisão dos incentivos à comunicação social local e regional, em vigor desde 2025.
A Estação Salva-Vidas de Caminha deverá estar operacional entre o final de 2026 e o início de 2027. A previsão foi avançada pela presidente da Câmara Municipal, Liliana Silva, na reunião do executivo realizada no inicio da semana.
O início de um novo ano é, para muitos, o momento ideal para refletir sobre hábitos e definir novos compromissos com a saúde. É também nesta altura que surge o movimento “Janeiro Sem Álcool”, um desafio que convida à abstinência temporária do consumo de álcool. Num país onde o vinho e outras bebidas alcoólicas têm uma forte presença cultural e social, parar para pensar sobre o impacto do álcool no organismo mais do que oportuno, é essencial.