Os dados foram apresentados no boletim trimestral elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e refere-se ao terceiro trimestre do ano passado, tendo como fonte o INE, Estatísticas do Comércio Internacional.
Viana do Castelo é o 10º concelho mais exportador do Norte, de um total de 86, e cresceu 1,4% no terceiro trimestre de 2023 face ao período homólogo do ano anterior.
No quadro Exportações nos 20 concelhos mais exportadores do Norte, Viana do Castelo aparece na 10º posição, registando sempre variações positivadas nos diversos trimestres de 2023 (1º trimestre, 20,8%; 2º trimestre, 4,1%; 3º trimestre, 1,4%).
De acordo com o boletim trimestral, as exportações de bens nos municípios do Norte diminuíram 6,9% no terceiro trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022, mas, mesmo assim, a redução do Norte do país foi inferior aos números nacionais.
“As exportações de bens do Norte diminuíram 6,9% no 3º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano transato, agravando a tendência de queda que tinha sido iniciada no trimestre precedente. A nível nacional, as exportações de bens reduziram-se mais acentuadamente registando uma variação homóloga de -9,0% durante o mesmo período”, lê-se no boletim. A diminuição das exportações do Norte deveu-se, exclusivamente, à evolução negativa de dois grupos de produtos – bens intermédios e bens de consumo, refere o documento.
As exportações de bens diminuíram na maioria das sub-regiões do Norte, com exceção do Alto Minho e do Alto Tâmega, que registaram crescimentos de 2,3% e de 9,8%, respetivamente, no 3º trimestre de 2023 face ao mesmo período do ano transato. Em contraciclo, Viana do Castelo foi um dos poucos concelhos do Norte que registou aumento das exportações (+ 1,4%). “Entre os 20 principais concelhos exportadores do Norte, apenas 3 registaram um crescimento das exportações de bens, em termos homólogos, no 3º trimestre de 2023. Foram os casos de Oliveira de Azeméis (+9,6%), São João da Madeira (+6,7%) e Viana do Castelo (+1,4%)”, é indicado.
Portugal vai integrar o Grupo K do Mundial2026, que se realiza nos Estados Unidos, Canadá e México, e vai estrear-se no torneio frente ao vencedor do play-off intercontinental, anunciou a FIFA, após o sorteio em Washington.
O Teatro Nacional D. Maria II (TNDM) anunciou a programação para o primeiro semestre de 2026 e Viana do Castelo volta a integrar o conjunto de cidades que acolhem espetáculos em digressão enquanto o edifício do Rossio, em Lisboa, permanece em obras.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.