Logo
Regional

Viana do Castelo é “capital da diáspora portuguesa” até este sábado

15 Dezembro, 2023 | 17:21
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

O presidente do Município de Viana do Castelo, Luís Nobre, considerou, esta sexta-feira, que a segunda edição dos Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID) são “um momento de reconhecimento do trabalho da diáspora e um momento de concretização e de impacto”, nomeadamente dos cerca de 40 mil vianenses que residem no estrangeiro.

“Somos, hoje, um território resiliente, diversificado e parceiro de quem investe e de quem quer investir”, declarou Luís Nobre, realçando que Viana do Castelo apresenta uma “conjugação de infraestruturas rodoviárias, ferroviárias, de Porto de Mar, que são essenciais para quem quer investir”. “Temos ainda uma relação única entre o Norte de Portugal e a Galiza que é absolutamente estratégica”, determinou.

Por isso mesmo, o autarca considera que “as infraestruturas, a geografia e o fator humano são fatores de atratividade para Viana do Castelo, muito particularmente nas energias renováveis e offshore, que são áreas onde estamos a investir e a crescer”.

Os emigrantes naturais do concelho de Viana do Castelo estão espalhados por meia centena de países. França, Canadá, Suíça, Andorra e Brasil são os cinco países que absorvem quase 80% dos emigrantes naturais do concelho vianense.

Numa participação através dos meios digitais, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Cravinho, assumiu que os Encontros PNAID são “o ponto de encontro e o epicentro da diáspora empreendedora”, considerando que “a diáspora é um ativo estratégico para o país” e que o regresso da mesma “pode materializar-se em investimento para o país”, podendo gerar “um efeito verdadeiramente transformador para o interior, que tem territórios de onde partiu muita população para a diáspora”.

O governante informou que as remessas dos emigrantes já representam 1,6% do PIB nacional e afirmou que “a diáspora terá sempre em Portugal a sua casa, o seu porto seguro, para viver, estudar, trabalhar e investir”.

No encerramento da cerimónia de abertura, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, referiu que “este evento em solo português é o local privilegiado para fomentarmos a internacionalização e exportação dos negócios locais”. “Viana do Castelo é a capital da diáspora portuguesa durante estes dias, onde existem excelentes exemplos de ciência, inovação e empreendedorismo no âmbito da economia azul e das energias renováveis”, frisou.

Também o vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), Beraldino Pinto, considerou que estes Encontros PNAID são “um evento muito importante, este ano com enfoque na economia azul, energias renováveis, sustentabilidade, ciência e tecnologia, áreas em que a estratégia do Norte dá a maior importância e nas quais está fortemente empenhado”.

A segunda edição dos Encontros do Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora apresenta-se como o maior fórum nacional dedicado à economia da diáspora portuguesa. Promover o investimento, fomentar as exportações e apoiar a internacionalização dos negócios locais, através do potencial empreendedor das comunidades portuguesas, são os objetivos primordiais da iniciativa, que, além de dezenas de especialistas, empreendedores e investidores, junta Ministros e Secretários de Estado em Viana do Castelo.

Os encontros PNAID são uma iniciativa conjunta do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e da Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional. Esta segunda edição é organizada pelo Município de Viana do Castelo em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho e da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Valenciano chega ao primeiro lugar após 11ª jornada na 1ª Divisão Distrital

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.

Desporto 30 Novembro, 2025

AFVC: Távora escorrega mas mantém liderança da 2ª Divisão Distrital

A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.

Regional 30 Novembro, 2025

Ponte da Barca inaugura mural comunitário contra a violência de género

No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.

Regional 30 Novembro, 2025

Festival de Jardins Escolinhas de Ponte de Lima arranca com “Jardins de Sonho”

O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.

Desporto 30 Novembro, 2025

Campeonato de Portugal: SC Vianense regressa às vitórias diante do Ribeira Brava

Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.

Desporto 30 Novembro, 2025

Juventude Viana confirma superioridade e elimina Biblioteca da Taça de Portugal

A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.

Regional 30 Novembro, 2025

VianaFestas celebrar 10 anos de “Somos Todos Romaria” com workshop de filigrana

A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.