Steevy Cerqueira (Râguebi); Henrique Correia (Consagração); Viana do Castelo Cidade Europeia do Desporto 2023 (Evento); Iúri Leitão (Grande Prémio de Júri Individual) e Escola Desportiva de Viana (Grande Prémio de Júri Coletivo) foram os atletas e entidades vianenses galardoados com o Troféu "O Minhoto", num total de 28 prémios atribuídos através de votação de um júri do qual a Viana TV fez parte.
A Cerimónia de Entrega dos Troféus Desportivos “O Minhoto” decorreu no Pavilhão Municipal de Fão, em Esposende e contou com a presença de inúmeras entidades, e, entre as quais, inúmeras Câmaras Municipais da região Minho, o Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, Confederação do Desporto de Portugal, Fundação Inatel, Escola Superior de Desporto e Lazer do Instituto Politécnico de Viana, Coordenação Local do Desporto Escolar de Braga, bem como federações e associações de clubes e diversos clubes desportivos, entre outros..

Na gala, foi ainda realizada homenagem aos Campeões do Mundo, de onde se destacam os vianenses André Pinto (remo), Bruna Parente (remo); Iúri leitão (ciclismo) e Marta Paço (surf adaptado), bem como os atletas Ana Rita Rego (health qijong); Fernando Pimenta (canoagem); João Paulo Azevedo (tiro); João Ribeiro (Canoagem) e Steven da Costa (karaté) e aos Campeões da Europa onde se destaca, mais uma vez, a vianense Marta Paço (Surf Adaptado), assim como Guilherme Silva (ginástica acrobática); Jennifer Nogueira (atletismo síndrome de down) e Salvador Oliveira (ginástica acrobática) bem como Clara Carvalho (hóquei em patins); Guilherme Gonçalves (karaté); e Teresa Portela (canoagem).

A gala foi ainda abrilhantada com a atuação do jovem cantor de Esposende Tomás Machado.



O Viana STARTS, único projeto nacional selecionado na primeira call da European Urban Initiative (EUI), voltou a destacar-se no panorama da inovação urbana ao marcar presença no encontro nacional “EUI | Ações Inovadoras”, promovido pela Direção-Geral do Território.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.