O Centro Cultural de Viana do Castelo foi palco, este sábado à noite, da VII Gala do Desporto de Viana do Castelo, que distinguiu 154 campeões da época desportiva 2021/2022 e encerrou com chave de ouro a Cidade Europeia do Desporto 2023.
Os atletas homenageados conquistaram 244 títulos nacionais, 12 títulos universitários e escolares, trazendo para Viana do Castelo nove medalhas de ouro, sete de prata e quatro de bronze em competições mundiais, europeias e intercontinentais.
Destes campeões, 125 são atletas com títulos conquistados a representar clubes de Viana do Castelo e 15 atletas com títulos obtidos em representação de outros clubes. 18 atletas conquistaram títulos ou pódios internacionais, sete atletas obtiveram títulos universitários ou escolares, sendo que foram ainda distinguidos 17 clubes campeões ou com campeões nacionais.

No ano passado, Viana do Castelo conquistou a bandeira dourada ao ser eleita Melhor Cidade Europeia do Desporto de 2023. “Por isso mesmo, esta VII Gala do Desporto assumiu-se como o corolário de um ano de intensa dinamização desportiva, com 512 eventos desportivos de âmbito local, nacional, europeu e até mundial, que contaram com cerca de 250 mil participantes e com mais de 450 mil pessoas no público”, realçou numa nota.
Estas cinco centenas de eventos foram promovidas por 2.800 entidades envolvidas aos mais diversos níveis e tiveram o apoio de 8.500 voluntários.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, garante que “a cidade vive diariamente e coletivamente o desporto” e que esta sétima Gala do Desporto e o número de galardoados são prova do talento desportivo existente no concelho. “Este é um momento de inspiração, de orgulho, de reconhecimento, devido ao esforço e à dedicação dos nossos atletas, que mostram elevada vontade de superação e vontade de vencer”, considerou.

O autarca vianense entregou ainda o testemunho da Cidade Europeia do Desporto a Viseu, que assume esta missão em 2024.

O vereador do Desporto, Ricardo Rego, disse que este ano foi “de vitórias”, destacando a conquista da bandeira de Melhor Cidade Europeia o Desporto. “Quero enaltecer a união que a Cidade Europeia conseguiu entre os atletas e clubes”, considerou, dizendo que o objetivo é “manter” esta filosofia desportiva e o empenho de todos em prol da prática desportiva. “Pedimos para que mantenham o espírito e o comprometimento que a Cidade Europeia do Desporto reforçou em cada um de nós”, acrescentou.
“Viana do Castelo não se cinge a um par de modalidades mais populares, temos todos os dias milhares de atletas a praticarem dezenas de modalidades”, frisou. “Conseguimos ser diferenciadores, somos bons naquilo que fazemos”, destacou Ricardo Rego.

O presidente da ACES Portugal, Nuno Santos, garante que “Viana do Castelo é um exemplo para a Europa e para o mundo por tudo aquilo que fez ao longo deste ano”, ficando “no coração” da ACES Europe.

Na cerimónia foram atribuídos os prémios do júri independente e ainda os prémios especiais da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Assim, como Atleta do Ano – Masculino foi distinguido Bruno Cunha, jogador internacional de voleibol e que foi vice-campeão nacional em 2021/2022 e conseguiu o apuramento para o Europeu de 2023.
Como Atleta do Ano – Feminino foi distinguida Marta Paço, que, em novembro, se sagrou tricampeã mundial de surf adaptado, na classe VI1, destinada a atletas com deficiência visual, revalidando o título que conquistara pela primeira vez em 2021 e que reafirmara em 2022.
O prémio de Atleta Revelação – Masculino foi entregue a Martim Neto, futebolista vianense que se tem destacado no futebol nacional e que conquistou a UEFA Youth League, a mais importante competição europeia para jovens.
Já a eleição de Atleta Revelação – Feminino foi conquistada por Ana Rita Domingues, que foi, em 2021, campeã nacional de Sky Race Sub23 e vice campeã do mundo de Skyrunning Sub23 por equipas.
O prémio de Treinador do Ano foi atribuído a Tiago Prieto, que treina a campeã mundial Marta Paço há diversos anos e a acompanha na conquista de várias medalhas.
Já o Dirigente do Ano foi José Esteves, que foi Presidente do Viana Remadores do Lima entre 2013 e 2023, clube que tem conquistado, ano após ano, inúmeros títulos nacionais.
A Equipa do Ano foi a Equipa de Juniores B Masculinos do Voleibol Clube de Viana, que se sagrou campeã nacional em maio de 2022.
A Associação/Clube do Ano foi o Clube de Atletismo Olímpico Vianense, que tem promovido um trabalho de excelência ao nível do desporto concelhio e nacional.
O Prémio Homenagem da Câmara Municipal de Viana do Castelo foi atribuído a Albano José Ribeiro da Rocha, desde sempre ligado ao desporto e à atividade física, personalidade que teve no voleibol a sua primeira grande paixão, tendo conquistado um título de Campeão Militar da Região Sul em 1971/1972. Foi sócio fundador da Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta (ACDSMP) e integrou os órgãos dirigentes da coletividade durante anos, doze dos quais como presidente da direção.
Em 2004, recriou o basquetebol de formação, integrado na Associação de Basquetebol de Viana do Castelo, de cujos órgãos sociais fez parte durante anos e coletividade da qual foi responsável técnico de 2004 a 2021.
O Prémio Especial da Câmara Municipal de Viana do Castelo foi entregue à ACES Portugal – Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, que foi criada em 2014 no âmbito do apoio e promoção das candidaturas provenientes das autarquias portuguesas ao reconhecimento por parte da ACES Europe como Cidades ou Capitais Europeias do Desporto. Tem como principal missão ser o veículo condutor das autarquias portuguesas nas suas candidaturas.

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.