A lagarta do pinheiro, designada cientificamente como Thaumetopea pityocampa, é uma espécie de inseto, amplamente conhecida pelo seu comportamento peculiar, que lhe valeu o nome comum de processionária, devido ao hábito das larvas de se deslocarem em longas fileiras ou "procissões".
Esta praga tem um impacto significativo nas florestas de pinheiros, afetando várias espécies, como o Pinus pinaster (pinheiro-bravo) e o Pinus pinea (pinheiro-manso).
A proliferação da processionária constitui um problema, quer em termos de saúde pública, quer para a conservação dos ecossistemas florestais. Consciente desta realidade, o Município de Viana do Castelo contratou, serviços especializados para a aplicação da técnica – endoterapia vegetal para controlo de Thaumetopoea pityocampa. A intervenção abrangeu 116 árvores distribuídas pelas escolas do concelho e pelo Parque Ecológico Urbano.
Este sistema de proteção fitossanitária visa prevenir o agravamento da situação e proteger a comunidade escolar e os visitantes do parque, ao mesmo tempo que promove a conservação dos recursos florestais e da biodiversidade local. Esta iniciativa reforça o compromisso do Município com a saúde pública e a sustentabilidade ambiental.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.