O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e vereador do Desporto, Ricardo Rego, marcaram presença na cerimónia de entrega de prémios e Menções honrosas do Prémio Desporto + Acessível, que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Correia, e da Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. Esta sessão integrou ainda a assinatura do contrato programa Tóquio 2025 e do programa de preparação surdolímpica Tóquio 2025.
Durante a sessão de abertura do evento, o autarca Luís Nobre enfatizou a importância do desporto “enquanto uma grande família”.
“Temos que criar a verdadeira inclusão, sendo que este evento tem um significado especial para Viana do Castelo, que acredita
nas políticas de inclusão e que tem um conjunto de políticas para ser um município inclusivo, onde mostra resultados”, referiu o Presidente da Câmara, dando como exemplo o projeto Náutica para Todos, em parceria com a APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Viana do Castelo.
O Prémio Desporto + Acessível, desenvolvido pelo Instituto Nacional para a Reabilitação e o Instituto Português do Desporto e Juventude, distingue projetos que promovam o desenvolvimento do desporto e da atividade física para pessoas com deficiência, com vista à sua inclusão social.
Em 2023, foram apresentados 56 projetos, envolvendo 5301 pessoas com deficiência, tendo o prémio sido atribuído ao projeto
“Sailing4All” do Sporting Clube de Aveiro, que promove a inclusão, socialização e o desenvolvimento de competências motoras, psicológicas e sociais em crianças e jovens portadores de dificuldades intelectuais e de desenvolvimento e/ou incapacidades
motoras.
Na sessão. foi também assinado o contrato programa para 2023 para os Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025 que se realizarão na capital japonesa de 15 a 26 de novembro de 2025.
Os Jogos Surdolímpicos Tóquio 2025 vão integrar 21 modalidades, em 17 arenas de competição com a participação estimada de 3.000 atletas de 80 países.

Está em curso a rodagem de “Playback”, filme biográfico sobre o cantor e compositor Carlos Paião, realizado por Sérgio Graciano e com estreia marcada para o verão de 2026. A produção é da Caos Calmo e conta com o ator Rafael Ferreira no papel principal, escolhido entre mais de duas centenas de candidatos.
A Juventude Viana somou este sábado, 15 de novembro, mais uma vitória expressiva no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, ao derrotar o Sobreira por 6-1 no Pavilhão José Natário, em jogo da 7.ª jornada. A partida foi transmitida em direto pela Viana TV.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez vai investir mais de 306 mil euros na requalificação da antiga casa florestal de São Bento do Cando, que será convertida num espaço polivalente e de divulgação das Brandas do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).
O segundo dia do Festival de Teatro de Viana do Castelo, este domingo, 16 de novembro, será dedicado a públicos diversificados. Às 11h00 e às 16h00, o Teatro do Noroeste apresenta “Outra Vez Peixe?!”, criação infantojuvenil que explora, com humor e delicadeza, as mudanças de gostos alimentares ao longo da vida.
A edição de 2026 do Rali Dakar vai percorrer oito mil quilómetros na Arábia Saudita, dos quais 4.901 serão cronometrados. A prova realiza-se entre 3 e 17 de janeiro, com partida e chegada em Yanbu e um dia de descanso em Riade. Serão 13 etapas e um prólogo, numa das competições mais exigentes do mundo do todo-o-terreno.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo e a Vianafestas anunciaram a abertura das inscrições para o tradicional Mercado de Natal, iniciativa que integra a programação “Viana Coração do Natal”.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) esteve recentemente em Curitiba, Brasil, reforçando a colaboração com o Instituto Federal do Paraná (IFPR). A visita integrou o IV Encontro Luso-Brasileiro de Pesquisa, Inovação e Ensino e o II Encontro de Pós-Graduação do IFPR, no âmbito do acordo que permite a criação de programas de dupla titulação entre as duas instituições.