A lagarta do pinheiro, designada cientificamente como Thaumetopea pityocampa, é uma espécie de inseto, amplamente conhecida pelo seu comportamento peculiar, que lhe valeu o nome comum de processionária, devido ao hábito das larvas de se deslocarem em longas fileiras ou "procissões".
Esta praga tem um impacto significativo nas florestas de pinheiros, afetando várias espécies, como o Pinus pinaster (pinheiro-bravo) e o Pinus pinea (pinheiro-manso).
A proliferação da processionária constitui um problema, quer em termos de saúde pública, quer para a conservação dos ecossistemas florestais. Consciente desta realidade, o Município de Viana do Castelo contratou, serviços especializados para a aplicação da técnica – endoterapia vegetal para controlo de Thaumetopoea pityocampa. A intervenção abrangeu 116 árvores distribuídas pelas escolas do concelho e pelo Parque Ecológico Urbano.
Este sistema de proteção fitossanitária visa prevenir o agravamento da situação e proteger a comunidade escolar e os visitantes do parque, ao mesmo tempo que promove a conservação dos recursos florestais e da biodiversidade local. Esta iniciativa reforça o compromisso do Município com a saúde pública e a sustentabilidade ambiental.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.