Logo
Cultura

Viana do Castelo e São Tomé unem-se para preservar teatro popular com 200 anos

3 Abril, 2024 | 14:30
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Duas associações culturais de Viana do Castelo e da ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe, vão trabalhar em conjunto para preservar uma representação popular com mais de 200 anos, foi hoje divulgado.

Em declarações hoje à agência Lusa, o presidente do Núcleo Promotor do Auto da Floripes 5 de Agosto, Pedro Rego, adiantou que, na terça-feira, em Viana do Castelo, as duas associações assinaram um carta de intenção “que materializa a parceria e calendariza um conjunto de iniciativas e projetos a desenvolver nos próximos 18 meses”.

“O Auto da Floripes celebra-se nos contextos próprios de cada uma das duas comunidades. Ele afirma uma cultura viva, num contexto histórico, e imprime uma identidade. Ao mesmo tempo, ele dialoga com territórios e experiências históricas específicas, preservando na oralidade um livro com séculos e perto de 1.000 anos de uma história que se transformou em símbolo de lutas e diálogos. Por todas estas razões, os responsáveis e herdeiros desta tradição do teatro popular manifestam a necessidade e a intenção de projetar a salvaguarda e promoção do Auto da Floripes”, lê-se na carta de intenção a que a Lusa teve hoje acesso.

Segundo Pedro Rego, a assinatura do protocolo de cooperação entre as duas associações acontecerá em agosto, na ilha do Príncipe, em São Tomé e Príncipe.

“Esta parceria justifica-se pelo património cultural imaterial excecional que o Auto da Floripes representa, ao ser vivido e celebrado em contextos tão diferenciados e com histórias comunitárias tão contrastantes”, sublinhou o responsável.

O acordo foi celebrado na sequência de uma visita a Viana do Castelo da secretária regional da Cultura, Economia e Turismo da Região Autónoma do Príncipe, Sónia Cármen da Mata, e do presidente da associação cultural “Auto de Floripes” da ilha do Príncipe, João Pina Batista.

A deslocação, a convite da câmara da capital do Alto Minho, acompanhada pelo vereador da Cultura, Manuel Vitorino, “mobilizou as duas associações para um projeto comum de salvaguarda do Auto da Floripes e de promoção social das comunidades que o herdaram e vivem”.

“As duas comunidades do Príncipe e de Viana do Castelo definem o Auto da Floripes como um dos rostos da universalidade da cultura lusófona e, ao entendê-lo como um íman que une dois povos diferentes, numa relação de amizade e de respeito mútuo, desejam que esta manifestação seja um ponto de partida para novos contextos, relações e parcerias”, destacou Pedro Rego.

A par disso, prossegue, as comunidades acreditam na cultura e na diversidade cultural como via para o desenvolvimento, para a fraternidade e para a paz entre os povos.

Em Viana do Castelo, a representação popular é realizada todos os anos na tarde de 05 de agosto, durante as festividades do lugar das Neves, comum a três freguesias, Vila de Punhe, Mujães e Barroselas, todas na margem esquerda do rio Lima, em Viana do Castelo.

O auto é levado à cena por cerca de 25 comediantes populares da região e baseia-se num episódio extraído da guerra entre o imperador Carlos Magno e o rei turco Almirante Balaão, uma disputa entre cristãos e mouros, que os primeiros acabam por vencer.

Em São Tomé e Príncipe, o Auto da Floripes é representada no dia 15 de agosto na ilha do Príncipe, por ocasião das Festas de São Lourenço.

“Na génese destas tradições está a história ficcionada de Carlos Magno e os seus 12 pares de França, a qual, depois de ser moldada por séculos de traduções, adaptações e reinterpretações, chegou recheada de imaginação e fantasia a vários cantos do Mundo. Entre eles, ressalta o lugar tripartido das Neves [Viana do Castelo] e a ilha do Príncipe [São Tomé e Príncipe], locais que, para além de imprimirem a sua matriz diferenciadora, são os que preservaram ininterruptamente a celebração deste auto popular”, acrescenta a carta de intenção.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Cultura 19 Abril, 2024

Caminha: Exposição “50 anos, 50 autores, 50 obras” inaugura amanhã

A Galeria Guntilanis, em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, inaugura, este sábado, 20 de abril, pelas 16h00, a exposição "50 anos, 50 autores, 50 obras".

Regional 19 Abril, 2024

Três portugueses suspeitos de integrar rede criminosa espanhola

Três portugueses estão a ser investigados no âmbito do desmantelamento de uma alegada rede criminosa que operava na Galiza e no Norte de Portugal para fornecer lanchas para o narcotráfico, revelou à Lusa fonte da Guardia Civil espanhola.

Regional 19 Abril, 2024

Vila Nova de Cerveira organiza concerto solidário para ajudar o pequeno João

O Pavilhão Multiusos de Vila Nova de Cerveira vai acolher, este sábado, 20 de abril, o concerto solidário “Juntos conquistamos o futuro do João”, que visa angariar fundos para a aquisição de material adaptado à doença genética rara diagnosticada ao João, um menino de 4 anos, de Vila Nova de Cerveira.

Regional 19 Abril, 2024

Acidente de trabalho em armazém de materiais de construção faz um ferido grave

Um homem de 49 anos ficou hoje gravemente ferido ao ficar preso entre um camião e paletes de cimento num armazém de material de construção em São Romão do Neiva, Viana do Castelo, disse fonte da GNR.

Regional 19 Abril, 2024

Caminha: Homem detido por alegado tráfico com laboratório doméstico para preparar droga

Um homem de 35 anos foi detido por alegado tráfico de droga em Caminha, numa operação da GNR que levou à “descoberta de um pequeno laboratório doméstico para a preparação e transformação da substância estupefaciente”, foi hoje revelado.

Regional 19 Abril, 2024

Demonstração de meios da Proteção Civil municipal leva centenas ao Campo d’Agonia

Na manhã desta sexta-feira, o Campo d’Agonia acolheu uma demonstração de meios da Proteção Civil Municipal, numa iniciativa aberta a toda a comunidade que contou com a visita de centenas de alunos das escolas vianenses e utentes de instituições.

Desporto 19 Abril, 2024

Vianense SAD “não apoia qualquer lista” candidata às eleições do Clube

Para terminar de vez com com especulações, a Sport Clube Vianense, Futebol SAD, emitiu um comunicado a descarta o seu apoio a qualquer lista candidata no ato eleitoral do Sport Club Vianense, marcado para o próximo dia 24 de maio de 2024.