Os dados foram apresentados no boletim trimestral elaborado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e refere-se ao terceiro trimestre do ano passado, tendo como fonte o INE, Estatísticas do Comércio Internacional.
Viana do Castelo é o 10º concelho mais exportador do Norte, de um total de 86, e cresceu 1,4% no terceiro trimestre de 2023 face ao período homólogo do ano anterior.
No quadro Exportações nos 20 concelhos mais exportadores do Norte, Viana do Castelo aparece na 10º posição, registando sempre variações positivadas nos diversos trimestres de 2023 (1º trimestre, 20,8%; 2º trimestre, 4,1%; 3º trimestre, 1,4%).
De acordo com o boletim trimestral, as exportações de bens nos municípios do Norte diminuíram 6,9% no terceiro trimestre de 2023 face ao período homólogo de 2022, mas, mesmo assim, a redução do Norte do país foi inferior aos números nacionais.
“As exportações de bens do Norte diminuíram 6,9% no 3º trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano transato, agravando a tendência de queda que tinha sido iniciada no trimestre precedente. A nível nacional, as exportações de bens reduziram-se mais acentuadamente registando uma variação homóloga de -9,0% durante o mesmo período”, lê-se no boletim. A diminuição das exportações do Norte deveu-se, exclusivamente, à evolução negativa de dois grupos de produtos – bens intermédios e bens de consumo, refere o documento.
As exportações de bens diminuíram na maioria das sub-regiões do Norte, com exceção do Alto Minho e do Alto Tâmega, que registaram crescimentos de 2,3% e de 9,8%, respetivamente, no 3º trimestre de 2023 face ao mesmo período do ano transato. Em contraciclo, Viana do Castelo foi um dos poucos concelhos do Norte que registou aumento das exportações (+ 1,4%). “Entre os 20 principais concelhos exportadores do Norte, apenas 3 registaram um crescimento das exportações de bens, em termos homólogos, no 3º trimestre de 2023. Foram os casos de Oliveira de Azeméis (+9,6%), São João da Madeira (+6,7%) e Viana do Castelo (+1,4%)”, é indicado.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.
O Centro de Saúde de Darque vai ser totalmente requalificado, após a Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovar, por unanimidade, a adjudicação da empreitada no valor de 935 mil euros, acrescido do IVA em vigor.