Logo
Nacional

Viana do Castelo disponível para apoiar municípios mais afetados pela tempestade Kristin

28 Janeiro, 2026 | 15:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, declarou que, em nome do executivo, Viana do Castelo está pronta para disponibilizar meios da autarquia aos municípios mais afetados, nomeadamente Leiria, Coimbra, Figueira da Foz e Vila Franca de Xira, mostrando solidariedade com as regiões em maior risco.

Localmente, a Proteção Civil Municipal tem acompanhado a situação de forma permanente. Entre as 00h00 de domingo (25/01) e as 10h00 desta quarta-feira (28/01), registaram-se 15 inundações, 6 quedas de estruturas temporárias e 4 quedas de árvores, todas intervencionadas rapidamente.

Apesar de algumas limitações pontuais na circulação, não houve encerramentos definitivos de vias. A Proteção Civil mantém vigilância junto a linhas de água e zonas de risco.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), para hoje, 28 de janeiro, prevê-se agitação marítima com ondas de 7 a 8 metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima, com período de pico de 16 a 18 segundos. Está em vigor aviso vermelho entre as 03h00 e as 21h00.

O município reforça a mensagem à população: manter a atenção junto ao mar e em áreas de risco e seguir as recomendações das autoridades.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 28 Janeiro, 2026

Cerveira e Tomiño avançam com Eurocidade Inteligente e projetos inovadores

Cerveira e Tomiño reforçaram a cooperação transfronteiriça com a aprovação de novos projetos estratégicos para a Eurocidade. O Comité de Gestão Estratégica (CGE) reuniu-se para avaliar iniciativas em curso, candidaturas a fundos europeus e planear ações para 2026.

Regional 28 Janeiro, 2026

Nova direção da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse para mandato de três anos

A nova equipa dirigente da Cáritas Diocesana de Viana do Castelo tomou posse no passado dia 20 de janeiro, numa cerimónia realizada no Convento de São Domingos, em Viana do Castelo. O ato foi presidido pelo Bispo da Diocese, D. João Lavrador, que conferiu posse aos órgãos sociais para um novo mandato com a duração de três anos.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo disponível para apoiar municípios mais afetados pela tempestade Kristin

Apesar de a depressão Kristin ter afetado principalmente o centro e sul do país, o impacto em Viana do Castelo tem sido reduzido. Ainda assim, o município reforça a sua total disponibilidade para ajudar os mais atingidos.

Desporto 28 Janeiro, 2026

Morreu Fernando Mamede, lenda do atletismo nacional

Fernando Mamede, uma das maiores figuras da história do atletismo português e natural de Beja, faleceu esta terça-feira aos 74 anos. 

Nacional 28 Janeiro, 2026

Quercus alerta para pressão política sobre o ICNF e defende autonomia técnica

A Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza manifestou esta semana preocupação com declarações recentes do Ministro da Agricultura dirigidas aos dirigentes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF). A associação considera que o episódio não deve ser visto como um simples lapso de linguagem, mas sim como um sinal político que ameaça a autonomia técnica do instituto.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Tempestade Kristin provoca duas mortes e deixa milhares sem eletricidade

O Governo confirmou esta quarta-feira a morte de duas pessoas na sequência dos efeitos da tempestade Kristin, que atingiu várias regiões do país, provocando danos significativos em infraestruturas, equipamentos e redes de abastecimento.

Regional 28 Janeiro, 2026

Homem resgatado em Monção após ficar isolado pela subida do rio Minho

Um homem, com cerca de 40 anos, foi resgatado na manhã desta quinta-feira da Ínsua da Lapela, no concelho de Monção, depois de ter ficado isolado devido à subida do caudal do rio Minho, na sequência do mau tempo.