Logo
Cultura

Viana do Castelo firma protocolos de 373 mil euros com 12 associações culturais

5 Junho, 2024 | 15:09
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, firmou um conjunto de 12 protocolos com associações e coletividades culturais do concelho vianense que ascendem a um apoio global de 373.229 euros por parte do Município.

No momento, que contou com a presença do Vereador da Cultura, Manuel Vitorino, foi destacada a importância destas associações e coletividades para o desenvolvimento cultural do concelho vianense, tendo Luís Nobre destacado o trabalho meritório das mesmas.

O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana é, assim, contemplado com um apoio financeiro de 117.504 euros, enquanto a Ao Norte – Associação de Produção e Animação Audiovisual irá receber 73.750 euros, ambos os subsídios no âmbito de contratos programa de desenvolvimento cultural.

Todos os outros protocolos são de desenvolvimento cultural, nomeadamente com a Academia de Música de Viana do Castelo, que é apoiada com 26.375 euros, e a ACEP – Associação de Cultura e Educação Popular, apoiada com 9.600 euros. Ao Centro Cultural do Alto Minho foi atribuído um apoio de 16.000 euros e à Associação Casino Afifense um total de 30.000 euros.

A ZEPAM – Zé Pedro Associação Musical irá receber 30.000 euros, a Banda Velha da Casa do Povo de Barroselas 12.500 euros, a Filarmónica do Centro Social e Paroquial de Vila Nova de Anha também 12.500 euros.

Já a Banda dos Escuteiros de Barroselas irá receber 12.500 euros e a Associação Musical de Vila Nova de Anha outros 12.500 euros, recebendo a Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) um apoio de 20.000 euros. 

Recorde-se que, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento do presente ano, na Cultura, estando já em funcionamento o Conselho Municipal da Cultura, criaram-se, finalmente, as bases para desenvolver uma consciência estratégica nos agentes culturais, predispondo-os ao trabalho colaborativo, articulado e inclusivo, aberto à inovação e à mudança, com vocação e dimensão europeias.  O ano de 2024 traduz-se num reforço de investimento na Cultura na grandeza de 806 mil euros relativamente ao ano transato, resultando num esforço superior a 4,7 M€ (5% das grandes opções do plano).

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 21 Julho, 2024

Politécnico de Viana do Castelo com avaliação máxima

O Politécnico de Viana do Castelo acaba de receber a acreditação máxima por parte da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), válida por um período de seis anos, o máximo legalmente possível, e sem restrições.

Desporto 21 Julho, 2024

Jovem limiano reforça equipa masculina de sub-19 do Sporting

Limiano Rodrigo Quintiães, de 17 anos, é o novo reforço da equipa de Sub-19 do Sporting Clube de Portugal.

Cultura 21 Julho, 2024

Feira do Livro de Ponte de Lima termina hoje

A XVIII Feira do Livro de Ponte de Lima, a decorrer na Expolima, termina hoje.

Música 20 Julho, 2024

Banda vianense estreia-se na Casa da Música

A banda Coisa Mansa, com músicos de Viana do Castelo, vai estar no Porto, na Casa da Música, no evento "Verão da Casa", iniciativa que, até setembro, dá palco a dezenas de propostas musicais em diferentes formatos.

Desporto 20 Julho, 2024

Ponte de Lima homenageia Fernando Pimenta e Hélio Lucas com mural de Arte Urbana

O Município de Ponte de Lima promoveu a execução de um mural de Arte Urbana em homenagem a Fernando Pimenta e Hélio Lucas, num dos pilares da Ponte Nossa Senhora da Guia.

Nacional 20 Julho, 2024

Tribunal decreta serviços mínimos para greve na CP dias 22 e 24 de julho

O Tribunal Arbitral decretou serviços mínimos de 20% para a greve na CP - Comboios de Portugal, convocada por vários sindicatos, entre as 00h00 e as 24h00 dos dias 22 e 24 de julho.

Regional 20 Julho, 2024

Mulher de 30 anos residente em Mazarefes foi detida pela PSP por suspeitas dos crimes de burla

Uma mulher de 30 anos, desempregada, residente na freguesia de Mazarefes, em Viana do Castelo, foi detida pela PSP, na sexta-feira, por suspeitas dos crimes de burla, furto, abuso de confiança, abuso de cartão de garantia ou dados de pagamento e falsidade informática.