No âmbito do Dia Nacional do Mar, a Câmara Municipal de Viana do Castelo tem vindo a promover a “X Semana do Mar”, uma iniciativa que tem contado com diversas atividades para o público em geral e para as escolas.
O programa arrancou no inicio da semana com várias visitas livres ao Centro de Mar, instalado na ré do navio Gil Eannes. Visitas guiadas à lota de pesca da DocaPesca, peddy-paper “Mar” para alunos do 1º, 2º, 3º ciclo e ensino secundário e ateliê “Mar de Tradições” para alunos do ensino pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico.
Esta sexta-feira, 17 de novembro, entre as 10h00 e as 11h30, o Centro de Mar recebe “Atividades agro-marítimas” para estudantes do 1º e 2º ciclo.
No domingo, 19 de novembro, o Centro de Mar volta a disponibilizar visitas livres.
A iniciativa conta ainda com a exposição “A biodiversidade conta-nos histórias”, patente das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, para o público em geral.
A celebração do Dia Nacional do Mar teve origem na “Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar”, que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994. Portugal ratificou o documento em 1997. Esta convenção é muito importante pois é a partir dela que são estabelecidos, entre outros, os limites marítimos inerentes à Zona Económica Exclusiva e à Plataforma Continental.
O Dia Nacional do Mar procura, assim, destacar a importância que o mar tem para a história e identidade de Portugal, bem como para a economia e desenvolvimento do país.

O deputado à Assembleia da República e vereador da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Eduardo Teixeira, defendeu esta semana no Parlamento um conjunto de medidas consideradas essenciais para o desenvolvimento do Alto Minho, no âmbito da discussão da especialidade do Orçamento do Estado para 2026.
O Centro de Alto Rendimento (CAR) de Surf do Cabedelo, em Viana do Castelo, vai ser alvo de obras de reabilitação e novos apetrechamentos no valor global de 700 mil euros, ao abrigo do programa nacional de modernização dos Centros de Alto Rendimento.
O rio Lima vai ser, no próximo 15 de novembro, o palco da Taça Remo Jovem / Troféu Primeiras Remadas, uma competição que promete animar Viana do Castelo entre as 9h00 e as 13h30. O evento, integrado na época 2025-2026, reunirá dezenas de jovens atletas dos 9 aos 19 anos, em representação de vários clubes da região norte.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.