A lagarta do pinheiro, designada cientificamente como Thaumetopea pityocampa, é uma espécie de inseto, amplamente conhecida pelo seu comportamento peculiar, que lhe valeu o nome comum de processionária, devido ao hábito das larvas de se deslocarem em longas fileiras ou "procissões".
Esta praga tem um impacto significativo nas florestas de pinheiros, afetando várias espécies, como o Pinus pinaster (pinheiro-bravo) e o Pinus pinea (pinheiro-manso).
A proliferação da processionária constitui um problema, quer em termos de saúde pública, quer para a conservação dos ecossistemas florestais. Consciente desta realidade, o Município de Viana do Castelo contratou, serviços especializados para a aplicação da técnica – endoterapia vegetal para controlo de Thaumetopoea pityocampa. A intervenção abrangeu 116 árvores distribuídas pelas escolas do concelho e pelo Parque Ecológico Urbano.
Este sistema de proteção fitossanitária visa prevenir o agravamento da situação e proteger a comunidade escolar e os visitantes do parque, ao mesmo tempo que promove a conservação dos recursos florestais e da biodiversidade local. Esta iniciativa reforça o compromisso do Município com a saúde pública e a sustentabilidade ambiental.
Viana do Castelo prepara-se para receber, este domingo, dia 21 de dezembro, a tradicional Chegada do Pai Natal. O evento terá lugar no Centro Cultural de Viana do Castelo, às 16h00, e destina-se a toda a família.
O Tribunal do Porto aplicou prisão preventiva a seis homens suspeitos de envolvimento em dezenas de furtos em lares de idosos, centros de dia e juntas de freguesia nos distritos do Norte e Centro do país, anunciou a GNR.
A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou que a instalação de barreiras de proteção à catenária da Ponte Eiffel de Viana do Castelo só terá início a partir de 4 de janeiro de 2026.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou o pacote de benefícios fiscais para 2026, reforçando o apoio às famílias, às empresas e à competitividade local.
O Município de Viana do Castelo abriu candidaturas à 7.ª edição do programa “Reflorestar com Identidade”, que oferece gratuitamente árvores de espécies autóctones a proprietários florestais localizados nas Faixas de Gestão de Combustível (FGC) — zonas estratégicas de proteção contra incêndios junto a estradas, edifícios isolados e aglomerados populacionais.
O Governo aprovou em Conselho de Ministros, o Acordo entre Portugal e Brasil para o reconhecimento mútuo das cartas de condução. A medida visa simplificar os procedimentos e facilitar a vida de cidadãos que residem ou trabalham em ambos os países.
A Polícia Judiciária (PJ) deteve três jovens, com idades entre os 17 e os 21 anos, suspeitos da prática dos crimes de roubo agravado e sequestro ocorridos na tarde de 6 de novembro, na cidade de Viana do Castelo.